Fundo transparente PNG – Como deixar uma imagem sem fundo 2019

Por vezes encontramos uma imagem genial, aquela que se encaixa perfeitamente na oferta do site, como se tivesse sido feita para esse propósito.

Mas aí nos deparamos com um problema: o fundo da imagem é diferente do fundo da página. Esse dilema é bem comum e é responsável por limitar o design de muitos projetos.

Contudo, é possível remover o fundo de uma imagem, sem que seja necessário baixar programas ou entender de edição de fotos. Existem sites que fazem esse serviço de maneira gratuita e com resultados satisfatórios.

É possível remover qualquer fundo?

Vamos colocar os pingos nos “is”. Não é qualquer fundo que pode se tornar transparente. Por se tratar de ferramentas online e gratuitas, as imagens que apresentam os melhores resultados são aquelas com fundo único (simples), ou seja, cor sólida e sem muita mistura de cores.

Somente com o uso de programas, como o Photoshop, é possível trabalhar mais profissionalmente esse tipo de imagem.

Observe:

Fundo transparente PNG

PNG

A imagem após ser editada, será salva em formato PNG, que é um formato de alta qualidade e grande fidelidade às cores. Saiba mais aqui.

Só lembrando que esse tipo de imagem é mais pesada, portanto, tenha cautela para não sobrecarregar sua página.

Como deixar o fundo transparente PNG

Tutorial em vídeo:

Sem mais, veremos 2 formas de remover o fundo de uma imagem:

1º Método: Online Image Editor

Esse é um dos sites que mais uso, pois apresenta ligeira qualidade frente às outras 2 opções.

1º Passo

Acesse o Online Image Editor.

2º Passo

Envie sua imagem, clicando no botão “Choose File (Escolher Arquivo)“. Selecione a imagem no seu computador e em seguida clique no botão “Enviar“:

3º Passo

Com a imagem enviada para o site, clique na guia “Wizards“:

4º Passo

Nessa guia, clique na ferramenta “Transparência“, no ícone de diamante:

5º Passo

Clique na área do fundo que deseja remover e vá clicando até a transparência atingir todo o fundo da imagem.

Observe a figura abaixo:

6º Passo

Perceba que no exemplo anterior ainda sobrou alguns ‘riscos’ do fundo antigo. Para remover também esses vestígios, clique na opção “Traçar linha transparente” e selecione a grossura do traço:

7º Passo

Agora, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, passe por cima dos vestígios de fundo antigo:

8º Passo

Para finalizar, clique no ícone “Salvar” e em seguida na pasta “Escolher local“:

Imediatamente a imagem será baixada em seu computador.

DICA:

Se você pretende recortar a imagem, é melhor fazer pelo próprio Editor mesmo, pois assim estará recortando a imagem com o novo fundo.

Para isso, clique na guia “Basics” e depois na ferramenta “Recortar“. Feito isso, basta dimensionar o tamanho do corte:

2º Método de como ter fundo transparente

Editor Pixlr

Outra alternativa para remover o fundo da imagem é o Pixlr, que tem funcionamento semelhante ao Online Image.

1. Acesse o site do Pixlr. (O editor está somente em inglês)

2. Clique na opção “OPEN IMAGE” e escolha a imagem no seu computador:

Fundo PNG

3. Com a imagem já carregada no editor, clique no ícone ‘Tesoura’ no menu lateral.

4. Clique no elemento “Varinha mágica“, na caixa de ferramentas ‘TOOL’:

5. Clique com a varinha dentro da área que deseja remover (fundo). A imagem de fundo será removida imediatamente:

6. Para remover a “sobra’ da imagem de fundo que ainda tenha ficado, clique na ferramenta ‘Drawcut’ e selecione o tamanho do pincel (size) :

7. Agora mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, vá passando onde achar necessário:

8. Feito isso, clique no botão “SAVE” na parte inferior:

9. Agora insira um nome para a imagem e escolha o formato PNG, para que fique com fundo transparente. Por fim, clique no botão Download para baixar a nova imagem:

Conclusão

Como vimos, essas dicas se encaixam melhor em imagens que tenham fundo sólido, com cor definida. É possível remover o fundo de imagens com várias cores ou em ambientes mistos usando o Pixlr, porém é um processo mais trabalhoso.

