Como Montar um Site: 5 passos fundamentais para Começar Bem

Sejamos honestos, a criação de um site pode ser assustador para muitas pessoas. Este talvez seja o maior obstáculo que se mostra no caminho das pessoas que iniciam um empreendimento online.

Termos técnicos como HTML, SQL, PHP, CSS, FTP podem ser um bicho de sete cabeças ou um tipo de idioma desconhecido.

Existem vários caminhos pelos quais montar um site, recomendo a leitura de 2 artigos importantes para quem deseja saber qual a melhor forma de montar um site através de ferramentas online ou programas de computador:

  1. O Wix é pra Você? – Onde, a partir da 4ª parte abordo sobre as diversas ferramentas online para criação de sites
  2. Melhor programa para  Criar um Site – Um dos artigos mais lidos aqui no site, em que mostro como selecionar o programa (software) mais apropriado a sua necessidade.

Como montar um Site

Após você selecionar a opção mais adequada para a criação de seu site, está na hora de conhecermos alguns passos importantes para fazer sua montagem.

1. Site leve

O objetivo principal de um site é fazer a comunicação, transmitir uma mensagem ao cliente. Não adianta criar um site com efeitos visuais de impressionar, se eles nunca terminam de carregar. Você pode até querer ter os efeitos e animações iguais aos que tenha visto no site do seu concorrente ou em algum outro site do mesmo ramo, que você considere apropriadas também ao seu projeto, mas que talvez não sejam adequadas ou necessárias.

O cliente não quer “show pirotécnico”, ele quer saber se sua empresa tem os serviços que ele está procurando. Esse é o alvo central do site: mostrar ao visitante que seu negócio oferece os serviços compatíveis com as necessidades dele.

É preciso fazer um site simples, mas não desleixado. Não significa que seu site não deva ter efeitos, mas sim que você deve evitar focar somente em apresentações e acabar esquecendo a forma correta de se comunicar.

2. Padrão

Imagine ir ao Mc Donald`s e encontrar, ao invés do vermelho padrão, uma cor azul ou verde ou branco? No exato momento você duvidará se aquela loja pertence mesmo ao Mc Donald`s. Isso acontece porque existe um padrão estabelecido pela empresa, para assim garantir que o cliente contará com a mesma qualidade e satisfação em seus serviços e produtos, independente da filial.

Como Montar um Site

O mesmo mecanismo funciona dentro de um site, a padronização dos estilos das páginas é um indicativo de estabilidade e profissionalismo. Mudar as cores, fontes e posições de elementos em cada página, provocará irritação e confusão na mente do internauta, já que ele nunca saberá se ainda está no mesmo site ou entrou em outro.

A não ser que seu website seja dinâmico, informativo ou noticiário (como a globo.com, por exemplo) é melhor manter um formato regular de estilos para assim passar a impressão de mais seriedade e estabilidade.

3. Navegabilidade

Sabe aqueles programas de perguntas e respostas da TV, em que você fica ansioso pra saber a resposta, mas o apresentador chama os comerciais? Então, é exatamente assim que um visitante do site se sente quando não encontra aquilo que ele tanto procura. A consequência disso é que ele vai embora do site pra não voltar mais.

A internet já é um emaranhado de informações. Muitas pessoas chegam em seu site após uma longa e cansativa pesquisa em diversos outros sites e buscadores, isso aumenta a fadiga e possibilidade de irritação, caso ela encontre dificuldade para localizar coisas simples, como acessar outras páginas, por exemplo.

Portanto, a dica é melhorar a navegação o máximo possível, de forma a deixá-la simples e direta, sem labirintos e jogo de “esconde-esconde”.

4. Fale conosco

Complementando a questão da navegação, a opção ou página de contato, deve estar claramente acessível no site. É como ter uma loja física em que o cliente decida comprar um produto, mas não encontre o caixa para pagamento do mesmo, nesse caso, a possibilidade de desistência é enorme. É isso que acontece em um website, onde um potencial cliente, se interessando por algum serviço daquela empresa, buscará entrar em contato e, tendo dificuldade, sem cerimônias desistirá da empresa.

O formulário de contato também precisa ser resumido, com poucas opções de preenchimento, a saber: Nome, Email, Telefone e um espaço para a mensagem ou pergunta.

5. Arquivos de Imagens

Não faz sentido ter a imagem mais bela, com uma resolução incrível, mas que demore 2 minutos para terminar de carregar. É importante que os arquivos de imagens sejam os mais reduzidos possíveis, para melhorar o carregamento da página. Imagens em JPG são de qualidade mediana, porém bem leves. Você também pode usar ferramentas online para compressão de imagens, o Image Optimizer é um site que faz esse serviço e que o utilizo às vezes.

Outra dica em relação às imagens é evitar o “lugar comum”, ou seja, não colocar imagens já rodadas na web e em outros sites corporativos, encontradas facilmente no Google Imagens. Busque em sites de banco de imagens que disponibilizam milhares de imagens profissionais e gratuitas.

Conclusão

Montar um site pode ser uma atividade penosa quanto à programação e organização de elementos, mas essas dicas irão orientar melhor o usuário leigo quanto a questões fundamentais da boa estruturação, navegabilidade e usabilidade.

Este usuário, já não vai criar um projeto amador, mas sim montar um site com tendência ao profissionalismo.

É isso!

Deixe um comentário