6 Dicas para o uso de imagens no Site

Utilizar imagens no marketing digital é muito importante por várias razões: elas transmitem emoções, expressões e complementam textos, mas o motivo mais importante é que o nosso processo visual é mais rápido que o literário, ou seja, imagens são assimiladas mais apressadamente e chamam mais atenção do que textos.

Parece óbvio, mas só saber isso não é o bastante, por isso, seguem algumas dicas de como utilizar imagens efetivas.

1 – Imagens contam histórias

Utilize imagens que complementem, sirvam de introdução, resumo de texto ou frase que a acompanha. Isso dá uma sensação de continuidade com e melhora a compreensão. Além disso, como as pessoas geralmente tem preguiça de ler, a imagem já precisa dar a compreensão necessária.

2 – Fotos de pessoas felizes são melhores

Quantos bons anúncios você já encontrou com pessoas tristes e antipáticas? Pessoas felizes olhando diretamente para você (mesmo que através da tela do computador) atraem muito nossa atenção. Além disso, é preciso transmitir imagens de pessoas satisfeitas/felizes com a sua empresa, serviços ou produtos. Se essas pessoas além de sorridente forem bonitas, é melhor ainda.

3 – Utilize as cores corretas

Cuidado com as cores das imagens que for utilizar, se o assunto for ‘coisas alegres’ e ‘satisfação do cliente’, use imagens com cores também alegres, vibrantes e chamativas. Mas, se o assunto por algum motivo for algo mais sério e triste, utilize imagens mais pálidas, em preto e branco ou sépia. Se for preciso utilize um programa de edição de imagens para fazer isso.

4 – Deixe a imagem respirar

Tenha preferência por imagens com pouca informação visual, ou seja, mais objetivas e claras em vez de um emaranhado de informações. Imagens assim, mais limpas, chamam ainda mais atenção, principalmente para o texto que a acompanhe. Lembre-se: “quanto menos informação, mais rápida a assimilação”.

5 – Utilize o tamanho adequado

O tamanho em questão pode ser a largura e altura da imagem, já que é mais preferível (dependendo do contexto), tamanhos médios. Mas, o tamanho mais importante é o peso da imagem, quantos bytes ela tem? Se não sabe o que isso significa é só fazer um teste.

Experimente abrir a imagem em várias plataformas (computador, smartphone, tablet), é essencial que a imagem não seja muito pesada, para que assim ela abra mais rápido. Quase ninguém tem paciência de esperar uma imagem carregar e quanto mais pesada, mais lento esse carregamento vai ser.

6 – Cuidado com os direitos autorais

Para finalizar, cuidados com os direitos autorais da imagem! Muitas imagens tem direito garantido e se você usar sem permissão, poderá ter problemas. Se não puder fazer sua própria imagem ou foto, procure bancos de imagens, existem os gratuitos e os pagos, se pesquisar bem, vai encontrar o que precisa.

Confira alguns sites para baixar imagens profissionais gratuitamente.

Escrito por Gláucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.

Deixe um comentário