Um dos pilares do marketing digital é o conteúdo, que é uma tática de mercado de criar e distribuir material relevante e valioso para atrair e envolver um público alvo bem definido, seu objetivo é que, a partir desse conteúdo, se consiga aproximar, reter, engajar e fidelizar o público.
Além disso, pode-se também gerar credibilidade e confiança não só junto aos clientes, mas também a clientes em potencial.
O marketing de conteúdo já existia antes da Era Digital, mas após ela e com a criação das redes sociais e blogs é que a tática ganhou força. O grande diferencial para o seu sucesso está em um ponto chave: a criação de conteúdo relevante para o público.
O segredo é definir e conhecer o público-alvo corretamente, a fim de desenvolver o conteúdo adequado em que esse público realmente tenha interesse, dessa forma as pessoas irão comentar e compartilhar, ou seja, estarão envolvidas cada vez mais com a marca, produto ou serviço que a empresa tem a oferecer.
Assim, o conteúdo bem elaborado mantém o interesse do público e o aumenta ainda mais, logo, se mais pessoas começam a observar suas informações, será que você não terá mais oportunidades de expor o seu produto ou serviço e aumentar suas chances de venda?
Conteúdo diversificado
É importante que não se crie apenas a temática sobre a empresa ou produto, mas sim artigos e dicas de interesse que sejam relacionados a seus negócios. Mas, em meio a esse conteúdo, que seja possível promover os seus produtos.
Por exemplo: uma marca de cosméticos, pode gerar dicas de como cuidar de certos tipos de cabelo, e em meio a isso, promover seus produtos como parte das dicas. Ou uma empresa de alimentos que compartilhe receitas que tem como ingrediente os seus produtos. Além disso, a marca será propagada e fixada na mente dos clientes.
Mas, lembre-se que o foco é o público-alvo, por isso, não fale somente do que seja de interesse desse público, mas também com a linguagem que ele usa. O vocabulário precisa ser o mesmo para criar um interesse maior e estreitar o vinculo entre empresa-cliente.
Evite também termos técnicos e use uma linguagem clara, principalmente, caso a maior parte do público que se queira atingir seja de pessoas sem um conhecimento aprofundado no assunto.
Portanto, estude seu público-alvo, e gere conteúdo para atraí-lo e mantê-lo, mantenha a frequência de atualizações e desfrute dos resultados.
É isso!
Artigo desenvolvido por Glaucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.