Uma das características que mais atraem quem está em busca de construtores de sites é a sua facilidade de uso e o quanto intuitivo ele pode ser, pois a esmagadora maioria das pessoas não está muito a fim de mexer com códigos e linguagens de programação. O usuário final não tem interesse em saber os significados dos termos técnicos do mundo do Webdesign, como HTML, Head, Java, Hover, etc.
Ele procura por resultados rápidos, de preferência bonitos e eficientes. Hoje, um construtor de sites que se destaque, não basta apenas que ele suprima a necessidade de entender códigos e programação, mas que ele não fique só nisso e ofereça uma interface amigável, em português, intuitiva e que permita a liberdade de criação, isto é, que seja “Drag and Drop“.
O que é “Drag and Drop” (D&D)?
Este é um termo técnico que significa “Arrastar e Soltar“, é a possibilidade de arrastar livremente um elemento por qualquer parte de uma página (Saiba mais).
Trabalhar com uma interface “D&D” faz muita diferença, já aumenta o poder de criação e dar maior espaço para a criatividade do empreendedor, independentemente de seu conhecimento em Web design, é ideal para quem não deseja lidar com códigos.
A importância desse atributo
O “D&D” NÃO deve ser usado para definir a qualidade de um construtor de sites e muito menos a eficácia de um resultado final, isto é, de um site criado em um construtor que não seja “D&D“. A importância dessa particularidade irá depender EXCLUSIVAMENTE do usuário, pois está ligada tão somente ao processo de criação, ao nível de interação entre o usuário e máquina.
Um internauta que tenha conhecimento mediano em programação, poderá preferir um construtor que não seja “D&D“, pois para ele a ‘liberdade de criação’ está relacionada a liberdade de alterar os códigos fontes do site. Já um usuário sem conhecimento algum em criação web, irá preferir uma interface “D&D“, visto que é bem mais fácil de criar o design do site desse modo.
Construtores de Sites “D&D”
Para dar uma orientação a quem ainda vai começar a criar seu site ou está pensando em mudar de construtor e que deseja trabalhar com essa propriedade “D&D“, vou listar alguns entre os mais conhecidos e outros não muito familiares para o público brasileiro.
OBS 1: A maioria dos construtores da lista não estão em língua portuguesa.
OBS 2: Muitos criadores de sites afirmam ser “D&D“, contudo, eles permitem arrastar os elementos SOMENTE dentro de uma área pré-determinada pelo editor e não livremente por toda a área de uma página. Portanto, os construtores “D&D” listados abaixo são aqueles que apresentam a interface 100% “D&D”.
Começando pelos que possuem esta característica:
Construtores NÃO “D&D”:
- Big Rock
- Drupal CMS
- Edicy
- Flavors.me
- Godaddy
- Jimdo
- Light CMS
- LocaWeb
- Pagebuild
- RVSite Builder
- Site PX
- SquareSpace
- Strikingly
- Ucoz
- UOL Sites
- Webnode
- Webs
- Weebly
- Yola
- Zoho Sites
Conclusão
Ainda existem muitos outros construtores de sites, estes listados foram os que testei. Volto a ressaltar, que esta seleção não se trata de definir o melhor ou pior construtor, apenas expor aqueles que tem a funcionalidade do “Drag and Drop” e os que não tem.
Recomendo sua avaliação pessoal para cada construtor, a fim de tirar suas próprias conclusões, quem sabe um desses construtores não seja o ideal para seu negócio? 😉
É isso. Em caso de dúvidas, comente.