7 Segredos para um bom texto Publicitário

Esse artigo é uma continuação do tema Redação Publicitária, o qual na primeira parte vimos algumas dicas sobre a criação de Títulos mais eficientes, e que você pode conferir aqui.

Em criação de sites, o texto publicitário é aquele que fica no interior das páginas, conhecido como conteúdo-texto.

Assim como a conversa entre o vendedor e o cliente poderá ser decisiva para a compra de um produto, o texto de um site está diretamente ligado à percepção que o consumidor terá sobre a empresa, se aquilo que está sendo anunciado será bom para ele.

Você não precisa ser um escritor para criar um texto eficiente, basta apenas seguir algumas técnicas.

Curto ou longo?

Todo mundo que vai na internet em busca de informações está procurando por algo rápido e objetivo. Não se perde mais tempo e o comportamento do internauta é de pressa e ânsia por resultados.

Sendo assim, é importante sabermos alguns segredos para a criação de conteúdo-texto na web:

1 – Objetividade

Se você tiver criado um texto de 300 palavras, reescreva-o para que fique pela metade. Mas faça isso tentando manter a mesma qualidade do conteúdo, passando a mesma informação de antes.

2 – Favoreça a compreensão

Ofereça apenas uma ideia para cada parágrafo. No caso do primeiro parágrafo ser longo, comece com um resumo do tema que está sendo abordado, com o objetivo de que a mensagem seja entendida pelo leitor.

3 – Resultados positivos

Para que as pessoas tenham uma compreensão melhor e o texto se torne convincente, as explicações devem conter finais positivos acerca daquilo que está sendo comunicado.

4 – Crie hierarquia no texto

A pirâmide invertida é um método muito aplicado em jornais e revistas, onde a informação mais valiosa é anunciada primeiro, para que o leitor receba a informação logo ao iniciar a leitura e depois vá se envolvendo com o texto em busca das informações complementares.

A primeira linha é a mais importante, ela deve prender o leitor e fazer com que ele queira ler o restante do texto. Essa primeira linha pode ser intrigante, persuasiva, surpreendente ou ser uma questão, um fato, um comentário.

5 – Dê destaques

Um usuário web sempre está à procura de palavras-chave do tema que lhe interessa. Sendo assim, é proveitoso dar destaque às palavras mais relevantes de cada parágrafo, para que sirvam de “pontos-de-parada” aos olhos do leitor.

6 – Faça listas

Listas como essas desse artigo, onde cada parágrafo é um tópico, facilita a leitura e estimula o usuário a prosseguir até o final. Essas listas podem ser numeradas ou não.

Também podem falar resumidamente de algum assunto que será abordado em outro texto, porém agora com mais detalhes do tema.

7 – Links

Complementando o item anterior, é aconselhável disponibilizar mais informação com links para páginas dentro do site, fazendo o usuário navegar mais tempo e conhecer melhor sua empresa, produto ou serviço.

Conclusão

E para finalizar um texto publicitário, 3 formas podem ser usadas:

  • Call-To-Action, chamada à ação, com um email, link para contato, botão de compra, etc.
  • Citar alguma frase ou argumento que complete o texto.
  • Uma linha que relembre o título.

A primeira opção é a mais comum no marketing digital (em sites), sendo assim, é a mais recomendada.

É isso!

Espero que essas pequenas dicas possam lhe auxiliar a enriquecer seu conteúdo textual.

Deixe um comentário