O Wix é pra você? Parte 3 – Pontos Negativos

Uma análise séria e imparcial do Construtor

Esta é a parte 3 da matéria sobre o desempenho do Wix, confira agora os contras da ferramenta.

Pontos Negativos

Deixando os pontos positivos de lado, veremos agora alguns detalhes desfavoráveis ao uso do Wix e, conforme prometi que este seria um texto imparcial, acho que são informações importantes que você usuário tenha conhecimento.

Código fonte

Esse talvez  seja um grande contratempo no Wix, pois o construtor não permite a edição do código fonte do site, isso impossibilita adicionar funções como javascript, em que seria necessário inserir códigos html no head da página. Outro empecilho é não poder enviar arquivos por ftp ao site, pois seria interessante se tivesse, para o caso de haver necessidade de alguma aplicação específica, como incorporar um pequeno sistema de atendimento online, por exemplo.

Instalações no Brasil

O Suporte ONLINE ao usuário do Wix é de fato eficiente, as respostas são geralmente rápidas, em menos de 24horas o problema é atendido. Mas mesmo assim, faz falta um canal de atendimento via chat online ou telefone. Ter um escritório no Brasil também daria mais confiança e aproximaria a empresa ao usuário, flexibilizando o suporte e o atendimento, principalmente para o pós-venda.

O Caso do Backup

nuvem

Outro ponto delicado do Wix é sobre a falta de uma opção de backup, em que não é possível salvar o site no computador pessoal do usuário ou em qualquer outro lugar, ou seja, os arquivos do site ficam sempre em nuvem, nos servidores do Wix e se por ventura a empresa tiver problemas ou vier a falir, todos os arquivos do usuário serão perdidos.

Edição exclusiva

Os sites criados no Wix só podem ser editados na própria ferramenta, sendo assim, não podem ser transferidos para outras plataformas como WordPress, Blogger, Joomla etc. Mas isso também não pode ser levado tão em conta, pois raramente uma plataforma é 100% compatível com outra e quando é, as transferências quase sempre ficam incompletas.

A questão do SEO

Este não é necessariamente um “contra”, pois acredito que se encaixe nas duas situações. É um pró e ao mesmo tempo, um contra. Para entender, siga lendo.

Para falar sobre o SEO no Wix, vou deixar o questionamento do usuário Leo Franklin, que enviou por email a seguinte pergunta:

“Boa noite, sou usuário do WIX e confesso ter amado a plataforma, porém tomei um susto quando depois do meu site pronto visualizei o código fonte, não me pareceu atrativo, sendo ele bastante sujo… pergunto, este código fonte pode prejudicar as ferramente de buscas (google e outros)?”

Resposta:

“Olá Leo,

Bom, eu não sou especialista em SEO e não posso afirmar que esse código fonte pode prejudicar seu posicionamento, mas é bem verdade que o desempenho SEO do Wix não é lá 100%, se comparado ao de uma plataforma como o WordPress, por exemplo. Mas não acredito que chegue ao ponto de prejudicar seu site. Os snippets das redes sociais e dos resultados de pesquisas estão bem melhores, mostrando títulos e descrição de cada página, coisa que não acontecia há meses atrás.   

O problema é que os próprios usuários do Wix muitas vezes deixam de preencher os campos referentes ao SEO, dificultando mais ainda o trabalho do Google. 

Já vi relatos de profissionais do ramo de Webdesign, que se utilizam do Wix para criar alguns trabalhos, dizerem que conseguiram bons resultados de posicionamentos com a ferramenta, muitos deles até melhor do que esperavam.  

Enfim, o código é sujo mesmo e pode melhorar, mas não chega a ser um fator prejudicial para os resultados de busca, visto que há outros diversos fatores que envolvem o trabalho SEO de um site.  

Espero ter ajudado, 

Abraço!”

O Léo retornou e disse que gostou das informações e que se sentiu mais confiante. A minha resposta não falou apenas dos códigos fontes “sujos”, mas também sobre a questão do SEO no Wix de maneira geral.

Enfim, após esse “banho” de imparcialidade, ou seja, demonstro que não estou puxando o saco do Wix e também nem demonizando-o, deixo ao usuário o discernimento sobre sua escolha no uso do Wix. Recomendo que siga lendo o restante da matéria para só depois chegar a alguma conclusão.

Finalizo aqui, os “contras” do Wix, agora vejamos outros pontos importantes a serem avaliados por quem está em dúvida sobre qual plataforma ou serviço usar para criar um site.

Fique à vontade para comentar!

Deixe um comentário