Posso criar um site institucional com o WordPress?

Institucional significa aquilo que está relacionado à uma instituição. Logo, um site institucional deve estar focado na empresa, mostrando aos visitantes o que é que a empresa faz, quem ela é, história, missão, valores, assim como seus serviços ou produtos e toda a forma de contato comercial.

Mas esse post não é para falar sobre “a melhor maneira de criar um site institucional, mas sim para orientar quem se encontra indeciso se vai criar um site no WordPress ou no Wix.

Tentarei ser o mais imparcial e transparente possível, já que não há como definir qual o sistema será melhor para você, pois isso vai depender de sua situação, conforme veremos abaixo.

Caso você ainda não saiba, o WordPress é uma plataforma gratuita de criação de blogs e também de sites, caracteriza-se por ser um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) e por isso, ter bastante flexibilidade quanto a diversos recursos que um site mais dinâmico poderia exigir, como login e cadastro de clientes, suporte a inúmeros plugins de otimização e design, banco de dados e outros.

O sistema do WordPress é gratuito, mas para usá-lo, é necessário contratar um serviço de hospedagem e ter um domínio próprio. Após isso, você precisará acessar o painel de controle do seu provedor de hospedagem, criar um banco de dados com usuário e senha (algumas instalações criam automaticamente), instalar o CMS e a partir daí, começar a personalizar o blog ou site.

Até aqui o caminho é razoavelmente tranquilo, basta algum tutorial no Google ou Youtube que qualquer pessoa pode instalar o WordPress.

Se o seu objetivo for criar um blog, o caminho que foi descrito já é suficiente, basta começar a publicar seu conteúdo, criar categorias e tudo mais.

De todo modo, mesmo para se criar apenas um blog, recomenda-se um estudo ou curso barato que seja, para saber como adicionar e configurar temas, plugins, e também o WordPress corretamente, para assim ter melhor proveito no seu desempenho.

No entanto, se sua finalidade for criar um site institucional com o WordPress, a coisa não será tão simples assim, e porque? Primeiramente porque o WordPress é uma plataforma voltada a criação de blogs e 90% dos seus temas tem design no formato de blogs, isso significa que o suporte de ferramentas e plugins estão, em sua maioria, direcionados a esse formato de conteúdo.

Um outro ponto, é que o WP não é “drag and drop“, ou seja, não espere arrastar e soltar elementos livremente numa página criada no WordPress, então para você que não tem conhecimento algum em criação Web, essa tarefa se tornará mais dura no WP.

Mas existem templates WP para sites institucionais!

Sim, existem. Porém, volto a dizer, se o usuário não tem conhecimento no uso dessa plataforma e vai criar o site sozinho, ele encontrará grande dificuldade em configurar o tema (template) e ajustá-lo conforme sua necessidade. Isso acontece porque um tema WP quando é pré-visualizado, já se encontra “arrumado”, isto é, configurado, estilizado para aquela empresa do exemplo em questão.

O problema é que quando um tema é instalado, ele vem com a configuração padrão e nunca fica igual a quando foi pré-visualizado e o usuário deverá configurá-lo para que fique como no exemplo da pré-visualização. Esse dilema se agrava se o tema não for todo em português, porque os textos dele virão em inglês, como Category, Author, data no formato internacional (mm/dd/aaaa), etc. E para corrigir esse contratempo, somente acessando o arquivo PHP de cada elemento, seja página, post, cabeçalho, e encontrar a linha que deverá ser traduzida.

Acho que você já percebeu que precisará mexer com códigos para mudar alguma coisa num tema Worpdress.

Portanto, a resposta para a pergunta do título é SIM, você pode criar um site institucional com este CMS, mas, conforme vimos acima, dará um pouco mais de trabalho e você não encontrará a facilidade de utilização que encontra no Wix, por exemplo.

É isso. Qualquer dúvida, comente. 😉

Deixe um comentário