Como Adicionar a Pesquisa Personalizada do Google

“Há males que vem para o bem”. É com esse famoso e antigo provérbio que começo esse artigo, referindo-me ao fato do Wix ainda não possuir um sistema de busca. Sabemos o quanto é importante ter um mecanismo de pesquisa no site, sabemos também que a equipe de desenvolvedores do Wix vem trabalhando firme para logo em breve lançar a caixa de Pesquisa para sites Wix, visto que esse é o recurso prioritário na lista de desejos dos usuário Wix.

Mas enquanto esse lançamento não acontece, podemos implantar soluções um tanto paliativas, porém, eficazes, como já foi mostrado aqui no artigo “Busca no Wix: adicione um Caixa de Pesquisa no seu Site“. No post citado, eu ensinei como inserir um mecanismo de pesquisa do Google, com uma caixa pré-estilizada, bastando o usuário baixar os códigos e editar alguns termos.

Nesse tutorial, vou mostrar como adicionar uma Pesquisa Personalizada do Google com o site já integrado à ferramenta, não havendo necessidade de alteração de códigos.

Ninguém possui maior autoridade que o Google quando o assunto é pesquisa na internet. E por que não deixar que o melhor mecanismo de busca da web cuide da pesquisa do seu site? Agora acho que você entendeu porque comecei o artigo citando aquele provérbio.

Veja este exemplo prático do funcionamento da pesquisa personalizada do Google (está no meio da página).

O Google disponibiliza os recursos de seu poderoso algorítimo para todo e qualquer desenvolver implantar em seu website. Adicionando essa ferramenta em seu projeto, você estará criando uma experiência de pesquisa que exibe os resultados mais relevantes a seus visitantes, melhorando também, a boa experiência do usuário para com o seu site.

Como implementar a ferramenta

Siga os passos e veja como adicionar a Pesquisa Personalizada do Google.

1. Acesse o endereço do Mecanismo, aqui.

2. Clique no botão grande azul: “Fazer login no Mecanismo de Pesquisa Personalizado“:

Entre com sua conta:

Pesquisa Personalizada do Google

3. Insira o endereço no campo “Sites a Pesquisar“, defina um idioma e clique em “CRIAR“:

4. Na próxima janela, clique no botão “Painel de Controle“:

5.  Nesse painel, é possível alterar as configurações de aparência, indexação etc.

Na aba “configurações básicas“, uma opção relevante é a Pesquisa de Imagens, importante estar marcada dependendo do tipo de site:

6. Na guia “Ganhe dinheiro“, caso você tenha uma conta no Google Adsense, você poderá marcar essa opção e ganhar dinheiro toda vez que um usuário clicar num anúncio que aparece junto aos resultados de pesquisa. É preciso que você esteja logado com a conta do Adsense para que a opção “Monetização do mecanismo de pesquisa” apareça.

7. Na guia “Administração“, você pode adicionar mais de um administrador, para que um outro usuário insira novos sites como resultados de pesquisa:

Na Indexação é muito útil para sites novos, permitindo que você mesmo envie seu site ao Google e facilite sua indexação.

8. Na sessão “Aparência”, escolha o tipo de janela ao qual serão apresentados os resultados. Minha recomendação é o estilo “Hospedado pelo Google” e selecionar “abrir Nova janela“:

9. Na guia “Temas“, são exibidos alguns temas pré-estilizados. Escolha um que melhor combine com seu template e clique em “Salvar“:

10. A guia “Personalizar” possibilita que o usuário faça alterações como: cores de borda, cor do botão etc:

11. Na guia “Miniatura“, marque a opção “LIGADO” para que os resultados sejam exibidos com imagens das páginas.

Adicionando uma Logo

A pesquisa personalizada permite que seja inserido uma logo do seu site, ao invés da logo do Google.

