Como criar um formulário que aceite Envio de Arquivos pelo visitante

A ideia desse post surgiu pela dúvida do William Marques, leitor do blog,  o qual precisava de um formulário de contato em que o visitante pudesse enviar arquivos em anexo. Como essa pode ser a dúvida de muitos outros usuários, resolvi fazer esse pequeno tutorial.

Uma opção de upload é útil em diversas situações e sua importância irá depender da área de atuação da empresa. No caso do nosso amigo William, ele precisava de um formulário com upload para que as pessoas que se interessassem em trabalhar na empresa dele, pudessem enviar seus currículos.

Para este caso, recomendei 2 opções para ele: o aplicativo 123ContactForm ou o JotForm.

Veja um exemplo deste recurso aqui.

O ContactForm é um aplicativo interessante e bastante robusto, capaz de suprir as necessidades da maioria dos grandes sites. Porém, para ter acesse a este recurso de envio de arquivos, é preciso assinar um plano mensal no valor de R$ 10,00.

Como já fiz um tutorial (confira aqui) ensinando a usar o ContactForm, vou mostrar apenas onde está a opção para se inserir esse tipo de campo no formulário.

Como inserir upload no 123ContactForm:

1. Acesse as configurações do aplicativo, e estando logado, clique em “My Forms“.

2. Crie ou edite um formulário existente. Acesse a opção “Advanced fields“.

3. Agora clique no botão “File Upload“.

Pronto. O botão foi adicionado a seu formulário.

OBS: essa opção só será inserida se você tiver uma conta Premium (R$ 10,00/mês) no aplicativo.

Como inserir upload no JotForm (recomendado) :

O JotForm é um site para criação de formulários de contato, tem como principal característica permitir a criação de formulários robustos de maneira totalmente grátis, sem limitar recursos.

Ele possibilita até 100 inscrições mensais, armazenamento de até 100MB e tipos de formulários ilimitados. (Mais detalhes aqui).

Como eu já fiz uma videoaula sobre o JotForm (confira aqui), vou apenas mostrar como fazer para inserir este campo:

1. Acesse seu formulário no JotForm e selecione a opção “Carregar Ficheiros“.

2. Em seguida basta fazer as configurações e alterações no formulário e salvá-lo. Para mais detalhes basta assistir a videoaula que recomendei.

O JotForm é uma recomendação pois é totalmente grátis para aplicações mais leves, como é o caso do site do William, que usou o JotForm e está muito satisfeito. Confira o depoimento do próprio:

“Boa tarde Gabriel! 

Utilizei o JotForm e ficou perfeito! Ele atendeu 100% das minhas especificações! A versão free possúi 100mb de espaço para envio de documentos (pdf, exe, zip, doc, etc) o que está mais que ótimo para uma guia “trabalhe conosco” onde o objetivo é a pessoa enviar seu CV.  

O layout no qual o e-mail chega com os dados é impressionante também, design muito caprichado! 

Sem dúvida, esta é a melhor ferramenta de contato para wix, pois o nível de customização dos campos é praticamente completo! 

Mais uma vez, obrigado por me apresentar esta ferramenta. Abraço e sucesso!

Bem, o feedback do nosso amigo já é o suficiente para concluir esse artigo.

Havendo dúvidas, comente abaixo.

11 comentários em “Como criar um formulário que aceite Envio de Arquivos pelo visitante”

  1. Cambeo Willian. Eu tenho uma escola de Redação, vou criar um site onde os meu alunos possam interagir e enviar as redações para serem corrigidas, e claro, pagarem por este serviço. Existe a possibilidade deste jform ajudar neste quesito?

    Responder
    • Olá Adam,
      O Jotform permite criar formulário que possibilite envio de arquivos pelo usuário. O novo formulário do Wix (veja tutorial aqui) também permite isso e é gratuito. Mas veja que para criar um site de cursos online, você precisará usar uma plataforma que possibilite o cadastro e login de alunos, área restrita, etc. Veja se o Wix realmente pode suprir suas necessidades. Abraço.

      Responder
  2. O Jotform é muito bom, completo e fácil de usar mas agora eles tem colocado um rodapé preto enorme com a logomarca deles logo abaixo do formulário e aí não fica legal colocar em um site com este rodapé. Uma pena!

    Responder
    • Oi Rita
      Nós usamos o Jotform para obter respostas de nossos usuários, com bastante aceitação, mesmo com a propaganda deles no rodapé. No entanto, é possível utilizar os serviços pagos da Jotform, visto que o valor é pequeno, se considerar as vantagens.
      E dá pra utilizar em qualquer plataforma.

      Responder
  3. Olá Pedro,
    Willian

    Parabéns Willian pelas dicas acima, características de um grande profissional.
    A matéria foi bem explicada e ilustrada de forma correta, sem margens para dúvidas.
    Parabéns ao WIX.

    Vamos a questão levantada pelo Pedro.
    Uso os formulários do JotForm já a algum tempo e acho-os excelentes
    Quanto a quantidade ou limitações, terminam a cada final de período (30) dias
    Zerando a quantidade utilizada. Quanto ao espaço ocupado, basta que você acesse o site do serviço e exclua os arquivos que você não usa mais.
    Outra dica bacana é você acessar sua conta e em Get More completar as tarefas sugeridas para conquistar espaço e quantidade maiores de serviços.
    Abaixo, segue o link de um dos modelos prediletos meus.
    Fique a vontade para preencher.
    Um abraço a todos.

    Responder
  4. Boa tarde Willian, no caso do JForm eu uso ele, mas, tem uma questão não muito boa, cada envio de arquivos que postarem é até 100 m, ele vai acumulando, mesmo você apagando a caixa de email, a questão das respostas também é de 100 m, minha dúvida é a seguinte, se ultrapassar o limite de upload e de respostas, não sei se ele vai deixar fazer mais upload de arquivos e de respostas, a não ser comprando outra conta do JForm.

    Abraços

    Responder

Deixe um comentário