De todo modo, com os passos acima já se ampliam as possibilidades de melhorar o design de uma página ou de qualquer outra aplicação.

Solução profissional

Se você não ficou satisfeito com o resultado, mas também não quer usar programas complexos para remover fundos de imagens, como o Photoshop, existem outros serviços online que cumprem essa tarefa, porém não são grátis, os preços são cobrados em dólares e variam de U$ 3,99 a U$14,99 por mês.

Um desses serviços é o Clipping Magic.

Contudo, a regra para a “imagem com fundo definido” também vale para essa solução paga, isto é, os melhores resultados são naquelas imagens com fundo único.

É isso. Havendo dúvidas, comente.

261 comentários em “Fundo transparente PNG – Como deixar uma imagem sem fundo 2019”

  1. Muito bom o post, ajuda bastante ! mas tenho uma dúvida, no meu caso não funcionou muito bem pois a imagem tem uns escritos e quando eu salvo ela fica com uns pontinhos ao redor das letras, o que fazer neste caso ?

    Responder
    • Olá Bárbara,
      Como eu disse no vídeo, essa é uma ferramenta paliativa, ou seja, é um quebra galho, em alguns casos nem sempre o resultado sairá como esperado devido às limitações da ferramenta. Mas você pode tentar corrigir o seu problema fazendo o que foi descrito no passo 6 e 7.
      Abraço!

      Responder
  2. Cara valeu mesmo, tava tentando achar um site que fizesse exatamente isso. Me ajudou muito, é prático, simples e de graça. Tentem pessoal, funciona de verdade. Agora meus trabalhos estão ficando cada vez mais incríveis. Showww.

    Responder
  3. Boa tarde, gostei do post…..muito bom
    Gostaria de saber se vc tem outras dicas de editores gratuito de imagem e vídeo, gosto de treinar e trabalhar com isso, quase um passa tempo…..caso tenha obrigado, mas se não souber, agradeço da mesma forma, a sua ajuda já foi muito legal.
    Abraços

    Responder
  4. Olá Gabriel Martins!! Gostei muito mas, quando eu tiro o fundo png, salvo e entro em outro site para fazer uma capa para meu canal, eu coloco um fundo na imagem em png e a imagem fica com um contorno feio. O que faço? Espero uma resposta e muito obrigada!!!

    Responder
  5. Parabéns, fiquei horas procurando como fazer, e quando achei este post em menos de 5 minutos, estava pronto… Quando temos uma informação que nos atende temos que parabenizar a pessoa que fez isto e agradecer. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!!!

    Responder
  6. Queria apenas dar um beijo na boca do Gabriel!!!!
    Primeira vez que alguém ensina algo super simples e didático!
    Obrigada cara, me ajudou muitoooooo!!!!
    Bjokas
    Kari

    Responder
  7. Eu te amo muito , me ajudou bastante, tenho um trabalho pra entregar e os personagens já estavam feitos, só falatava aplicá-los a historia e graças aos editores eu vou conseguir terminar, obrigada :33

    Responder
  8. Cara, o Pixlr é o melhor sem duvidas, mas eu encontro sérios problemas pra abrir esse site. Sempre aparece que não pode executar o plugin e eu ja atualizei flash player e tudo mais. Não é a primeira vez que esse site dá trabalho. Complicado…

    Responder
  9. Boa tarde,
    então minha imagem ja esta salva em PNG e quando jogo na area de trabalho para confirmar realmente o fundo esta transparente. Porem quando jogo essa imagem no Autocad o fundo branco apareçe novamente, consegue me ajudar ?

    Obrigado!

    Responder
  10. Boa tarde,
    então minha imagem ja esta salva em PNG e quando jogo na area de trabalho para confirmar realmente o fundo esta transparente. Porem quando jogo essa imagem no Autocad o fundo branco apareçe novamente, consegue me ajudar ?

    Obrigado!

    Responder
  11. Boa tarde!
    Não consigo anexar o anexo do computador. Aparece uma mensagem indicando erro ao carregar: There was an error moving the uploaded . Alguém pode me ajudar?

