Guia para iniciantes: Conhecendo os termos técnicos na Criação de Sites

Digamos que você seja um empreendedor ou micro-empresário ou alguém que está querendo divulgar seu próprio negócio na internet através da criação de um site. Então você, um profissional competente e com todos os conhecimentos sobre a sua área de atuação, se depara com a necessidade de fazer um site por conta própria.

E talvez este seja um setor totalmente novo pra você. Novo não no sentido de que jamais tenha usado computador e internet, mas sim que nunca tenha pensado na possibilidade de um dia criar um site. E como se não bastasse, se vê diante de nomes estranhos como Domínio, hospedagem, URL, registro, DNS, etc etc etc.

Esse artigo foi feito para que você entenda de maneira simples e objetiva, o que significam esses termos técnicos que fazem parte de todo o processo de criação do site.

Não vou encher sua cabeça de tudo que é nome que existe em Web design, já que não há necessidade alguma disso, julgo que não seja preciso que você entenda os conceitos de Server-side e Client-side, menos ainda de MySQL, entre outros. Abordarei apenas aqueles que realmente serão úteis e os quais provavelmente você terá que lhe dar mais adiante.

Tudo dentro de uma definição mais básica até aquelas um pouco mais avançadas (mas nem tanto). Esse material pode servir como um guia ou manual, sempre que você tiver dúvidas sobre alguma palavra dessa área.

Sem mais delongas, confira:

Site

Um site geralmente é um conjunto de páginas estáticas, ou seja, aquelas que não mudam com frequência, como a página Sobre, Quem Somos, Contato, etc.

Blog

Um blog é um site dinâmica, onde as informações são atualizadas regularmente, sempre com um novo conteúdo. Um blog é composto de post e páginas. Nos posts são publicados notícias, novidades, dicas, artigos, curiosidades, promoções, tudo dentro do assunto central do site.

Um blog pode manter-se por si só, falando sobre um determinado nicho, como é o caso aqui do Criar Site Wix, ou pode estar dentro de um site, que servirá de chamariz, publicando novo conteúdo e trazendo mais tráfego para o site principal.

Domínio

É o nome que o site recebe, servirá para identificá-lo na rede. É conhecido também como endereço do site, justamente por possuir essa função de identidade.

Registro de Domínio

Como o nome já sugere, é o registro do nome do seu site.

Provedor

Assim como é necessário irmos ao cartório para registrar o nome de uma criança, na internet também precisamos de um órgão competente que permita que façamos o registro do nosso domínio, esse órgão é o Provedor. Ele também será responsável por hospedar o seu nome de domínio, isso quer dizer que qualquer configuração avançada no domínio, deverá ser feita dentro da sua conta de usuário do Provedor.

Registro.br

É a empresa encarregada de registrar e manter os domínios que tem final .br. Mesmo assim, é possível registrar domínios .br em qualquer provedor da web.

DNS

Sistema de Nomes de Domínios. É um nome de um endereço IP que um site recebe. Ao invés de ser 163.168.252.6, ele recebe o nome de www.seudominio.com.

Autoridade DNS

Recurso que identifica para qual servidor o domínio deverá responder.

.com

É a extensão para designar “COMERCIAL“, tipo de domínio que identificará atividades comercias. Do mesmo modo que .edu, .gov etc, são extensões para identificar outros tipos de atividades.

.com.br

Os domínios comerciais (.com) em extensão final .BR, são aqueles registrados exclusivamente no Brasil e geralmente só pode ser feito por brasileiros, sendo necessário fornecer algum documento nacional (geralmente CPF) para pode fazer o registro desse tipo de domínio. Estrangeiros também podem registrar domínio com final .BR, mas somente com um procurador legalmente atuante no Brasil, além de ter de seguir algumas regras específicas.

Saiba tudo sobre domínios.

URL/Endereço URL

É o endereço completo de onde um site ou arquivo online (imagem) está armazenado. A URL fica na barra de endereço do navegador, mas também pode ser encontrada com as funções do mouse.

Email de domínio/Email personalizado

É o email que será criado a partir do seu domínio, como contato@seudominio.com, etc.

Hospedagem/Host/Servidor

Assim como todo arquivo do computador (imagens, documentos, programas) precisa de um local (HD) para ficar guardado (hospedado), todo site na internet precisa de um lugar para armazenar seus arquivos, esse local é a Hospedagem/Host, conhecido também como Servidor, pois “serve” um espaço no HD do Host para que você guarde os arquivos do seu site.

Para conhecer as definições dos termos num plano de hospedagem Wix, clique.

HTML

É uma linguagem de comunicação entre o navegador e o documento HTML, utilizada para a produção de páginas na web. O navegador faz a leitura do documento (página da internet) e interpreta os códigos, exibindo o resultado na tela do browser.

HTML5

Essa é a tecnologia usada pelo Wix. É o HTML na versão 5, com avanços e melhorias tecnológicas mais voltadas à boa usabilidade de uma página web.

CSS

Linguagem de estilos que define e formata conteúdos estruturados (html). Em outras palavras, ele “maquia” todos os códigos que são criados no HTML, dando a eles melhor aspecto visual.

Mouseover

É o comando CSS usado para quando o mouse passar por cima do elemento.

Design/Layout

É o desenho de um site, sua estrutura vista de uma maneira geral, que será a aparência final do site. Compreende a forma como os elementos se encontram dentro de uma página.

Web design/ Web designer

O primeiro está relacionado à criação de websites como um todo. O segundo é o profissional que trabalha desenvolvendo sites.

SEO

Trata-se da otimização de um site para que ele seja melhor compreendido pelos grandes buscadores, principalmente o Google.

Sitemap

Informa ao Google a lista de todos as páginas (e posts) do seu site. É uma forma eficaz e enviar todo o site ao Google.

Indexação

Em SEO, indexação é ter as páginas do site reconhecidas e identificadas pelos motores de busca. Ao enviar um Sitemap, leva-se um determinado tempo para que esse reconhecimento ocorra.

É isso!

Há alguma outra palavra ao qual você tenha dúvida? Deixe-a nos comentários! 😉

5 comentários em “Guia para iniciantes: Conhecendo os termos técnicos na Criação de Sites”

  1. Muito legal! Eu tinha bastante duvidas, mas isso realmente funcionou contigo? Qual dessas dicas eu devo começar, pois nunca fiz nada disso hehe.
    Obrigado!

    Responder
  2. Ola conheci este site agora e não sei se existe local certo para este tipo de dúvida.
    Se tiver desculpe – me, poderia me redirecionar ?
    Enfim minha dúvida é, como eu faço para adicionar este detalhe nas minhas postagem ” na imagem ” http://i.imgur.com/Lb6cO5Z.png ?
    Por exemplo quero adicionando 5 post por numeração, entendeu ?

    Responder
  3. Boa Tarde

    Estou tendo um problema na página single post, ao adicionar as notícias, se o texto for um pouco maior, o texto sobrepassa o rodapé, o rodapé não desce automaticamente, como medida alternativa, inseri mais elementos na coluna, para assim o rodapé descer, verifiquei se o rodapé estava marcado para ficar fixo, mais não estava.

    Como resolvo este problema?

    Obrigado

    Atenciosamente

    Felipe Corá

    Responder
    • Olá Felipe,
      Nâo consegui identificar o motivo do seu problema, realmente não era pra acontecer isso. Recomendo que fale com o Wix.

      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário