O desenvolvimento da web e o surgimento das redes sociais gerou uma grande mudança na forma das pessoas se comunicarem. Felizmente, as empresas também se atentaram a isso e inseriram ferramentas digitais (principalmente das redes sociais) em suas estratégias de marketing.
Nos últimos anos, os usuários da web passaram a expor mais suas opiniões, relatar suas experiências com empresas e produtos e influenciar outros usuários. A presença das empresas entre estes usuários tornou capaz uma comunicação mais eficaz. Empresa e cliente agora tem um relacionamento mais próximo, onde os usuários podem levar suas reclamações, dúvidas e elogios, diretamente à empresa.
Porém, muitas organizações ainda não sabem lidar com essa comunicação direta. Vejamos a seguir, algumas dicas para ajudar nessa comunicação:
1 – Saiba lidar com as críticas
Vemos muitos casos de mau uso corporativo das redes sociais, onde pessoas despreparadas não sabem lidar com críticas e reclamações na rede, respondendo de forma agressiva ou nem dando atenção ao usuário. Ambas as atitudes não estão corretas e só levam a mais negativismo.
Converse com o usuário que reclamou, entenda a situação e tente resolver da melhor forma possível. Se não for possível resolver o problema, pelo menos o usuário vai saber que a empresa se preocupou em atende-lo bem ajudar.
2 – Assuma a culpa
Nunca diga ao cliente que o problema foi causado unicamente por ele, por manuseio incorreto ou falta de informação, isso só piora a situação, porque passa a ideia de que a empresa está tirando o corpo fora e se isentando de responsabilidades.
Procure saber bem qual é o problema do usuário, investigando exatamente tudo o que aconteceu até o erro em questão. Ao final, depois de tudo resolvido, explique muito bem o que causou o transtorno para que o erro não se repita. Mas não jogue a culpa no usuário, com certeza existe outra forma de explicar o ocorrido.
3 – Fale a língua do cliente
Não utilize termos técnicos para se comunicar com o cliente, fale de forma compreensível para leigos, e se não for possível usar outro termo senão o técnico, ao menos explique do que se trata de uma forma simples. O mais prático nesse caso é já deixar preparado como falar e explicar sobre certos produtos, possíveis erros ou dúvidas, para que na hora que surgirem, não seja preciso demorar para responder ou se enrolar nas respostas.
O bom senso e sensibilidade na hora de lidar com o cliente são essenciais para construir um relacionamento com ele e uma boa imagem da empresa perante outros usuários. Se atente nas dicas na hora de se comunicar com seus usuários.
Artigo desenvolvido por Glaucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.