Como mudar o sistema de Comentários do Blog (Single Post)

O recurso “Blog” foi lançado há pouco tempo no Wix, sendo assim, era esperado que algumas coisas fossem mudadas, removidas ou adicionadas ao aplicativo, tendo em vista a melhoria dessa ferramenta. Uma dessas mudanças foi a Galeria destacada, que exibe um slide de notícias que, ao ser clicada, leva diretamente ao post.

Outra modificação foi a possibilidade de remover o sistema de comentários que vem no Single Post, isto é, os comentários do Facebook (em inglês0, permitindo assim, adicionar outro sistema que seja mais adequado ao gosto do usuário.

Essa alteração é super simples e não exige maiores esforços.

Veja um exemplo, aqui.

Atenção: repare que no exemplo acima, em todos os posts são exibidos os mesmos comentários. Como o DISQUS não possui integração com o Wix, não é possível fazer com que cada post receba comentários únicos. Somente a opção nativa do Single Post permite comentários particulares em cada postagem.

O primeiro passo é escolher outro sistema de comentários para seu blog.

As opções são:

  1. Comentários do DISQUS, o qual já fiz um tutorial completo aqui no Criar Site Wix.
  2. Comentários do aplicativo Comments, que também já falei aqui.
  3. E como terceira opção, comentários do Facebook, só que em Português.

Como fazer?

1. Tendo escolhido um sistema de comentários, vá até o Single Post do seu blog.

2. Depois vá até o final do post, clique sobre a caixa de comentários nativa e tecle DELETE no seu teclado.

3. Agora adicione o novo sistema de comentários.

Se for o DISQUS, primeiro você terá que adicionar o app HTML e depois o código do DISQUS.

ATENÇÃO: É importante deixar a caixa de comentários mais alongada, para evitar a formação de barra lateral. Outra observação: você deve posicionar a caixa FORA do espaço do artigo. Para saber o tamanho do espaço do artigo, clique sobre ele e uma borda azul irá aparecer, deixe o comentário FORA dessa borda.

Essa mesma técnica deve ser usada para outros sistemas de comentários.

4. Se a caixa de comentários for do app Comments, basta acessar o Wix App Market, dentro do Single Post mesmo e adicionar o aplicativo:

Também é importante adicionar o aplicativo fora da borda de posts.

A desvantagem do uso desse aplicativo é que ele tem um limite de até 10 comentários para a versão gratuita e o preço do plano Premium está R$ 10,00/mês, o que se torna desnecessário, tendo outras opções grátis para este recurso.

5. Para adicionar os comentários do Facebook, em português, você terá que adicionar primeiro um app HTML e em seguida, conforme mostro no tutorial, os códigos da caixa de comentários.

É isso. Agora você pode ter um sistema de comentários personalizado em seu Single Post.

Havendo dúvidas, comente.

3 comentários em “Como mudar o sistema de Comentários do Blog (Single Post)”

  1. Olá chefe, blz? Me tira uma dúvida, o single post agrupa os posts em uma única página. Porém no disqus, para que eu consiga identificar cada lista de comentários com cada post em separado, preciso usar as variáveis identifier, url e tittle, de forma que para cada post, o sistema consiga separar os comentários. No blog que estou ‘brincando’ se eu posto em um post, ele está ‘replicando’ para todos os outros. Tem alguma ideia de como colocar o código html criar um identificador para cada post?

    Responder

Deixe um comentário