12. Para isso, clique a opção “Aparência“, depois na guia “Personalizar” e em “Logotipo“.

13. Agora insira a URL do logotipo, a URL do seu site e o tamanho que o logo deverá ser. Terminado, clique em Salvar.

14. Quando terminar de fazer todas as alterações, clique no botão “Configuração” e em seguida “Obter código“:

15. A última etapa é copiar esse código e colar na área HTML do seu site Wix, se você não sabe como fazer esse procedimento, leia o post sobre “Como adicionar códigos HTML“.

Recomendo escolher um local estratégico para inserir o seu campo de pesquisa.

A pesquisa personalizada do Google serve para qualquer tipo de site?

A princípio sim, porém, nem para todo tipo de site esse mecanismo do Google é interessante. Um site que é estritamente corporativo, onde o objetivo principal seja a divulgação/apresentação do negócio, ter uma pesquisa do Google pode ser desnecessário, por não ter muito conteúdo para ser pesquisado e também por não ser bem visto, levando em conta o design do site. As percepções de um internauta são muito sensíveis no mundo da internet e mínimos detalhes são inconscientemente levados em consideração.

Para ficar mais claro, vou exemplificar um site que eu não colocaria uma pesquisa personalizada e outro que o mecanismo de busca do Google se faz necessário, já que este último possui um pouco mais de conteúdo.

  • Site sem uma real necessidade de campo de pesquisa personalizado (corporativo).
  • Site em que a pesquisa personalizada cairia muito bem (+ conteúdo).

Conclusão

Mecanismo de pesquisa é um item fundamental em todo projeto de website, pois facilita a navegabilidade, fazendo com que o usuário encontre o que busca de uma maneira muito mais fácil.

A pesquisa personaliza apresenta uma aparência mais amigável e tem um desempenho muito bom quando mostra os resultados de busca.

Enquanto o Wix ainda não disponibiliza uma ferramenta genuína do próprio Editor, usar a Pesquisa Personalizada é uma saída extremamente eficaz, visto que a qualidade e poder de busca do Google é indiscutível. Mesmo não tendo um campo de pesquisa próprio do site, seu visitante irá valorizar o site, pois ele irá perceber que o mesmo se encontra completo e profissional.

É isso!

Havendo dúvidas, comente abaixo.

15 comentários em “Como Adicionar a Pesquisa Personalizada do Google”

  1. Olá,
    Segui os passos acima e adicionei o codigo na ferramenta HTML do wix. O mecanismo de busca apareceu normalmente no site online, porém quando fui testa-lo aconteceu um problema. Eu digito a busca e quando clico ou aperto enter para pesquisar o campo de busca desaparece e não acontece mais nada, ele permanece totalmente branco até que eu recarregue a página. Não funciona. O que pode estar acontecendo??
    Site: Completo Engenheiro.

    Responder
    • Olá Igor,
      Testei aqui e realmente não está funcionando, não sei o que pode ser, recomendo que refaça o procedimento para ver se resolve.
      Abraço.

      Responder
  2. Queria entender opor que do wix ate hoje nao ter feito a busca integrada. Interessante também você falar como criar um site wix e o seu não ser pelo
    wix.

    Responder
  3. ola eu queria colocar o Pesquisa personalizada do Google na opção duas paginas que é possivel pesquisar em qualquer pagina e ser redirecionado para a pagina onde ficarãos os resultados, mais tudo que tento para realizar isso nao deu certo.
    pss: quero deixar igual ao/parecido com o do site:ww.superanimes.com/

    Responder
  4. e ae Gabriel blz?
    uma dúvida, já tinha feito tudo isso q vc explicou na pesquisa personalizada do google, até refiz de novo, mas em meu site só consigo buscar os livros do harry potter e o resto aparace sem resultado.
    estou criando o site e só postei livros por q o resto vou começar a produzir, mas estava tentando fazer um mecanismo de busca interna e achei está do google uma bela sacada para termos tempo trabalhando e não cadastrando produtos em todos os lados.
    Entra em meu site e tenta pesquisar o titulo de qualquer outro q está ali, não dá certo…
    Vou t falar uma coisa tinha feito o cadastro em meu site dos livros do harry e fiz o mecanismo em seguida, só no outro dia q cadastrei o resto dos livros, pode ser q isso tenha a ver com o não resultado da pesquisa google? se assim for nunca poderei atualizar a página e o mecanismo de busca né?
    vlw…

    Responder
    • Olá Guinho,
      É necessário aguardar um período de tempo para que o Google faça a indexação de suas páginas, independente do dia que você fizer o mecanismo de pesquisa. Lembre-se de cadastrar seu site no Google Webmasters para saber se as páginas estão sendo indexadas.
      Abraço.

