Dicas Empresariais – Nova categoria com dicas objetivas para Melhorar seu Site.

Sempre que nos lançamos a fazer nós mesmos algo que seja desconhecido para nós, a primeira ação é buscarmos informações a respeito, seja consultando amigos, lendo manuais ou solicitando algum tipo de suporte. Essa lógica vale para quase tudo na vida.

Para a criação de sites, não poderia ser diferente. É mais fácil criar um site, mesmo utilizando uma ferramenta bastante intuitiva como o Wix, quando se tem dicas preciosas para alguns fatores que o usuário leigo não se dá conta, somente alguém que já trabalha nessa área há algum tempo, consegue ter uma visão mais profissional para perceber erros ou acertos que irão fazer a diferença no aspecto geral do projeto.

É semelhante a pedir a uma pessoa que nunca usou o Word para que ela crie um currículo de 2 páginas. Ela pode até criar um bom currículo, mas o resultado não ficaria tão apresentável quanto o de uma Secretária, habilitada e com conhecimento suficiente para não apenas criar um currículo, mas também formatá-lo e deixá-lo com aspecto profissional.

Agora imagine que você queira criar um currículo, a quem pediria ajuda? À pessoa que agora sabe como criar um currículo porque o fez 1 vez? Ou àquela profissional, acostumada e experiente o suficiente que, não apenas te ensinará como criar um currículo no Word, mas dará dicas para deixar seu currículo profissionalmente apresentável e com maiores possibilidades de êxito?

Pois então, essa é a proposta dessa nova categoria: dar dicas objetivas que irão te auxiliar a montar o seu site com uma noção mais profissional e menos leiga.

É uma série de dicas simples e rápidas para um tema complexo mas, se bem seguidas, irão ajudá-lo a atingir seus objetivos e aumentar as chances de obter o sucesso no seu website.

Muito dessas informações estão dispersas pela internet, porém irei fazer uma síntese para cada dica, aplicando também minha experiência e meu conhecimento nesta área e entregando um resultado de qualidade para o leitor.

Logicamente, como sempre advirto, as dicas aqui do blog não são regras, o desempenho e o sucesso do seu site vão depender de diversos fatores, dentre eles, sua dedicação e o empenho diante do seu projeto.

Agora vamos à 1ª dica dessa série.

Colete informações

colete

Planejamento é um item básico e ao mesmo tempo fundamental para quem deseja ter sucesso em um negócio. Na criação de sites funciona da mesma forma e a maneira mais usual de se fazer isso é pesquisando na internet e estudando a concorrência.

Analisar a concorrência é uma ótima estratégia para a montagem básica da estrutura do site, pois permite verificar como o concorrente está se comportando, como costuma se comunicar com seus clientes através da internet.

Para um bom levantamento de dados, considere alguns pontos:

  • Avalie o aspecto geral do site, isso inclui: Logo, posição e estilo do Menu, Largura e Altura, Efeitos e Recursos;
  • Navegue pelo site como cliente;
  • Repare como as informações estão dispostas e organizadas;
  • Repare nos textos e imagens utilizadas. Isso mostra a forma de comunicação da empresa;
  • Acesse todas as páginas e confira do que se trata cada uma delas;

Ao finalizar, volte ao Google e faça isso nos outros sites dos resultados de busca, inclusive nos links patrocinados. Vá praticando esse exercício até achar que já tem base suficiente para montar sua estrutura e organizar seus elementos.

Mas atenção, muita atenção, NUNCA copie o layout do seu concorrente, pois fazendo isso, você estará subjetivamente se colocando em posição inferior a ele e mostrando-se amador frente a seu cliente, lembre-se que os clientes dele poderão ser os mesmos que o seu.

É isso!

Essa foi a dica empresarial de hoje. Ate a próxima!

Deixe um comentário