LiveChat – App de atendimento Online gratuito, vale a pena?

Faz um bom tempo que venho relutando em não usar esse aplicativo nos sites Wix, pelo simples motivo de sua interface ser invariavelmente em inglês, isto é, ela não muda, não pode ser editada.

Por mais que eu tenha revirado o aplicativo e seu painel de controle, juntamente com a versão instalada no PC, que, aliás, oferece muitas opções de configuração (apesar de não fazerem nenhum efeito significativo), não consegui fazer nenhuma modificação na área de interação do aplicativo, continuou as mesmas imagens e textos padronizados, a saber: “Chat Now” e “Leave a Mensage“, que respectivamente são: “Fale Agora” e “Deixe uma Mensagem“.

A janela de atendimento também não é muito amigável quando se trata do idioma, exibe uma propaganda no cabeçalho e uma frase em inglês: “Welcome to our LiveChat! Please fill in the form below before starting the chat.” que traduzindo seria: “Bem-vindo ao nosso LiveChat! Por favor, preencha o formulário abaixo antes de iniciar o atendimento.” (seria ótimo se fosse essa a frase na janela de atendimento, não? ).

Outro item que também não ajuda e que lutei para tentar alterar, é a frase automática que aparece ao usuário assim que ele entra na conversa, a saber: “Hello Fulano. How may I help you?“, traduzindo: “Olá Fulano. Como posso ajudá-lo?“. Resumindo, os únicos termos que ficam em português são os nomes do atendente e do usuário e a conversa entre eles em si.

Há salvação?

A essa altura do campeonato o leitor deve estar pensando: “Você falou tão mal da ferramenta que até desanimei“… Mas calma, vou apresentar alguns motivos e características que tornam o uso do aplicativo relativamente uma vantagem.

Uma luz no fim do túnel

Isso mesmo, nem tudo está perdido. E por quê? Um sistema de atendimento online é um recurso complexo que se resume basicamente assim:

  • Se você solicitar a um programador que ele crie um sistema desses para seu site, isso custará caro, levará tempo e a implementação será trabalhosa.
  • Se por outro lado você contratar o serviço de atendimento online oferecido por empresas especializadas, desembolsará cerca de R$ 29,90/mês a R$ 450,00/mês, dependendo da empresa e contará com poucos recursos nos planos mais baratos.
  • Ou se você se aventurar a instalar por conta própria um sistema desses, caso tenha conhecimento avançado em programação PHP, terá que contratar hospedagem de um servidor externo para isso. Além de torcer para que funcione, já que você poderá ter um trabalho árduo e no final das contas não dar certo. Acontece.

Como não sou especialista em sistemas de chats de atendimento ao cliente, sei que existem outras opções interessantes e que se houver alguma que chame atenção pelo seu custo x benefício, postarei aqui. Mas por enquanto ficamos com essas condições acima, só para termos uma noção de como é este mercado.

Mas e o LiveChat?

Diante dessas condições, temos o LiveChat, se destacando pelos seguintes motivos:

  • É gratuito.
  • Funciona mesmo.
  • É eficiente e apresenta um sistema robusto, com histórico, alerta de sons durante as conversas e avisos de novas solicitações de contato.
  • Permite a conversa por um longo tempo, sem esgotar o servidor.
  • Etc.

Enfim, o LiveChat, apesar de ser esteticamente desagradável, por sua interface em inglês, é um serviço que FUNCIONA e muito bem, em outras palavras, ele dá conta do recado.

Como usar?

Bem, diante desse fato, fica a critério do leitor, usar ou não o LiveChat em seu site. Caso decida usar, siga lendo para ver o tutorial de como adicioná-lo.

Siga os passos:

1. Acesse o Wix App Market e digite “chat” na caixa de busca.

2. Nos resultados, escolha o LiveChat e clique em “Adicionar ao Site“.

3. Acesse as Configurações do App e na janela que surgir, clique no link “Create One“.

4. Faça seu cadastro, informando seus dados na janela que aparecer, por fim, clique no botão “Sign Up Free“.

5. Imediatamente seu painel de usuário será aberto. Acesse a opção “Edit my Profile“.

6. Na próxima janela, clique no link “edit picture, name…“, para alterar a sua imagem de perfil entre outas coisas.

7. Mude a imagem de seu perfil (ela aparecerá na janela de atendimento), clicando no link “Upload file“. Depois faça as alterações necessárias e clique em “Save changes“, quando finalizar.

8. Feito isso, volte ao editor Wix e clique em “Web Application” ( ou connect account), para acessar seu painel e ficar online.

Baixando a versão para PC

9. Existe também a possibilidade de baixar o programa do LiveChat no seu pc. Recomendo essa ação pois é mais fácil manipular o aplicativo.

Para isso, clique no link “Windows” no rodapé do painel administrado do LiveChat.

10. Clique no botão “Get application” para baixar o app.

11. Após fazer a instalação do aplicativo em seu computador, abra-o e faça login com sua conta LiveChat.

12. Em seguida, acesse o aplicativo clicando no botão verde na barra de tarefas.

13. Pronto, seu painel está aberto, você está automaticamente ONLINE para seus clientes.

Conclusão

Se você foi “brasileiro que não desiste nunca” e chegou até aqui, significa que está interessado no aplicativo. Eu sempre digo que a melhor forma de saber se um app ou novo recurso do Wix será bom ou não para o usuário e seu negócio, é ele fazendo o teste.

Dessa vez não poderia ser diferente, recomendo que teste o app e se obtiver sucesso e bom retorno, vale a pena continuar a utilizá-lo até surgir outro aplicativo mais amigável esteticamente, em português e barato.

É isso!

Havendo dúvidas, comente abaixo.

Deixe um comentário