Por que colocar música no Site pode Não ser uma boa ideia?

À primeira vista parece uma ideia fabulosa, afinal, é impossível alguém não gostar daquela música que mexe com seus sentidos, toca o coração, traz recordações maravilhosas e quem sabe até lembranças de momentos e pessoas especiais. Essa música irá cativar instantaneamente todos que visitarem o site…não é?

Possivelmente não, na verdade, certamente não irá. É necessário extrema cautela quando se pensar em adicionar músicas de fundo num site, pois, entre os profissionais de Webdesign e a comunidade web, há consentimento que essa ação não vingou e sua fama beira o amadorismo, em outras palavras, uma autêntica ideia de girico.

Sim meus amigos, as notícias não são nada boas e agora veremos alguns pontos que irão justificar essas conclusões e ao mesmo tempo, servirão para você analisar caso queira colocar música no seu site, apesar dos pesares.

Profissionalismo

Esse é o fator que mais leva a pior com as músicas de fundo. Se o seu site não está relacionado ao mercado de música, então não convém adicioná-la, pois faz parecer amador e reduz a credibilidade da sua marca. Lembre-se que seus visitantes acessam seu site em busca de mais informações sobre seus serviços ou produtos, não para ouvir músicas.

Observe grandes portais como o Google, Yahoo, Globo.com, Submarino, Amazon e outros, se música fosse uma técnica profissional, certamente eles a teriam adotado.

Gosto é gosto

Já diz o velho ditado “gosto não se discute“, e por uma boa razão. A sexta sinfonia de Beethoven pode ser primorosa pra você, a melhor coisa do mundo, mas pode não o ser pra outra pessoa, que prefere curtir aquele pagode do Molejão. Nem é preciso dizer que quando essas divergências se cruzam, a tendência é o afastamento, ou seja, seu visitante vai fechar a página o mais rápido possível.

Música Vs Música

Complementando a informação anterior, imagine o carinha navegando na web e ao mesmo tempo apreciando a 6ª sinfonia de Beethoven em seu fone de ouvindo e quando entra em algum site, está tocando o samba-roque do Molejão… Obviamente que, além da irritação, ele fechará a página imediatamente, pois ninguém consegue ouvir duas faixas sonoras ao mesmo tempo.

Local público

Nem todo mundo usa seu PC com som baixo ou desligado ou com fone de ouvido. Em lugares públicos, como local de trabalho, faculdade, reuniões e outros ambientes mais privativos, as pessoas poderão se sentir constrangidas ao acessar seu site e uma música tocar, chamando a atenção de todos. A reação quase que automática será clicar no botão de fechar e nunca mais voltar.

Direito Autoral

A música que está no seu site é sua? Se não é, o autor deu licença para que ela fosse executada publicamente? Pode parecer irrelevante para sites médios e pequenos, mas se o site alcançar grande público, certamente isso será uma dor de cabeça.

Loop infinito

Dar loop numa música é deixá-la tocando repetidamente, seja por inteira ou parte dela, fazendo com que volte ao começo quando terminar a faixa. Isso é uma tragédia, pois as opções que o usuário tem são: desligar a música, fechar o site ou enlouquecer e jogar o pc pela janela.

Exceções

Sim, nem tudo está perdido. Essa não é a sentença de morte da trilha sonora nos websites, pois para determinado tipo de site, o uso da música pode ser uma ótima estratégia. Confira:

  • Site relacionado ao mercado de músicas: Cantores, Bandas, Músicos, blogs sobre o assunto ou banda, etc.
  • Site de eventos musicais, boates e casas de Show.
  • Site pessoal, uma maneira de mostrar seu gosto a seus seguidores.

Outras situações também são aceitáveis, como por exemplo, uma agência que pretenda destacar a cultura e os costumes de sua localidade, como as músicas que lembrem a região, pode agir acertadamente adicionando música de fundo. Porém, lembre-se: tenha cautela e explore o bom senso. No exemplo da Agência Oxente, tudo combina para que a música se encaixe bem, apesar do volume estar relativamente alto e ter mais de 1 música.

Mesmo assim quero colocar música no Site, o que faço?

Se, embora tenha lido todos os pontos, ainda assim se sinta tentado a adicionar música em sua página, siga as orientações abaixo para tentar fazer isso de forma mais consciente:

1. Adicione um Player de música, que tenha controles de PlayPause ou Stop bem visíveis, jamais tente esconder o Player.

2. Insira no máximo 1 música e não dê loop, isto é, não programe para que ela fique tocando eternamente. Certamente se o usuário quiser ouvir de novo, irá clicar no botão Play. Não adicione todo o álbum da banda ou cantor, pense que ninguém entrou no seu site para ouvir músicas e sim em busca de informações.

3. Deixe que a visita decida se quer ouvir a música e não projete-a para começar automaticamente. Mesmo assim, se usar essa opção, ponha um volume baixo.

4. Adicione o player num local fixo, que irá aparecer em todas as páginas, como Cabeçalho ou Rodapé, para que a música não fique recomeçando toda vez que o usuário mudar de página, visto que isso é irritante.

Como saber se a música está espantando minhas visitas?

A maneira mais fácil de saber se você agiu do modo correto e não está dando um tiro no próprio pé ao colocar música no seu site, é através do Google Analytics.

Estudando rapidamente os elementos Taxa de Rejeição e Duração média da Sessão, onde um mostra as estatísticas das visitas que acessam somente 1 página do site e o outro exibe a duração média de cada usuário, respectivamente.

No caso da imagem acima, os dados estão ótimos: taxa de rejeição baixa e tempo longo. Contudo, se a Taxa de Rejeição  estivesse alta com tempo curto, é porque as pessoas estão fugindo do site e a música poderia ser o motivo.

É isso. Espero que este artigo tenha servido para clarear as ideias quando o assunto for música no site.

Críticas e sugestões são muito bem-vindas. Comente!

2 comentários em “Por que colocar música no Site pode Não ser uma boa ideia?”

Deixe um comentário