Uma funcionalidade existente apenas para quem tem uma conta Premium no Wix, permite editar os registros do domínio, como registros A, CNAME, TXT, etc.
Essa configuração possibilita fazer várias alterações avançadas no domínio, dentre elas, conectar um blog de outro servidor a um site que esteja hospedado no Wix.
A plataforma Blogger, uma das melhores para a criação de blogs profissionais, permite que um blog seja conectado a qualquer subdomínio.
Eu pesquisei bastante, fiz incansáveis testes, mas infelizmente essa funcionalidade de conexão não está disponível para blogs criados na plataforma WordPress.org, a melhor do mercado, na minha opinião.
Mesmo assim, considero o Blogger o segundo melhor, visto que ele foi criado (e é mantido) pelo Google. Confira este exemplo de blog profissional criado no Blogger, aproveite e veja as dicas de como usar a plataforma.
Como funciona
Suponhamos que você tenha um site Premium no Wix, do tipo www.seusite.com. Usando esse recurso acima, você poderá conectar um blog do Blogger a um subdomínio do tipo:
- blog.seusite.com; noticias.seusite.com ou artigos.seusite.com, etc.
Você poderá dar qualquer nome ao subdomínio.
Resumindo: o seu site Wix continuará no mesmo endereço (www.seusite.com) e o blog também usará este endereço, só que em subdomínio (blog.seusite.com).
Essa dica e válida para quem já tenha um blog no Blogger, quem ainda vai criar um blog lá ou para aqueles que queiram fazer um blog nessa ferramenta a partir de agora.
Como fazer
Caso tenha se interessado, siga o tutorial.
No Blogger
1. Acesse sua conta Blogger, aqui (ou crie uma).
Obs: o seu endereço atual do Blogger não fará diferença alguma.
2. Selecione o seu blog, clique na seta para baixo e escolha “Configurações“:
3. Na próxima tela, na seção Publicação, clique no link “+ Configurar um URL de terceiros para seu blog“:
4. Em “Endereço do Blog“, adicione o subdomínio para o blog, pode ser qualquer nome antes do seu domínio principal, como blog.seu-dominio.com, noticias.seu-dominio.com, etc. Sem o www.
O recomendável é adicionar o nome “blog” ao subdomínio mesmo. Por fim, clique no botão “Salvar“:
Obs: onde está “blog.emailnacional.com“, você deverá inserir o nome do seu domínio, não importa se é .COM, .COM.BR, .NET, etc.
5. Ao clicar no botão Salvar, uma mensagem de erro aparecerá em vermelho, dizendo: “Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12.“.
Atente-se para os valores CNAME que apareceram, são esses registros que você utilizará no Gerenciador de domínios do Wix:
Deixe essa janela aberta.
No Wix
6. Para alterar os registros CNAME do seu domínio, vá até sua Conta Wix, selecione o site que deseja adicionar o blog, e clique em Gerenciar Site.
Em “Atalhos úteis“, clique em “Gerenciar Domínio“:
7. Na nova janela, clique em “Avançado“:
8. Nessa aba, clique no link “Gerenciar“:
9. Na seção “CNAME (Aliases)“, clique em “Adicionar novo registro CNAME“:
10. Volte rapidamente ao Blogger e copie os valores que estão na primeira linha do código.
No meu caso, será “blog” e “ghs.google.com“:
11. Adicione os valores da primeira linha aos registros CNAME:
Clique em Adicionar ao finalizar.
12. Clique novamente em “Adicionar novo registro CNAME“.
Volte ao Blogger e copie os valores que estão na segunda linha, algo como isso:
13. Insira os valores de alias, como sugere a imagem abaixo:
Após adicionar, clique no botão azul “Salvar“, para validar todo o processo.
14. Feito isso, retorne ao Blogger e clique também no botão laranja “Salvar“:
15. Se tudo estiver correto, seu blog do Blogger já estará funcionando no mesmo endereço do seu site principal:
É isso.
Agora você tem um blog profissional no mesmo domínio do seu site Wix.
Se você tentou e teve dificuldades, deixe seu comentário abaixo.
Olá, de novo Gabriel… não posso deixar de perguntar e pegar um pouquinho do seu conhecimento!!
Andei procurando e não achei muitas respostas específicas na internet…em relação a colocar o blog em um subdomínio e o SEO do domínio principal..
Vou criar o blog do meu site justamente para qualificar o “www.meusite.com.br” melhor nas buscas… criando um subdomínio blog.meusite.com.br os artigos criados e com o tempo os links apontados para esses subdomínio e todo o resto vão refletir direto pro rankeamento do “www.meusite.com.br”? Ou seja, tudo que acontece de bom no quesito SEO no meu subdomínio é automaticamente transferido para o domínio principal? Como funciona isso?
Existe a chance de os dois competirem na posição das buscas e o subdomínio, ter mais relevância que o domínio? Não sei ficou clara minha dúvida… muito obrigado e, de novo, parabéns pelo excelente trabalho!
Olá Ramon,
Então, eu também acreditava que um blog dentro de um subdomínio, traria relevância para todo o domínio, pois já li sobre isso em algum lugar. Mas fiz uma pesquisa e vi que não é isso, o domínio principal e o subdomínio serão vistos de formas diferentes para o Google, não a mesma coisa, como eu achava. Parece que esse método funciona melhor com diretórios (tipo: meusite.com.br/blog), mas não sei afirmar se é verdade.
Veja aqui minha fonte de pesquisa, talvez tire mais algumas dúvidas.
Abraço.
Oi, Gabriel…
sei que este não é o tema mas está mais ou menos relacionado…. minha questão é sobre um subdomínio “m.” para sites mobile…. acho o editor mobile do wix uma m…. em alguns o site mobile funcoina bem e em outros não! sabe se tem como fazer o site mobile (o que abre automáticamente em celular) em outra plataforma e direcionar esse tráfego mobile para o site feito especilamente para mobile de outra plataforma?
Olá Ramon,
O editor mobile do Wix é bom, mas parece que a performance do mesmo já não o é. Até é possível fazer isso que você quer, mas precisa encontrar alguma plataforma de criação de sites mobile que não exija mexer em códigos para poder funcionar o site móvel. Encontrei, por enquanto, o Duda Mobile, porém, ele só permite fazer uma conexão via registro CNAME, se o usuário assinar o plano pago. O processo é trabalhoso, pois você terá que criar o site móvel do zero, depois terá que fazer o upgrade com valores somente em dólares e só depois conectar. A empresa oferece um teste de 30 dias para um plano Premium, mas não sei como funciona pois não testei.
Sua pergunta pode ser do interesse de muitos outros usuários, vou continuar pesquisando pra ver se encontro uma solução mais viável aos usuários brasileiros.
Abraço!