Conheça 8 funcionalidades “escondidas” no editor Wix

Comumente vejo muitos sites feitos como que de forma automática, onde o usuário escolhe um template, altera os textos, imagens, menus, contato, faz a publicação e por fim, o upgrade.

Esse é o caminho mais rápido, simples e fácil de se criar um site na internet, usando o Wix.

Não há nada de mal em agir dessa forma, se está sendo suficientemente satisfatório para o seu negócio, então que assim seja, como já diz o ditado popular: “em time que está ganhando não se mexe“.

No entanto, isso não significa que esse caminho seja o único. Pelo contrário, o editor do Wix oferece vários recursos que são capazes de fazer com que um site básico se torne mais articulado e atraente.

São funções que, por serem tão pouco exploradas, se tornaram como que “escondidas”, não por estarem realmente escondidas, no sentido literal da palavra (até porque o Wix não faz mistério quando lança um novo recurso no editor), mas são funcionalidades que estão aí, porém são pouco usadas e na maioria das vezes, ficariam bem se fossem aplicadas em vários sites criados no Wix.

Outro fato notável também, é que muitos usuários deixam de empregar esses recursos, simplesmente por não saberem que eles existiam.

De qualquer modo, selecionei 8 funcionalidades, em que não há nenhuma novidade, pois o que fiz foi combinar diferentes estilos, mas o importante é que essa listinha exemplifique as infinitas possibilidades que um mesmo elemento pode ter dentro de uma página.

Veja aqui a página de exemplo com os elementos estilizados. Não reparem a “bagunça” no site, mas prendam-se aos elementos propriamente ditos.

Confira:

1. Estilos de Botões

Não se engane. Os estilos de um botão são bem maiores do que aquelas 4 opções que aparecem na guia “Trocar Estilo“. Você pode mudar o visual de um botão e torná-lo mais chamativo.

Como fazer?

  1. Clique sobre um botão.
  2. Selecione “Trocar Estilo“.
  3. Escolha “Personalize este botão” ou “Editar Estilo“.
  4. Em seguida basta fazer as alterações conforme suas preferências.

2. Espaçamento de linhas

Saiba que é possível aumentar o espaço entre uma linha de texto e outra, fazendo com que o texto fique mais espalhado por uma página. Essa formatação pode ter utilidade em diversas ocasiões.

Como fazer?

  1. Clique duas vezes sobre o texto.
  2. Aperte Ctrl+A para selecionar todo o texto.
  3. Clique no ícone de espaçamento de linhas e selecione um valor.

3. Espaçamento de caracteres

Outro estilo que pode mudar o visual do seu texto é aplicar um espaçamento maior entre uma letra (caractere) e outra, isso faz com que o texto em questão ganhe destaque.

Como fazer?

  1. Clique duas vezes sobre o texto.
  2. Aperte Ctrl+A para selecionar todo o texto.
  3. Clique no ícone espaçamento de caracteres (AA) e selecione um valor.

4. Estilos de Imagens

Os estilos de uma imagem vão muito além dopadrão com ou sem moldura. Existem outros designs que podem causar inúmeros resultados e deixar uma imagem com um visual mais sofisticado.

Como fazer?

  1. Clique sobre a imagem.
  2. Selecione “Trocar estilo“.
  3. Escolha “Personalize esta imagem” ou “Editar Estilo“.
  4. Agora faça as configurações que desejar.

5. Elemento FAIXA

O objeto “Faixa” permite inserir uma faixa que se estende por toda a largura de uma página, de um extremo ao outro, sem prejudicar a visualização do site. É um elemento cheio de possibilidades e opções de estilos, como podemos ver no 1º exemplo.

Como fazer?

  1. Clique em “Adicionar>>Formas e Linhas>>Faixa“.
  2. Clique sobre a Faixa e selecione “Trocar estilo“.
  3. Agora escolha a opção “Personalize este Elemento” ou “Editar estilo“.
  4. Faça as alterações conforme suas preferências.

6. Faixa com imagens

Também é possível colocar uma imagem de fundo na faixa, que se expande automaticamente junto com a faixa.

Como fazer?

  1. Clique sobre a faixa, selecione “Configurações
  2. Insira a imagem desejada e clique em “OK“.

7. Elemento FORMA

O objeto forma foi lançado recentemente, então é esperado que poucas pessoas tenham conhecimento desse recurso. Trate-se de inúmeras formas que podem ser usadas em várias situações, como logos de sites e outras aplicações.

Como fazer?

  1. Clique em “Adicionar>>Formas e Linhas>>Forma“.
  2. Clique sobre a Forma que foi adicionada e selecione “Escolher Forma“.

8. Botão de imagens

Outro recurso que foi lançado a pouco tempo e que é uma grande novidade é o botão de imagens, que permite ter imagens como botões, com efeitos que mudam a imagem ao passar o mouse.

Como fazer?

  1. Clique em “Adicionar>>Botões e Menus>>Botão de Imagem“.
  2. Insira uma imagem que aparecerá primeiro, depois uma imagem para quando o mouse passar por cima e uma imagem que ficará aparecendo quando o link do botão estiver aberto.

Conclusão

As opções de estilos são infinitas e variadas e também existem muitos outros elementos ainda “escondidos“, cabe ao empreendedor avaliar a necessidade ou não de aplicar algum desses recursos em suas páginas.

OBS: a opção “Personalize este..“, modifica apenas aquele elemento em questão e não cria um novo estilo. Já a opção “Editar Estilo“, muda todo um estilo que poderá ser usado em outros elementos, sem necessidade de alterar tudo novamente.

Havendo dúvidas, fique a vontade para comentar.

2 comentários em “Conheça 8 funcionalidades “escondidas” no editor Wix”

  1. Olá Gabriel

    Tomei conhecimento hoje do Wix e achei o site bem interessante.
    Estou trabalhando em um projeto em que estou criando um site e acredito que o Wix poderá me ajudar bastante, porém estou com algumas duvidas que gostaria de, se possível, tirar com você.

    Meu site precisa de muitos menus. Vou precisar colocar menus na parte superior da tela (aproximadamente uns 15) e onde cada um destes menus abrirá uma pagina com vários menus laterais no lado esquerdo da tela. Ao clicar em cada um destes menus laterais abrirão outros submenus onde cada um corresponderá a uma nova tela. Algo semelhante aos menus laterais do facebook, mas com a inclusão de vários submenus.

    Outra função que pretendo colocar no site é ter imagens (pequenas fotos) onde ao clicar nestas imagens novas telas abrirão.

    Campos onde as pessoas podem deixar seus comentários, inserir imagens em suas paginas e fazer reservas para eventos como presença em festas e congressos.

    O projeto em que estou trabalhando é algo não esta relacionado com vendas, mas com divulgação de marcas e comunicação com os clientes destas marcas. Com um lado parecido em alguns aspectos com a proposta do facebook a nível de comunicação.

    Com o Wix é possível eu criar o meu site e inserir estes itens que desejo ?

    Grato pela atenção.

    Jean Pagno

    Responder
    • Olá Jean,
      Acredito que este site esteja mais ou menos do jeito que pretende, acesse aqui. Recomendo criar seu site no plano grátis e ir testando para ver se o Wix atenderá suas necessidades.

      Abraço.

      Responder

Deixe um comentário