iPlayerHD: hospede seus próprios vídeos no Wix

É sabido que o Youtube é grátis, tanto para enviar vídeos, quanto para assisti-los, não existem limites em ambas situações.

Porém, não existe almoço grátis. A maneira do Youtube “cobrar” pelo serviço de vídeo, é inserindo propagandas no começo dos vídeos, mesmo quando o proprietário não define essa função.

Em suma, os anúncios estão ali, e muitas vezes são um incômodo para os usuários e para o dono do vídeo, pois em um vídeo corporativo ou de vendas, ter anúncios faz com que o vídeo perca um pouco a importância, isso quando não aborrece quem assiste.

iPlayerHD

Usuários do Wix tem uma alternativa ao uso do Youtube ou Vimeo: é o iPlayerHD, um player de vídeo que usa recursos profissionais e ainda hospeda o vídeo na própria ferramenta. Ele não exibe nenhum tipo de propaganda, marca d’agua ou anúncios de outras empresas.

Isso melhora a experiência do usuário e diferencia sua empresa das demais.

Como funciona?

Semelhante ao Youtube: você envia seu arquivo de vídeo para o iPlayerHD, configura facilmente sua interface e publica. O vídeo ficará disponível no site e o usuário poderá assisti-lo diretamente da página.

Confira este exemplo básico.

Passo a passo

Veja este pequeno tutorial de como adicionar e configurar seu player:

1. Adicione o iPlayerHD.

2. Vá nas configurações e clique em ‘Library‘, em seguida, no botão ‘Upload‘, para enviar um vídeo:

3. O upload do vídeo se iniciará. O tempo para carregamento dependerá do tamanho do vídeo e da velocidade de sua conexão:

Inserindo na página

O status do envio ficará em ‘processing‘ (processando). Somente após esse processamento o vídeo estará disponível.

4. Para inserir o vídeo na página, ainda na seção ‘Library‘, clique no ícone ao lado do botão vermelho ‘X‘:

5. Na seção ‘Vídeos‘, clique no ícone editar:

6. Insira título, descrição e escolha uma imagem em miniatura:

7. Em ‘Player Settings‘, você pode definir funções do player:

Auto start: habilita o início automático.

Auto resize: dimensionamento automático do player.

Social Bar: mostrar/ocultar botões de redes sociais.

Show Controls: mostrar/ocultar botões do player (play/pause, volume, barra de progresso, etc).

Preços

O iPlayerHD possui versão grátis, com muitas limitações (veja abaixo) e uma versão upgrade, com grandes vantagens. O custo do plano Premium está em R$ 20,00 mensais.

E vale a pena esse custo?

Já discutimos sobre o tema ‘os aplicativos do Wix valem a pena?‘, aqui no blog. Sendo assim, recomendo essa leitura para maiores esclarecimentos.

Mas propriamente falando do iPlayerHD, ele me parece suficiente para quem deseja adicionar 1 ou no máximo 2 vídeos profissionais no site, apenas para uma apresentação rápida.

Entretanto, para aqueles que vão criar um projeto mais elaborado sobre vídeos (como listas ou tabelas de vídeos), então a versão premium será quase que obrigatória, por oferecer recursos muito mais completos.

O que ‘pesa’ na versão grátis é a banda com largura de até 1Gb, pois nos demais recursos dá pra se usar sem problemas.

Porém, com essa largura do plano free, você fica muito limitado à quantidade de visualizações que o vídeo irá ter, dependendo do tamanho dele.

Por exemplo: se o vídeo pesar 50 mb (o que é um tamanho relativamente pequeno) e receber 21 visualizações, já terá estourado a cota de 1Gb, pois 21×50=1050 (1,05Gb).

Essa fórmula é calculada com tamanho do vídeo X número de acessos = total de largura de banda consumida no servidor.

Ou, ao invés de fazer o Upgrade, você pode usar o Youtube mesmo, se achar que isso não será problema e não influenciará em nada na imagem de sua empresa (repito, caso tenha vários vídeos para exibir).

Conclusão

Os vídeos são incríveis ferramentas de marketing, muitos dizem que “um vídeo vale mais que 1 milhão palavras“. As pessoas estão mesmo mais interessadas no conteúdo apresentado, do que no escrito. Em outras palavras, os usuários gostam mais de ver, do que de ler.

Portanto, invista em vídeos e melhore suas conversões.

Deixe um comentário