      Responder
  5. Olá, achei muito legal as explicações e consegui fazer, porem quando clico na busca que o google encontra, ela é direcionada pra página principal do site e não para o link especifico, porque?

    Responder
    • Olá Desirre,
      Me parece que seu site está com um problema ao qual eu desconheço. Pelo que notei, ele já pertenceu a outra plataforma (sistema em PHP), mas agora ele está no Wix. Fiz uma pesquisa, e percebi que o site Pérolas, criado no Wix, tem apenas 2 páginas indexadas no Google, todas as outras páginas estão indexadas no sistema antigo. Assim, quando alguém clica em qualquer dessas páginas, ela vai para a página inicial. Por exemplo, esta página está no sistema antigo (páginas em PHP), mas quando se clica nela, ela vai pra página inicial do site feito no Wix.
      O problema de tudo não é o sistema de pesquisas descrito no artigo, mas esse erro de indexação que está havendo com seu site. Acredito que com tempo isso se corrija automaticamente, mas não tenho certeza.
      Recomendo que entre em contato com o suporte do Wix para mais informações.
      Abraço.

      Responder
  6. Olá Gabriel!
    Fiz o passo a passo tudo beleza, só na hora de fazer a pesquisa o resultado da pesquisa não saiu como esperado, pesquisei informação do meu site e não tive nenhuma resposta direcionada para o meu site, mas sim para outros sites, o que pode estar errado? e vc pode me ajudar?

    Fico no aguardo, abraços!!!

    Responder
  7. Bom dia Gabriel.
    Primeiramente, acompanho seu site e quero dizer que está de parabéns pelo conteúdo disponibilizado.
    Esse é meu segundo site que faço pelo wix e agora preciso de uma ajuda. O site sevirá como um catálogo de peças, então uma busca personalizada é essencial.
    Já consigo encontrar o site pelo google, porém não consigo encontrar nenhum conteúdo interno dele, no caso as outras páginas e principalmente o portfólio do wix store. Na pesquisa personalizada eu não encontro nem o site, na pesquisa comum eu consigo encontrar a página inicial.
    Aguardo contato. Obrigado!!

    Responder
    • Olá Leônidas, bom dia.
      Somente a página inicial do seu site está indexada, veja aqui, só aparece 1 resultado. Levará um pouco de tempo para cada uma ser indexada, mas você pode enviar suas páginas para o Google através do FErramentas para Webmaster, onde há um tutorial de como fazer isso, aqui.
      Grande abraço!

      Responder
  8. Olá Gabriel Martins… Queria agradecer pela enorme força que tem dado em auxílio á manutenção de um site que cuido…

    mais queria saber e entender uma coisa…
    na guia que vc ensina ADICIONAR UMA BARRA DE PESQUISA NO SITE (NESTE LINK: https://www.criarsitewix.com/2847/dicas-wix/mecanismo-busca-adicione-caixa-pesquisa-site-wix/);

    um dos primeiros modelos é uma barra de pesquisa que faz a pesquisa e dá o resultado no mesmo site! Sem passar pelo google. O exemplo é o deste link: http://criarsitewix.wix.com/academiafuturo

    gostaria de saber como devo fazer, sendo que o fiz, mais ele passa pelo google… gostaria que ele fosse assim como o site da academia… mostrasse o resultado dentro do mesmo site.

    espero que tenha entendido rsrs e aguardo contato! Flw

    Responder

Deixe um comentário