5 dicas de como usar a Criatividade na hora de criar um Site

Criatividade é a capacidade de criar coisas novas, diferentes, inesperadas. Não se trata de um dom ou iluminação individual, é algo que pode ser estimulado, pois é uma habilidade capaz de ser exercida por qualquer pessoa.

A criatividade nasce de boas ideias e estas, por sua vez, nascem da soma de inúmeras ideias anteriores, sejam suas ou de outras pessoas. Uma boa ideia não se origina da noite pro dia, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, sendo que na verdade este é um processo lento e que vai amadurecendo com o tempo.

Para te ajudar a desenvolver essa técnica, separei 5 dicas que podem liberar sua criatividade no momento de criar seu site. Veja!

1 – Busque a inovação

Não existem limites para um design. O que há na verdade são diversos canais com inúmeras possibilidades de criação. Deste modo, é essencial que você teste um novo efeito, aplique alguma técnica que aprendeu ou simplesmente faça algo diferente do que vem fazendo, sem medo de dar errado. Pois assim estará fomentando sua criatividade, trabalhando a diversidade e a inovação.

2 – Dê chance para as novas ideias

Muitas vezes ocorre de surgir uma ideia interessante e bacana na nossa cabeça, e que seria viável que ela fosse melhor desenvolvida. Mas acontece que antes de a compartilharmos com amigos, colegas de trabalho, familiares e conhecidos, acabamos julgando-as prematuramente e as eliminamos definitivamente.

A ideia poderia ter sido genial, mas como você não enxergou isso num primeiro momento, acabou excluindo. Daí a importância de compartilhar a novidade com outras pessoas e, somente após ouvir opiniões e debates, tomar alguma decisão definitiva.

3 – Atualize-se

Imagine que alguém teve uma ideia incrível sobre a internet, há 5 anos atrás. Por mais que ela tenha sido engenhosa, hoje não tem mais validade, pois se o mundo muda rapidamente, a internet muda na velocidade da luz. É a necessidade de estar sempre atualizando as ideias.

4 – Ideias novas tem mais chance de sucesso

Por mais que você ache fenomenal querer criar um site como o Orkut, mesmo se tratando de um site que fez muito sucesso no passado, isso não significa que irá fazer novamente. Evite se ligar a fatos envelhecidos, pois as ideias que mais terão chances de emplacarem são as novas e originais, e não uma repetição mascarada de um fenômeno antigo.

5 – Humor como técnica de criação

O uso do humor pode ser uma grande estratégia dentro do trabalho criativo. Há inúmeros projetos, vídeos e trabalhos na internet, os quais alcançaram estrondoso sucesso e possuem um tempero agradável de humor.

Ele pode ser um grande aliado, se aplicado com bom senso, claro. Por incrível que pareça, o primeiro a rejeitar essa ideia é o próprio criador, pois ele a vê como ridícula, sendo que na verdade é um medo paralisante de que todos acharão um absurdo.

É isso!

Obs: como podem perceber, as dicas não são aplicáveis SOMENTE à criação de sites, mas também em numerosos tipos de projetos.

Deixe um comentário