Como segmentar seu site para um país específico

O Google, que cada vez mais se preocupa em tornar melhor e mais eficiente a experiência de navegação de seus usuários, há algum tempo exibe os resultados de pesquisa baseados na localização geográfica do usuário.

Sendo assim, um internauta brasileiro que busque por qualquer coisa no Google, verá apenas resultados em português, de sites ou blogs brasileiros (com algumas exceções, claro).

Do mesmo modo, um usuário da França que use o Google para fazer pesquisas, irá ver apenas resultados em francês e de sites franceses (ou ao menos que tenham o idioma francês).

Isso acontece porque o Google usa a região geográfica do usuário como critério para classificar os resultados de pesquisa, e prioriza aqueles que forem mais úteis e relevantes, segundo a localização do site.

É por isso que uma pesquisa feita na Inglaterra, tem resultados diferentes da mesma pesquisa feita na Itália.

E como o Google determina a localização de um site?

Para classificar a posição que os resultados de pesquisa irão aparecer, o Google usa inúmeros critérios, dentre os quais temos: a localização geográfica do usuário e a dos sites.

O Google determina a região de um site usando 2 tipos de referências:

Site com domínio genérico (.com, .org, .net, saiba mais sobre domínios genéricos)

  • Se um site possui domínio geral, então o Google se baseia em seu endereço IP; nas informações de endereço contidas nas páginas; nos links das páginas; ou nos dados do Google Place.

Site com domínio de país

  • Se o site possui um domínio com restrição geográfica (.br, .fr, .pt…), então o Google já determina sua localização a partir do domínio. Nesse caso, o proprietário do site não poderá especificar uma região.

Como segmentar meu site para uma região específica?

Se você possui um domínio genérico, deverá usar o Google Webmasters Tools para determinar um país e segmentar (dividir, separar) os usuários, isto é, seu site será visto apenas por internautas de determinada região geográfica.

Siga os passos:

1. Entre no Ferramentas para Webmasters.

2. Clique sobre o site que deseja fazer a alteração.

3. Escolha ‘Tráfego de pesquisa‘ e selecione ‘Segmentação internacional‘:

4. Clique na guia ‘País‘ e marque a opção ‘Segmentar usuários‘. Agora selecione o país que deseja segmentar e clique em ‘Salvar‘.

Para remover a segmentação, apenas desmarque a opção ‘Segmentar usuários‘.

Sites multilingues.

Essa configuração é muito útil para quem possui sites em vários idiomas, pois poderá definir que o site no idioma inglês (por exemplo), apareça apenas para internautas dos Estados Unidos. Ou que o site na versão italiana, seja exibido apenas na Itália.

Mas atenção, para fazer isso, o domínio deve ser genérico (.com, .org, .net) e possuir um subdomínio.

Exemplo:

  • en.dominio.com;
  • fr.dominio.com;
  • pt.dominio.com

Pois somente assim você poderá cadastrar o subdomínio na Ferramentas do Google e fazer a segmentação.

1 comentário em “Como segmentar seu site para um país específico”

Deixe um comentário