O Wix.com nasceu no ano de 2006, criado por dois irmãos e um amigo, que tiveram a ideia de entrar nesse mercado depois que tentaram criar um site por conta própria e então descobriam que, na época, a realidade era bem dura pra quem não possuísse conhecimento técnico: ou se estudava linguagem de programação ou teria que pagar um preço salgado para contratar um profissional especializado.
O tempo passou e hoje o Wix é uma das maiores ferramentas online para criação de sites grátis, contando com mais de 60 milhões de usuários em todo o mundo e alcançando marcos incríveis nos últimos anos, incluindo sua entrada no mercado de ações, passando a ser negociada na NASDAQ.
O que começou com uma conversa na praia, acabou por se tornar uma grande empresa mundial.
Certo. Mas o que eu tenho a ver com isso?
Exatamente! O objetivo dessa página não é enaltecer o Wix e ficar apenas descrevendo conceitos gerais do construtor, isso você encontra facilmente em sua página oficial ou em outros sites avaliadores.
O que a gente quer é mostrar as características do Wix, não de maneira genérica e indiferente, mas de forma que você, que busca uma solução para criar o site do seu negócio, possa concluir se, na prática, o Wix será realmente útil para a sua necessidade em especial, seja ela de qual ramo ou área for.
E como é muito melhor comprar as coisas quando a gente entende do assunto, uma análise dessas pode esclarecer e conscientizar o usuário leigo em muitos pontos.
Acompanhe abaixo, os tópicos da análise:
Melhor Criador de Sites: Modelos & Templates
Uma ampla gama de templates modernos, bonitos e desenhados por profissionais atualizados nas melhores tendências de Webdesign do momento, estão disponíveis gratuitamente no Wix, divididos do seguinte modo:
Categorias – É pouco provável que a enorme lista de modelos do construtor Wix não atenda a alguma área específica. Claro que isso não é impossível, mas as categorias variam de grandes setores (como automobilístico, imobiliário, etc), e vai até a profissões liberais (como fotógrafo, freelancer, escritor, design, consultor, etc).
Em branco – Para quem tem o que chamamos de “senso de design“, a opção ‘em branco’ permite uma personalização TOTAL, isto é, o usuário terá a capacidade de criar um site “do zero“, com um modelo sem nenhum elemento pré-configurado.
Entretanto, mesmo escolhendo essa opção, não há necessidade de ter conhecimento algum em códigos de programação.
De todo modo, até nos templates ‘em branco’, ainda existem opções com uma estrutura pré-desenhada, muito úitl para aqueles que desejam criar um site do zero, mas com alguma orientação de design.
Melhor Criador de Sites: Facilidade de Uso
‘Drag and Drop‘ é um termo muito conhecido no mercado de construtores de sites, já que é bastante usado em campanhas de marketing como sendo uma vantagem em se criar um site naquele construtor, pois esse recurso de ‘Arrastar e Soltar‘, significa que uma pessoa poderá fazer um site apenas arrastando elementos.
De fato, o ‘Drag and Drop‘ realmente é uma vantagem, mas o que não é esclarecido, é que esse recurso é limitado em 90% dos construtores de sites. Ou seja, na verdade, o usuário poderá arrastar e soltar elementos, mas apenas em espaços pré-determinados pelo próprio editor.
Isso limita muito a nossa criatividade.
O Wix foi um dos pioneiros a oferecer o ‘Drag and Drop’ de forma mais completa, onde os usuários podem arrastar livremente os elementos pela tela e soltar em qualquer lugar. Veja a ilustração a seguir:
Isso dá uma maior liberdade de criação, estimula a criatividade, torna a montagem do site muito mais fácil e divertida.
Recursos & Funcionalidades
Será que o Wix é aquela “brastemp” dos criadores de sites? Ou ele é a tão desejada “coca-cola do deserto”? A resposta é SIM e NÃO.
Tudo vai depender de como você pretende usar a ferramenta, segundo as necessidades do seu negócio:
– Você é dono de uma imobiliária e está buscando uma alternativa para criar o site de sua empresa? NÃO. O Wix não deve estar na sua lista, pois não atenderá sua demanda.
– Você é um fotógrafo, artesão, musico, micro-empresário, tem uma loja comercial e quer vender pela internet? SIM, o Wix poderá se encaixar perfeitamente em seu projeto.
Repare que não existe uma resposta definitiva, tudo precisa ser analisado, e essa é a função deste tópico.
Para isso, conheça as características e funcionalidades que o Wix oferece (e também as que ele não oferece):
- Usar próprio nome de Domínio: É possível usar seu próprio domínio desde que se contrate algum plano pago.
- Site Multilinguagem: Permite criar sites em dois ou mais idiomas.
- Plugins: O Wix App Market é a galeria onde estão os mais diversos aplicativos, que desempenham variadas funções e facilitam a vida do usuário.
- Alteração de Template: Recurso indisponível. Não é possível trocar o template de um site já iniciado. Para “alterar” o template, o usuário teria que iniciar a criação de um novo site.
- Sistema de Pesquisa: Não possui sistema de busca próprio, mas pode ser inserido mediante o uso de aplicativos.
- Páginas protegidas por senha: O Wix cumpre totalmente essa função, protege páginas mediante o uso de senhas e também permite que algumas páginas sejam restritas a usuários inscritos no site. Entretanto, não dá suporte a sistema com cadastro e login de usuários, onde cada um teria um área exclusiva e dados privados.
- Inserção de códigos HTML: Excelente funcionalidade que permite usar códigos HTML para adicionar os mais diversos recursos externos dentro da página.Aplicações como Chat online, botões de pagamento, elementos CSS e outros, podem ser inseridos através do app HTML.
