Uma análise séria e imparcial do Construtor
Esta é a última parte da matéria sobre o desempenho do Wix, agora veremos brevemente um estudo sobre as Agências, os profissionais da área de criação Web e as considerações finais sobre toda essa análise.
Bem, até aqui vimos as opções onde você mesmo poderia desenvolver um site. Mas para quem não deseja se envolver com esse processo, as alternativas mais comuns são as Agências e os profissionais de Web design. Mas ambas as opções geralmente saem mais caras para o empreendedor.
As Agências
Não vou listar as milhares de agências que existem pela internet uma por uma, irei apenas falar um pouco sobre as condições dessa alternativa de solução web.
A vantagem absoluta das agências é que muito provavelmente seu site ficará profissional e com um design elegante. A equipe de profissionais irá trabalhar para criar um projeto com resultados excelentes. Vendo assim parece que estou fazendo alguma propaganda das agências, mas é, ao menos na teoria, o que acredito que seja.
Mas como encontra uma boa agência?
Não posso definir qual agência oferece um serviço melhor que outra, pois nunca contratei nenhuma e para fazer essa avaliação, teria que pesquisar para saber a forma como cada uma trabalha.
Para saber como avaliar uma Agência, leia meu outro artigo onde falo especificamente sobre essa questão:
No demais, posso adiantar que, para os serviços de uma agência, prepare o bolso, pois não espere um trabalho muito bom de uma agencia que cobre menos de R$ 600,00 para montar seu website.
Confira nas imagens abaixo alguns anúncios de serviços de criação de sites:
O delicado caso do profissional liberal
Chegamos a um ponto frágil de toda essa questão: os profissionais de Web design que trabalham por conta própria. O clímax dessa relação entre cliente x profissionais é a questão do preço e do resultado final do trabalho.
Definitivamente, a produção de um web signer profissional deve ser valorizada e respeitada, já que ele se formou na área, fez cursos específicos, aperfeiçoamentos, sabe lidar o mercado, conhece a dinâmica da criação, sabe identificar as “dores” do cliente e muito mais.
Um profissional que realmente honre a sua atividade, com um projeto feito para gerar resultados e que tenha agido honestamente com seu cliente, merece receber um preço justo.
Eu pessoalmente não conheço nenhum profissional da área e não posso indicar ninguém. Mas a finalidade aqui não é listar quem é bom e quem não é, e sim dar ao usuário uma noção de como o mercado funciona. Até porque a maioria dos especialistas trabalha para as Agências.
Falamos do bom profissional, agora vejamos o outro lado da moeda, ou seja, as pessoas que se “vestem” de profissionais web e abusam da inocência dos clientes, cobrando preços absurdos para trabalhos feitos de qualquer jeito e sem se preocuparem com as reais necessidades dos usuários. Esses “profissionais” existem e muitas vezes, prejudicam a própria categoria, afastando clientes e potenciais clientes desse mercado.
Agência VS profissional
Contratando uma agência, você também estará usando os serviços de um profissional, pois nenhuma agência trabalha com amadores. A diferença é que na agência esse profissional precisa preencher alguns requisitos como: formação na área, conhecimento em programação, PHP, webdesign etc, além de ter que assumir o compromisso de entregar um trabalho de qualidade e funcional. Já um profissional que trabalhe por conta própria, pode ou não ter um perfil como este.
O problema muitas vezes são os “espertinhos”, aqueles que se aproveitam da ingenuidade das pessoas para tirar vantagem, várias vezes, fazendo um trabalho péssimo e cobrando um preço exagerado, como se tivesse feito um trabalho dedicado e profissional.
Esse é um calcanhar de Aquiles nessa área tão bonita que é o Web design.
Considerações Finais
Eu sempre costumo dizer que as pessoas são boas no que fazem: se ela é eletricista, ela entende tudo ou o necessário sobre instalações elétricas. Se ela é um mecânico, ela entende muita coisa nessa área, para ser um bom mecânico ( quem sabe um excelente?!), se é organizadora de eventos, ela está por dentro de tudo que rola no mundo dos eventos, se é fotógrafa, sabe quais as melhores formas de se tirar fotos profissionais e talentosas, e por aí vai. Ou seja, as pessoas entendem e conhecem tudo (ou quase tudo) sobre sua área de atuação.
Quero dizer com isso que ninguém é obrigado a saber como se faz para construir um site. O fato de precisar de um produto, não significa necessariamente que a gente já saiba como criá-lo. Imagina se tivéssemos que saber fazer todos os serviços que a gente vive contratando? Teríamos que entender sobre serviços hidráulicos, mecânica, tecnologia, estofamentos, etc.
Contudo, há muitas tarefas na vida que podemos nós mesmos fazer, dependendo da situação e de que tarefa seja essa. Se for uma missão viável, vale a pena tentar, pois o resultado por até sair melhor do que o esperado. Muitas coisas que fazemos, mesmo sem ajuda de um profissional, ficam com um resultado satisfatório, como é o caso da fotografia.
A imagem acima fala por si só. Mesmo não sendo tirada por um profissional da área, a foto saiu com uma importância ímpar.
O Wix realmente se destaca de seus concorrentes como Jimdo, Weebly, Squarespace, Sitepx, Webnode, Yola, dentre outros, quando o assunto é liberdade de design e facilidade de uso. De fato, o recurso arrastar e soltar do Wix é uma ferramenta incrível e inovadora, onde é possível transformar aplicações que seriam complexas, caso fossem criadas “na unha”, em tarefas simples e práticas, com resultados excelentes.
Chegamos ao fim deste pequeno “livreto”, espero que tenha sido proveitoso e orientado a muitos usuários que não faziam ideia de como proceder para escolher uma plataforma ou serviço de criação de sites. Procurei ser o mais sincero possível, tentando apresentar os fatos e fazendo com o que você tenha noção de como a coisa funciona.
