Como saber se seu site é Mobile-Friendly

O Google está valorizando sites que sejam ‘mobile friendly‘ e reestruturando o rankeamento segundo esse novo critério. Agora o gigante das buscas está fazendo classificação diferenciada para sites que tenham uma versão para aparelhos móveis (celulares, tablet, etc) e que tenham bom desempenho em qualquer dispositivo mobile.

Aparelhos mobiles se tornaram a interface de navegação preferida da maioria das pessoas e já faz tempo que o Google deu indícios de que iria alterar seu algorítimo para que a experiência do usuário fosse satisfatória. As pessoas tem usado cada vez mais esses aparelhos para navegarem, não só em redes sociais e aplicativos de bate-papo, mas na Web como um todo.

E fica assim: o Google vai mostrar resultados de buscas específicos para quem estiver usando um aparelho móvel, exibindo um novo formato de marcação, a mobile-friendly, que irá mostrar ao usuário que aquele resultado é compatível com dispositivos móveis (celulares, tablets, smartphones).

Desse modo, toda vez que alguém fizer uma busca no Google através de algum aparelho móvel, os resultados de sites classificados de “sites amigáveis para celulares”, virão com a inscrição ‘mobile-friendly‘, assim como mostra a imagem acima.

Segundo o Google, uma página é elegível para o rótulo de mobile-friendly se cumprir os seguintes critérios:

  • Não conter elementos não comuns para dispositivos móveis, como o flash, por exemplo.
  • Possuir texto que pode ser lido sem necessidade de aumentar o zoom.
  • Tamanho do conteúdo que caiba na tela, sem que o usuário tenha que dar zoom ou deslocar o aparelho para horizontal.

Como saber se meu site é Mobile-Friendly?

Por causa dessa nova regra, o Google disponibilizou uma ferramenta de verificação para que o proprietário do site faça testes para saber se seu site está abrindo de forma amigável em dispositivos móveis e assim recebendo a característica de mobile-friendly.

Para fazer a análise, acesse o Mobile Friendly Test, digite a URL do seu site no campo ‘Enter a web page URL‘ e clique no botão azul ‘Analyse‘.

Resultados

Se o resultado por positivo, parabéns! Seu site passou no teste de 24 pontos técnicos considerados pelo Google para que um site seja mobile-friendly.

Você verá uma mensagem em inglês em cor verde e a pré-visualização de seu site em versão mobile.

Se o resultado for negativo, significa que o site não passou no teste e está, no momento, sendo considerado um site não-mobile-friendly.

Nesse caso, a ferramenta mostrará os motivos que classificaram negativamente o site e os passos para que isso seja resolvido.

Para quem deseja manter seu site saudável no SEO e alcançar um bom posicionamento, tanto nas buscas no desktop, quanto em dispositivos mobile, esse é o momento de se atualizar.

Deixe um comentário