- Email Marketing: Oferece uma ferramenta moderna e intuitiva, totalmente grátis para o envio de campanhas de email marketing.
- Backup/Download: Possui uma função ‘Historico‘, onde um site pode ser restaurado para uma data anterior a que tenha sido salvo. Entretanto, o Wix não permite o download ou manuseio dos arquivos do site.Também não há como hospedar ou transferir um site Wix para outro servidor. Isso seria útil apenas para usuários avançados.
- Blog: Um blog com design moderno pode ser inserido dentro do site ou criado individualmente. Possui sistema de comentários do Facebook e vários outros recursos encontrados em sistemas de blogs (WordPress, Blogger).
- Redes Sociais: Integração com várias ferramentas sociais: Instagram, Facebook, Google+, Twitter, Youtube, Pinterest, etc.
- Emails: Emails com domínio próprio (ex: você@seudominio.com) só podem ser criados através do aplicativo Google Apps.
- Estatísticas de Visitas: Integração com o Google Analytics para usuários Premium.
- Monetização: Pode-se rentabilizar o site através do Google Adsense ou banners personalizados.
- Loja Online: Criação de uma loja virtual simples, com integração ao Pagseguro ou Paypal, controle de estoque e carrinho de compras. O Wix não cobra nenhuma porcentagem sobre as vendas.
- Site Mobile: Tem um editor separado para a criação do site mobile, o que facilita a otimização e o design do site para visualização em aparelhos móveis.Outro ótimo recurso é ter o site mobile com o mesmo endereço URL do site versão desktop.
- Editor ‘Arrastar & Soltar’: site pode ser todo montado apenas arrastando e soltando elementos pela tela.
- Hospedagem Profissional: O Wix possui um servidor próprio para hospedagem dos sites feitos na ferramenta.
SEO – Otimização
No inicio de sua jornada, o Wix era visto com desconfiança, pois os sites criados nele costumavam ter um desempenho mediano nos mecanismos de busca.
Mas de lá pra cá houve melhorias significativas, e hoje podemos afirmar que os sites feitos no Wix são amigáveis ao Google e a outros buscadores, como o Bing e o Yahoo.
Agora, o construtor conta com uma ferramenta própria, chamada ‘Assistente de Seo‘, que analisa um site, exibe a situação do mesmo e ainda orienta o usuário a aplicar as melhores práticas de SEO.
Outro avanço, é que agora qualquer usuário pode cadastrar seu site nas Ferramentas do Google para Webmasters, uma importante ferramenta onde ele poderá acompanhar todo o relatório e diagnostico do site, segundo o próprio Google, incluindo a indexação das páginas e eventuais erros de rastreamento.
Por fim, o Wix também permite que um usuário determine quais páginas devem ou não serem indexadas (lidas) pelo Google, através do recurso ‘Noindex‘.
Preços
Os valores dos planos Wix são cobrados de 2 maneiras: mensalmente ou anualmente.
Mensalmente: um valor fixo é cobrado todos os meses.
Anualmente: valor cobrado uma vez por ano.
A vantagem de escolher o pagamento anual é que o cliente recebe um grande desconto no preço final. Mas independentemente da opção escolhida, o valor é baixíssimo, considerando que você está investindo em seu negócio.
Além disso, o Wix disponibiliza um plano totalmente Grátis, onde é possivel criar um site completo, mas com algumas limitações como: exibição de propagandas, URL com subdominio do Wix.com, espaço minimo de armazenamento e largura de banda, restrição a estatísticas, entre outros.
Confira os detalhes dos planos Wix:

Suporte
Quando se fala em ‘Suporte‘, ‘SAC‘ ou ‘Atendimento ao Cliente‘, as pessoas imediatamente associam a um telefone para contato ou, no mínimo, um chat para antedimento on-line.
Contudo, para empresas que oferecem serviços estritamente digitais (como é o caso do Wix), ter um canal de suporte focado no atendimento virtual torna o processo de ajuda muito mais eficiente e produtivo, pois fica muito mais fácil para o Wix rastrear os dados do usuário, identificar o problema relatado e então, propor uma solução.
E é no Fórum de Suporte que a equipe do Wix faz esse trabalho.

Além desse canal, há uma Central de Ajuda, com tutoriais passo-a-passo de como usar o editor Wix, perguntas frequentes e dúvidas gerais dos usuários.
Também há números para contato telefônico de 2 escritórios localizados no Brasil e a possibilidade de agendar uma chamada da equipe de atendimento Wix.
Conclusão
Sim, o Wix é uma excelente alternativa para quem não quer se envolver com códigos de programação e conhecimento técnico em Webdesign, ou então, não deseja investir mais pesadamente em um projeto avançado, feito por um profissional ou agência especializada.
O Wix dá essa liberdade de um leigo poder criar um site por conta própria, embora não seja uma ferramenta que possa fazer qualquer tipo de site.
Programas como o Adobe Dreamweaver e Muse são os mais indicados para quem deseja fazer um site sozinho.
Entretanto, esses softwares cobram valor de licença e, ainda que ofereçam relativa facilidade de uso (se comparado a sites criados do ‘zero’), possuem um nivel de aprendizagem alto, isto é, você terá que dedicar tempo e dinheiro para aprender a usar esses programas.
Nesse caso, ferramentas como o Wix são uma ótima opção.
Espero que essa análise tenha sido útil para clarear suas idéias sobre as formas de se criar um site.
Estou retorndo no ramo de vendas, e começando com pouco dinheiro como faço para terum progama gratuito.