Os aplicativos do Wix valem a pena?

Talvez você já tenha passado por isso: fez o upgrade do seu site Wix, contratou o plano mais completo, chamado Unlimited (ilimitado) e depois descobriu que para usar um recurso necessário ao seu site, teria que adicionar um aplicativo e pagar para usá-lo, aumentando o custo total ou mensal do site.

Seria isso uma decepção, enganação, frustração?? Nada disso!

O que você precisa é saber como o mercado funciona e por que alguns aplicativos são pagos, mesmo que você já seja um usuário Premium.

E diante dessas informações, ficará mais esclarecido e se sentirá mais confiante para contratar ou não um aplicativo.

O Editor Wix

A primeira coisa que devemos entender é que o Wix oferece um plano totalmente grátis, justamente para que seus usuários TESTEM a ferramenta, para saber se ela será compatível e atenderá as necessidades de cada um.

Funciona semelhante a um test-drive: quando se faz um test-drive, o cliente não está querendo saber se o carro tem ar-condicionado, direção hidráulica, alarme, etc. Isso ele poder ver na ficha do veículo.

Mas o que um pessoa busca, ao fazer um test-drive, é descobrir se aquele automóvel lhe agrada, se atende suas necessidades, se ele é compatível com suas preferências, etc.

É dessa forma que os usuários Wix devem usar o plano grátis da ferramenta: para saber se os recursos oferecidos pelo editor são suficientes para suprir as necessidades do seu projeto.

Os aplicativos

A finalidade dos aplicativos (que estão acessíveis a partir do Wix App Market) não é “tapar buracos”, ou seja, não é oferecer recursos que, a princípio, deveriam estar no editor.

A função dos “apps” é complementar o site trazendo recursos extras, recursos estes que não estão dispostos normalmente no editor.

Resumindo, o editor Wix disponibiliza ferramentas suficientes para se criar um site profissional. Já os aplicativos do Wix são voltados para aqueles que sentem necessidade de adicionar um recurso extra, referente ao seu negócio, dentro do site.

Por exemplo: imaginemos o dono de um Hotel. Ele pode criar um site 100% profissional para seu estabelecimento, em que ele vá mostrar os serviços oferecidos, exibir fotos do local, descrever sua história, exibir mapas de localização e canais de contato.

Entretanto, ele pode trabalhar para aumentar a conversão, adicionando um aplicativo de reservas online e melhorando a experiência do cliente em potencial.

Mas é justo ter que pagar por um aplicativo?

Vejamos como exemplo um aplicativo de “Atendimento online“.

Nenhum programa ou ferramenta online de construção de  sites oferece esse recurso embutido gratuitamente no seu sistema ou editor. Do mesmo modo que nenhuma agência ou programador especializado cria automaticamente essa funcionalidade, apenas por criar.

E porque esse recurso não esta disponível gratuitamente para quem quiser usar? Pelo simples motivo de que nem todo mundo PRECISA ter um chat de atendimento online em seu site.

Apesar de ser uma prática louvável, nem todo empreendedor tem tempo ou estrutura montada para ficar o dia inteiro online disponível a atender visitantes, respondendo dúvidas e esclarecendo seus serviços.

Seguindo essa premissa, o chat online é definido como um recurso extra por duas principais razões:

  1. Demanda conhecimento técnico para ser desenvolvido.
  2. Não é um elemento essencial. Um site com boa usabilidade e alta taxa de conversão não depende, necessariamente, da presença de um serviço de atendimento online.

A inserção de um chat de atendimento online dentro de um site pode ser feito por meio de Scripts (o que é menos comum), no caso do site ter sido criado por agências, programadores ou programas com linguagem técnica (como Adobe DreamWeaver).

Ou pode ser inserido de modo mais fácil, contratando empresas que prestam serviços online para instalação de sistemas de chat online.

Para ambos os casos, haverá um custo mensal extra.

É por isso que é justo sim ter aplicativos pagos dentro do editor Wix, pelos mesmos motivos que acabamos de ver.

Conclusão

Não faz sentido eu ficar agora listando os aplicativos do Wix App Market que valem ou não valem a pena.

É fato que realmente há alguns que são bons e necessários. Já outros, nem tanto.

Porém, não tem nexo eu dar um parecer definido sobre o uso ou não de um aplicativo, pois isso vai depender de cada caso, cada site tem suas peculiaridades, cada negócio possui suas necessidades particulares.

Respondendo a pergunta do título, se os aplicativos do Wix valem a pena?

SIM! Mas somente se você for precisar mesmo deles.

Um último detalhe interessante: muitos aplicativos disponíveis no Wix possuem versão própria, isto é, independentes do Wix, os quais podem ser usados em qualquer site ou blog, mesmo que não tenham sido criados no Wix.

Porém, alguns desses aplicativos possuem planos mais caros, se comparados com os planos disponíveis no Wix para o mesmo aplicativo, com os mesmos recursos.

Um exemplo disso é o PowToon, que tem o plano Premium de R$ 10,00 mensais, mas na página do PowToon, o mesmo plano sai por U$ 59,00 (59 dólares) mensais, além deles não possuírem opção para pagamento em reais.

Obs: todo o conteúdo deste artigo se refere à opinião do autor  sobre esse assunto e não representa a opinião oficial da empresa Wix.com.

Deixe um comentário