    Obrigada!

    Responder
  12. Boa tarde amigo, muito bom o seu tutorial, porem preciso saber como remover até mesmo o fundo transparente, pois preciso que uma imagem tenha uma reação ao passar o mouse por cima, e não consigo pois o fundo transparente fica na frente, se puder me ajudar agradeço

    Responder
  13. Amigo, eu fiz tudo correto, e quando abro a foto realmente esta sem fundo (Em formato png). Mas por alguma razão, quando coloco em meu site, a foto volta a ter fundo! O_O alguém me ajuda?! :/

    Responder
  14. Excelente post! Dica valiosíssima! Resolveu o meu problema rapidamente. É como você disse, a qualidade não fica lá essas coisas, mas dependendo da cor do fundo nem dá para notar. Gratidão! 😉

    Responder
  15. Poxa, eu fiz tudo o que você disse e até salvei como PNG mas quando abro no Photoscape ou em qualquer outro programa o arquivo fica com fundo branco. Na verdade, quando salvo ele já baixa automaticamente com fundo branco quando abro a foto. O que devo fazer? Queria colocar essa imagem recortada em cima de um convite.

    Responder
    • Olá Thayla,
      Qualquer imagem que você abra no Photoscape, mesmo ela sendo de fundo transparente, aparecerá com fundo branco, mas se dentro desse programa você a salvar, ela continuará com fundo transparente. Para saber se a imagem realmente está com fundo transparente, salve-a na área de trabalho, e como um ícone, veja se ela aparece com fundo branco ou transparente. Tente usar outro programa, como o Power Point, para fazer montagens de fotos.
      Abraço.

      Responder
  16. Prezado,
    Fiz tudo como recomendado, mas ao adicionar a imagem png ao cabeçalho do site a cor ficou laranja.
    Já refiz no GIMP, Photoshop e Pixrl e continua acontecendo a mesma coisa.
    Como fazer com que a imagem fique com o fundo transparente.

    Responder
  17. Usei o primeiro, aqui win 10, funcionou perfeito, estava quase recortando, literalmente a fotografia para incluir num grupo de amigos… uma pessoa que nao pode comparecer ao evento.
    Muito obrigado, sucesso saude Abs

    Responder
  18. Eu fiz no Pixlr porém minha imagem ficou sem qualidade, mesmo salvando com Qualidade Total.
    No Outro ficou com qualidade porém não removeu todo o fundo. :/

    Responder
  19. fiz tudo certinho e a imagem ficou transparente, mas quando vou colocar a imagem transparente por cima de uma imagem normal, a imagem que coloquei a transparência fica com o fundo branco, alguém sabe o por quê?

    Responder
  20. por favor não estou encontrando esse cadeado para destravar
    eu cliquei com a varinha magica em tudo salvei em formato png mas não ficou transparente .
    como faço ?
    grata Att: Bruna

    Responder
  21. Muito bom! Estava há meses precisando e tentando fazer isto e não conseguia. Com suas instruções foi em cima, fácil e rápido. Gratidão. 🙂

    Responder
    • Oi Carolina,
      Esse procedimento também vale para imagens GIF, basta seguir os passos. Lembre de não marca a opção “Enviar e Converter“.
      Abraço.

      Responder
  22. Olá, meu caro!

    VOCÊ ME AJUDOU DEMAIS, VOCÊ É TOP! Eu tive uma ideia tão legal pra um vídeo que estou editando e quase desisti dela porque não sabia como colocar fundo transparente na foto… Mas agora eu sei e graças a você com essa dica maravilhosa! MUITO OBRIGADA!

