O conteúdo criado para a web (Webwriting ou Redação Web), seja num blog, site ou redes sociais, tem um perfil diferente daquele feito para a mídia impressa. Na internet, a experiência do usuário/leitor costuma ser mais dinâmica, rápida e interativa, uma vez que a disponibilidade de canais e informações é cada vez maior e as opções e distrações são infinitas.
Para atender este público e captar a atenção deles, os textos da web seguem técnicas específicas que se baseiam na objetividade, clareza e simplicidade. No post de hoje, listei alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de produzir um texto bom para os usuários.
1 – CONHEÇA SEU PÚBLICO
Identifique seu público alvo, para quem o texto se destina, e escreva como se você estivesse conversando com um leitor específico e não para o mercado em geral. Uma boa dica é criar uma persona, um personagem fictício que esteja escrevendo o texto, pense em todos os detalhes… Qual é a idade dele(a)? Do que gosta? Quais são seus interesses? Qual vocabulário ele utiliza? Com estas respostas, você será capaz de identificar termos e a linguagem que mais o aproximará de seu público.
2 – CHAME ATENÇÃO NO TÍTULO
Os leitores da web geralmente não leem, eles só passam os olhos. E se o título conseguir chamar atenção, sendo atrativo e despertando curiosidade, vai ter mais chances de ser lido. Procure usar os termos mais objetivos possíveis.
3 – UTILIZE A PIRÂMIDE INVERTIDA
Se o leitor passou do título e continuou, agarre-o na introdução. Utilize a técnica jornalística da pirâmide invertida: entregue o resumo da informação principal logo no primeiro parágrafo. É neste ponto que você vai convencê-lo a continuar a leitura.
4 – NÃO CANSE O LEITOR
O leitor na web tem pressa e está a um clique de sair de sua página. Ele quer ler o máximo de informação no mínimo espaço de tempo possível – você precisa ser direto. Comece pelo mais importante, para prendê-lo na leitura. Mas saiba que criar um texto simples e claro, não significa que ele precisa ser “engessado” e apenas repetir padrões, a criatividade é muito bem-vinda.
5 – DESTAQUE TERMOS IMPORTANTE
Para prender a atenção do usuário, não só o conteúdo, mas o formato e a organização das informações contam muito. Um texto corrido, sem distribuição de parágrafos, provavelmente cansará o leitor que logo desistirá de sua página. Uma boa dica para tornar o texto mais amigável e de fácil leitura, é quebrá-lo em parágrafos e/ou itens com subtítulos e palavras importantes em negrito (como está sendo feito neste artigo).
6 – CHAMADAS PARA AÇÕES
Insira ações para os usuários dentro do texto, links para compras, para outros textos ou até chamadas como: “Assine nossa Newsletter”, “Comente”, “Contrate nossos serviços”, “Escreva para mim”, “Saiba Mais”, “Compartilhe”, etc.
Artigo desenvolvido por Gláucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.