Tudo que você precisa saber antes de montar uma Loja Virtual

Inúmeros leitores me mandam emails ou comentam nos posts do blog, que pretendem abrir uma loja online para seu negócio, mas não sabem por onde começar.

Já publiquei aqui várias ferramentas, sistemas e plataformas de código aberto que podem ser usadas para criar uma loja virtual, além de indicar empresas que oferecem esse tipo de serviço.

Mas o fato é que a montagem da loja online é apenas uma etapa do processo, nesse campo complexo que se chama “comércio eletrônico“. Ao contrário do que muitos imaginam, criar uma loja virtual não é o passo mais importante na montagem de um e-commerce (embora esta desempenhe um papel fundamental para que o negócio caminhe para o sucesso).

Lista de quesitos

Em vista dessa dificuldade de organização (que é comum) de alguns leitores, indico abaixo o caminho das pedras para a montagem de um site de vendas, começando pelo mais importante, essencial e que tem maior prioridade, e indo até itens complementares.

É uma espécie de ‘checklist‘ para a criação da loja:

1. Logística

Seu atual negócio, do jeito que ele é hoje, está preparado para vender pra fora de sua localidade? Ele tem uma estrutura adequada para entrega de produtos em qualquer região do Brasil?

Não se trata de uma simples “entrega à domicílio“, mas sim de uma infraestrutura que atenda as exigências de se fazer vendas pela internet, para consumidores que estão distantes, em outras regiões do país.

Um setor de logística bem organizado deve desempenhar atividades exclusivas, dentre elas:

  • Separar os produtos do pedido e conferir a separação;
  • Embalar as mercadorias;
  • Emitir notas fiscais eletrônicas;
  • Emitir etiquetas;
  • Enviar o produto até o Correios (caso este seja o transportador) e despachar a mercadoria;
  • Acompanhar entrega e manter o cliente informado.

A logística envolve pessoas. Desse modo, é fundamental pensar quem será o encarregado dessa etapa ou contratar funcionários para exercer essa função, caso a empresa tenha um volume médio ou grande de vendas.

2. Suporte para atendimento

Quem ficará responsável por atender o cliente? Você mesmo ou um funcionário contratado? É indispensável ter canais de atendimento como telefone, emails, redes sociais e chats online.

O telefone será o meio mais valioso para o atendimento, pois quem estiver atendendo precisa estar bem preparado para responder as dúvidas, registrar ou resolver as reclamações do cliente. Já no atendimento eletrônico (emails e chats), há tempo para elaborar uma resposta mais formal e objetiva.

Ajudar o consumidor a fazer o cadastro ou finalizar uma compra também são motivos para que ele entre em contato por telefone, daí a importância de se entender o funcionamento da loja no front-end (interface para o cliente).

Além disso, muitas pessoas gostam de entrar em contato telefônico para se sentir mais seguras antes de comprarem algo online, elas fazem isso tirando dúvidas a respeito dos produtos.

O suporte do pós-venda é um fator essencial para o sucesso de uma loja virtual e precisa da devida atenção.

3. Plataforma de vendas

Se sua empresa já preenche os 2 tópicos acima, então este item (plataforma) deverá ser o número 1 da sua lista de prioridades.

A plataforma será a base de toda a estrutura digital de sua loja, tudo que você definir estará apoiado nela, como:

  • Forma de pagamento: se sua loja aceitará cartões de crédito/débito, boleto bancário, transferência/depósito, PagSeguro, Paypal, Moip ou outros meios de pagamento digital.
  • Frete: se a loja terá integração com os Correios e permitirá que o cliente faça o cálculo do frete.
  • Segurança: se a loja terá sistema criptografado, como SSL.
  • Cadastro de Clientes: se permitirá o cadastro/login de clientes, onde eles poderão ver os pedidos e rastrear entrega.

E alguns outros itens importantes. Como já abordei sobre este assunto no artigo Como criar um Site de vendas, não vou me ater num tema que já foi explicado.

4. Legislação 

Não é porque é online que pode ser bagunçado. Pelo contrário, clientes e-commerce costumam ser mais exigentes no cumprimento de seus direitos do que os demais consumidores.

E pra isso existem leis para garantir estes direitos.

Algumas regras da nova Lei do E-commerce são:

  • Informar obrigatoriamente o CNPJ, endereço e nome da empresa no rodapé do site.
  • Especificar despesas adicionais embutidas no total da compra, como frete, seguros e taxas.
  • Oferecer ao menos 1 (um) canal de atendimento ao cliente.
  • Direito de arrependimento, onde o consumidor pode devolver a mercadoria em até 7 dias incondicionalmente.
  • O cliente poder trocar um produto com defeito num prazo de 30 a 90 dias.

Mas a coisa não para por aí. Você deve criar termos de contrato, de troca e devolução e adicionar ao site. É importante criar uma política clara e sem enrolação, para facilitar o entendimento.

O não cumprimento dessas ações pode acarretar insatisfações ou levar a problemas mais sérios como processos jurídicos.

5. Administração

Você já planejou a administração e manutenção da loja? Se ainda não, saiba que essa pessoa terá que preencher alguns requisitos:

  • Entender sobre a plataforma ou ter tempo e estar disposta a aprender a usá-la;
  • Fazer configurações sempre que forem necessárias;
  • Atualizar preços e detalhes de produtos;
  • Verificar pagamentos, repor estoques, atualizar situação de pedidos;
  • Etc.

Essa tarefa consome tempo. Uma pessoa que seja dona do seu negócio e decida fazer isso sozinha, pode até dar conta no começo, mas se as vendas aumentarem, vai acabar se enrolando e prejudicando o fluxo de compra, atrasando entregas e decepcionando clientes.

Nessas condições, o melhor a fazer é contratar uma pessoa especializada para exercer essa função.

Conclusão

Os demais itens não citados (porém não menos importantes), estão quase todos embutidos na plataforma a ser usada, como segurança, selos, sistema anti-fraude, integração para pagamentos, etc.

Sabendo dessas informações, você certamente estará melhor orientado para montar uma loja virtual e começar a vender online.

Sites pesquisados: Ecommerce Brasil  e Moip

1 comentário em “Tudo que você precisa saber antes de montar uma Loja Virtual”

Deixe um comentário