    Responder
  23. Cara parabéns excelente artigo e bem explicativo resolveu meu problema aqui muito rapidamente em uma ferramenta em que eu já até utilizava mas não sabia usar esta função obrigado mesmo amigo e te desejo muito sucesso fica com Deus amigo meu blog conquistanaweb.com

    Responder
  24. Olá Gabriel. Excelente a sua dica e a sua explicação… Eu estava alucinada tentando converter o logo do blog para fazer uma camisa oficial de corrida para mim, mas não estava querendo aprender a usar um photoshop da vida. Com esse editor online e com suas explicações foi tudo muito fácil e prático!
    Parabéns!
    Muito obrigada!
    Abraços
    Carolina

    Responder
  25. Como dar Zoom no editor? Porque eu estou tentando editar imagens um pouco pequenas e fica muito ruim pra acerta as edições com o tamanho atual das imagens….. Desde ja Obrigado

    Responder
  26. Amei esse programa, como faço para baixar em meu comutador? Temos essa opção? Ficava quebrando a cabeça com photoshop e as inúmeras explicações da internet que nunca davam certo ou não explicavam o passo a passo para um principiante e aqui foi rápido e prático.
    Parabéns!

    Responder
  27. Olá.Muito obrigadaaa!!! Salvou minha vida:D Não estava entendendo porque o fundo ficava branco.Salvei em PNG e ficou como gostaria.Muito obrigada mesmo.Sucesso! abraços Luciane

    Responder
  28. Desculpe o vocabulário, mas, cacete!!, até que enfim uma explicação lúcida e prática.
    Depois de tanta porcaria confusa de gente que mal sabe se expressar aqui na internet, encontrei a solução de meus problemas. Estava tendo dificuldade em tornar transparente uma estampa para camisetas e com essas informações consegui e ficou ótimo.
    Muito obrigado, parabéns pelo post e sucesso, sempre!

    Responder
  29. Consegui fazer quase tudo, mas chega na hora de salvar e diz que está processando e não salva.
    Alguém sabe como resolver este problema??
    Obrigada

    Responder
  30. EU SEMPRE USEI ESSE SITE MAS ESSA SEMANA NÃO ESTA MAIS SALVANDO NO PC ALTEROU O FORMATO DO SITE E ALTEROU A MANEIRA TBM AGORA NÃO CONSIGO MAIS USAR.

    Responder
  31. Muito Bom Gabriel! Há tempos que buscava um editor desses online já que passo a maior parte do tempo no meu trabalho e não posso baixar nenhum programo fixo. Valeu mesmo!

    Responder
  32. nao tem um jeito automatico? algum programa. é muito dificil e quando eu tento sempre fica com a aparencia de “tinha um fundo mais foi retirado a mao” ajuda aí.
    obrigada

    Responder
  33. Como no outro comentário, assim que colei o resultado em outros programas, fica com fundo branco.
    Desculpe a ignorância mas como corrigir isso, tem jeito.
    Podemos usar o MS Paint como exemplo, como corrigir nele?
    Obrigado e valeu mesmo pela dica, já ajudou demais e ganhou mais um fã.

    Responder
    • Ao procurar uma solução para este problema, acabei descobrindo que a imagem está correta, o problema são alguns programas que não trabalham bem com a imagem no formato .png (transparente).
      Utilizando o photoshop, fireworks e afins fica tudo legal.
      Mais uma vez, obrigado pela dica.

      Responder
  34. So teve um problema
    Quando eu joguei a minha imagem no programa as cores ficaram malucas…
    mudo tudo…
    tipo Negativo…so que no caso as cores nao inverteram

    Responder
  35. Obrigado 🙂 Você me ajudou muito, estava procurando na internet como fazer fotos com fundo transparente e só achava do Pixlr, mas nele o fundo ficou branco quando eu salvei não sei se fiz alguma coisa de errado, Feliz Ano Novo !!!

    Responder
  36. Olá Gabriel, excelente dica. Deswde que a Microsoft tirou a ferramenta de tornar transparente os fundos brancos de uma imagem, a coisa ficou difícil a partir do office 2007.
    Sua explicação e o próprio editor online estão fantásticos.
    Parabéns.

    Responder
  37. Cara muito boas estas dicas. Resolveu de forma bem prática meu problema de aplicar fundo transparente na imagem para criar ícones a partir delas. Muito OBRIGADO!!!

    Responder
  38. cara agradeço demais ajudou muita gente parceiro sou uma criança ainda mas sei o tamanho da ajuda que vc deu á estas pessoas podem até serem profissionais que precisavam de imagens sem fundo cara obrigado msm !

    Responder

Deixe um comentário