Como tentar registrar um Domínio indisponível

Um domínio registrado é semelhante às nossas digitais, ou seja, é único. É uma espécie de “DNA da internet”, não podem existir 2 iguais.

Sendo assim, imagine que você, como empreendedor, fez todo o planejamento do site e teve a ideia de um domínio que ‘cairia como uma luva’ na proposta do seu site e teria tudo a ver com a atividade exercida por sua empresa ou negócio.

Porém, na hora de fazer o registro do domínio, você descobre que aquele endereço tão desejado, já se encontra registrado nas principais TLDs (.com, .com.br, .net) que existem. E agora, o que fazer?

Antes de jogar a papelada pro alto ou chutar o seu PC e desistir da ideia inicial, saiba que ainda existe chance de adquirir aquele domínio.

Entre em contato

Pode acontecer de o domínio registrado estar em desuso ou não ser mais de interesse do dono. Nesses casos, não custa nada tentar entrar em contato com o proprietário para se informar sobre a possibilidade de uma negociação.

Como saber os dados de contato do dono?

É muito simples. Se o domínio for com final .COM.BR, basta acessar esta página do Registro.br e inserir o domínio para consulta:

Atenção: o domínio precisa estar “limpo”, sem http:// e sem barra / no final.

Em caso de domínios não nacionais (.COM, .NET, .BIZ, etc), entre no Whois e faça a verificação dos dados do proprietário.

E como saber que o domínio está em desuso?

Apenas entre no endereço e veja se não há conteúdo no ar. Se houver, será mais improvável que o dono esteja disposto a vendê-lo. Mas por outro lado, se a página estiver off-line ou com conteúdo demonstrativo, vale a pena tentar a compra.

Meio Judicial (somente para .COM.BR)

Se os caminhos acima já foram seguidos e mesmo assim for impossível ter aquele domínio, ainda há uma possibilidade, que é tentar obter o domínio por vias judiciais.

Mas para isso, você terá que possuir a marca registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), instituição que garante direitos de propriedade intelectual no Brasil.

No caso do domínio, é necessário entrar com um processo de requisição através do SACI-Adm, órgão responsável por analisar as disputas de domínios .COM.BR.

É isso!

Qualquer dúvida, comente!

Deixe um comentário