Saiba tudo sobre Email Marketing

Inspirado no incrível curso do professor e palestrante em Marketing Digital, Felipe Pereira, resolvi desenvolver uma série de artigos sobre essa grande ferramenta de vendas que é o email marketing, baseado no curso Email Marketing Efetivo.

Email marketing é a prática do marketing digital que consiste no envio de mensagens eletrônicas a um público previamente cadastrado.

Apresenta-se como mais uma ferramenta que pode ser utilizada virtualmente pela sua empresa para divulgar novidades, produtos, promoções, eventos, mensagens institucionais, enfim, aquele conteúdo que estiver definido em seu plano de marketing, para um grupo seleto de consumidores ou potenciais consumidores com a finalidade de trazer maior rentabilidade à sua empresa.

Desenvolvendo uma campanha de email marketing

O primeiro passo para começar a alcançar o sucesso através do email marketing, é estabelecer um planejamento de marketing digital, em que esteja previsto o cronograma de envio de emails, a estratégia adotada para a realização da comunicação e os objetivos gerais da sua campanha.

Com base em sua lista de contatos de emails, chamado de mailing, que deve ter sido compilado através de outras ferramentas de marketing digital, ou através da compra de um mailing específico.

Com os destinatários definidos, e todas as informações acerca deles já conhecidas, fica mais fácil para que você consiga definir quais deverão ser as peças de comunicação a serem enviadas.

Após o envio do email marketing, cabe ao profissional monitorar os resultados e acompanhar a eficácia da campanha de marketing digital.

Email marketing: uma prática rentável

Em um estudo realizado no final de 2012 pela Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto), foi comprovado que, naquela época, 78% das empresas já utilizavam email marketing como forma de se posicionar ao lado do público-alvo na internet.

Destes 78%, quase a totalidade se disse satisfeito com os resultados obtidos após o envio de email marketing, seja no aumento efetivo das vendas, ou na certeza de estar estabelecendo um relacionamento com o público-alvo, a fim de agregar valor à marca.

Ou seja, além da rentabilidade comercial, como o aumento de vendas de determinado produto, que o email pode provocar, ele ainda garante que a sua empresa estará corretamente posicionada ao lado de consumidores e prospects, para fazer com que a imagem da sua marca seja sempre vista como referência na hora da decisão de compra.

Contudo, investir no email marketing é uma prática que tem se mostrado cada vez mais rentável para as empresas que já perceberam a potencialidade deste tipo de comunicação.

Apresentando uma série de benefícios e funcionalidades, o email marketing pode se tornar, portanto, uma ótima ferramenta de venda, ao passo em que estabelece um contato favorável da sua marca para com o seu público, podendo vir a gerar o aumento da lucratividade da sua empresa.

Saiba mais sobre o curso do professor Felipe Pereira, aqui.

2 comentários em “Saiba tudo sobre Email Marketing”

  1. Excelente artigo!

    Parabéns pelo texto simples e pela abordagem do assunto E-mail Marketing com informações sólidas do mercado.

    Virei fã!

    Responder

Deixe um comentário