5 dicas que podem deixar seu site mais Profissional

Pra quem encara um processo de criação de site sozinho, é sempre bom estar atualizado com informações que ajudem a melhorar o design, a estrutura e a organização do site. Por vezes, um usuário pode criar um site com um layout diferente, acreditando que estará facilitando a vida do visitante que acessa seu site, sendo que na verdade pode estar prejudicando a navegação e a usabilidade.

Assim sendo, aprender algumas dicas vindas de quem trabalha nessa área, ajuda a manter a identidade e o profissionalismo do projeto.

Confira algumas:

1. Logotipo e menu estáticos

Identidade visual é manter um mesmo aspecto do layout dentro de todas as páginas de um site. Itens como logotipo e menu devem ser estáticos, isto é, posicionados no mesmo lugar, tanto na página Home, quanto nas demais páginas.

Isso significa que é errado ter o logo e o menu no cabeçalho da Home, mas no interior do site eles estarem em outro canto. Se na primeira página o Menu ou Logo estão no rodapé, nas outras páginas também deverão estar nesta mesma posição.

Tudo isso para facilitar a navegação do site e não deixar o visitante confuso, fazendo com que ele fique procurando onde está o Menu. Não se engane, pode parecer bobagem, mas manter esse mesmo padrão de posicionamento pode definir a permanência ou não de um cliente no site.

Obs: não confunda estático com fixo.

2. Menu com mesmo número de páginas

E por falar em Menu e identidade visual, outro erro grave que muitos usuários cometem é mudar a quantidade de páginas dentro de um Menu.

Vamos supor que na página inicial há um Menu com as páginas Início, Sobre, Portfólio, Serviços, Clientes, Investimento e Contato. Mas quando uma dessa páginas é acessada, a página Investimento, por exemplo, some do Menu, deixando o visitante desorientado.

Isso JAMAIS deve acontecer, pois dificulta a navegação e, dependendo da página omitida, pode prejudicar os negócios. Daí a importância de manter a mesma identidade por todas as páginas.

3. Barra com Scroll

Essa dica já é bem mais leve que as 2 anteriores, mas mesmo assim, é válida para manter a boa “saúde” do layout. Trata-se da largura do site, no qual a resolução da tela do visitante é menor do que a largura da página acessada, criando a feiosa, incômoda e indesejável barra de rolagem horizontal ou scroll.

Os sites criados no Wix geralmente são responsivos, exceto para resoluções inferiores a 1024 x 768 (baixa resolução), a qual vem caindo em desuso. Para esta resolução alguns sites ainda apresentam a barra horizontal. Mas para as telas mais atuais, como 1152×864, 1280×768, 1280×800, 1280×960 e 1280×1024, a exibição das páginas ocorre sem problemas.

O que causa o aparecimento dessa barra é a largura ou posicionamento dos elementos no interior da página.

Por exemplo, se uma imagem, formulário, galeria, texto, etc, estiver muito no canto da página, provavelmente criará a barra horizontal, o qual poderá ser constatada já na pré-visualização. Não que você não possa explorar os espaços que estão FORA das linhas de grade, mas é preciso estar atento para não extrapolar e acabar formando as barras.

4. Fundo na Galeria

Nem sempre temos necessidade de adicionar descrição e título nas imagens de uma galeria. Com isso, é comum ver galerias com slides sem descrições, mas que mantém a cor de fundo reservado ao título e à descrição.

Para remover essa barra, basta clicar sobre a Galeria, selecionar “Trocar Estilo“, clicar sobre o estilo atual e depois em “Editar Estilo“.

Em “Cores”, na opção “Background“, clicar no botão ao lado “Personalizar cor” e arrastar a barra até a Opacidade atingir o valor 0 (zero) .

Clique no botão “OK” para guardar as alterações.

5. Rodapé padrão

O Rodapé é como se fosse um tipo de “carimbo” da instituição, cuja função é afirmar a autenticidade das informações expostas no site. Usualmente é composto por data, ícone de Copyright e frase de direitos autorais.

O problema é que em muitos casos os usuários ignoram esse elemento e deixam o valor padrão que vem no template Wix, como:

© 2023 by Success Consulting. Proudly created with Wix.com

Nem preciso dizer que essa falha invalida as funções descritas acima. Para corrigir esse pequeno problema, basta personalizar esse item:

2014© ACADEMIA FUTURO. Todos os direitos reservados.

É isso.

Havendo dúvidas, comente. 😉

Deixe um comentário