É isso!
Se desejar fazer um comentário ou crítica, fique a vontade. Sua opinião será muito bem vinda e certamente ira complementar ou enriquecer o artigo.
Visite a categoria Exemplos de Sites, para saber mais sobre o Wix.
Fique à vontade para comentar!
ola Gabriel li toda a matéria, e como te falei aqui estou… vc tem um blog ou um contato direto sem ser por este canal? vou continuar trabalhando no meu site, vc pode dar uma olhada e me dizer o que acha… assim vc me da umas dicas.. posso te enviar o endereço..???
Olá Fharley,
Pode postar suas dúvidas e seu site aqui pelo blog mesmo.
Abraço!
Bom dia!
Estava em dúvida qual plataforma usar para criar o site da minha banda, depois de ler sua matéria sobre o Wix, fiquei mais tranquilo, minha dúvida é sobre domínio. Se eu registrar meu domínio em outro site posso integra-lo ao Wix?? Ou posso registrar no site meu domínio próprio?? O que você sugere??
Olá José,
Que bom que o artigo te ajudou. Você pode registrar seu domínio em qualquer lugar da Web e depois poderá conectar normalmente ao Wix. Recomendo que registre em outro provedor que sai mais em conta, se for .COM, recomendo que registre no Godaddy, o qual há um tutorial aqui. Mas se for .COM.BR, esse post pode te ajudar.
Grande abraço!
Ótima matéria!
Estão de parabéns pela apresentação do Wix.
Confesso que estava em dúvida se usava o Wix ou outra ferramenta, porém após ler a matéria muitas das dúvidas que tinha foram esclarecidas.
Mas tenho algumas perguntas. Eu mandei por e-mail, mas acho interessante escrever aqui, pois possa ser a dúvidas de outros.
1ª Gerenciador de e-mail, como gmail? Ou painel como cPanel? Pode ter vários e-mails?
2ª Tem a possibilidade de aumentar o armazenamento?
3ª Tem como criar contas de usuários e eles poderem postarem artigos, textos, sendo possível a liberação após o administrador ver o conteúdo? (como no wordpress)
4ª A problema com servidores caírem e o site ficar fora do ar?
E por fim a ultima pergunta.
5ª Tendo em vista que não tem backup, qual a probabilidade dos servidores do Wix pararem ou Wix falir?
Desde já agradeço pela atenção e fico no aguardo de uma resposta.
Olá Johnata,
Obrigado pelo seu comentário, suas perguntas são muitos boas.
Vamos as respostas.
1 – O Wix oferece email através do Google Apps e o painel de gerenciamento fica dentro do Google. Pode ter vários email sim, mas o valor é um pouco alto, quanto mais contas de emails mais caro fica.
2 – Se estiver se referindo ao armazenamento de sites Wix, cada plano tem um armazenamento diferente e aumenta com o valor do plano. Se estiver se referindo à conta de email, é necessário comprar um pacote maior para ter mais espaço no email.
3 – Não há como, cada conta só pode ser acessada por 1 usuário único.
4 – Até hoje o Wix nunca sofreu problemas de servidores fora do ar, o que houve no início do ano foi ataque DDos, mas que foi solucionada em alguns dias.
5 – Essa probabilidade é difícil de saber, o Wix está no auge do seu mercado, existe desde 2006 e vem conquistando espaço cada vez mais, incluindo no Brasil, e agora tem até ações na Nasdaq, acho difícil prever algum falimento, mas sempre existe a possibilidade como em qualquer outra empresa.
Grande abraço!
Olá Gabriel!
Obrigado pelas informações.
Esclarecerão as minhas dúvidas.
Porém, tenho apenas uma dúvida.
É possível usar o Wix com a versão gratuita do Google Apps?
Referente ao ponto que mencionei sobre falir, eu acho que todas empresas estão propicio a isso.
Grande abraço!
Quem bom então.
O Google não oferece mais a versão gratuita do Apps, apenas um teste de 30 dias, no restante é cobrado.
Abraço.
Olá teu tenho algumas dúvidas sobre o o Wix, que são até bobas, mas para mim que não conheço muito são importantes.
1- o que é o Single Blog? qual é a função dessa ferramenta?
2 – Onde acho no Wix essa ferramenta para que as pessoas possam se cadastrar deixando seus e-mails para receber atualizações. A sua é ótima;
Obrigada
Oi Denise, que nada, bobo é quem não pergunta.. :D.
1 – R: Talvez esteja se referindo a “Single post Blog“, que é parte do aplicativo Blog relacionado a um post único. O aplicativo Blog possibilita a criação de um Blog dentro do Wix.
2 – R: Essa ferramenta é de Email Marketing, a que eu uso é do MailChimp, já fiz um artigo falando do app MailChimp no Wix, confira aqui. Contudo, existem outras ferramentas, basta conferir na categoria “email profissional”.
Havendo novas dúvidas, comente a vontade.
Abraço!
Boa tarde,
Excelente matéria, nos passa todas as informações necessárias para mantermos antenados neste segmento que cresce a cada dia mais…
Na minha opinião não existe nenhum outro construtor online como o Wix, ele é soberano no mercado.
Já trabalhei ou testei quase todos os construtores online disponíveis em português e o Wix é o que mais investi em tecnologia e crescimento….
Gostei muito das sua informações, seu site já faz parte dos meus favoritos, parabéns e sucesso sempre…
Fala Wagner,
Fico muito grato em saber que a matéria foi útil para você, esse é o objetivo desse canal, dar orientações para que os usuários possam ter uma melhor noção desse mercado.
Um abraço e muito obrigado por favoritar o site.