TruContact: Formulário de Contato simples e em português

Uma ótima alternativa para formulário de contato está disponível no Wix App Market: o TruContact. Ele permite adicionar um formulário simples e eficaz.

Ele é simples por não ter tantos recursos e complexidade do 123ContactForm e por permitir que seus campos sejam alterados, o que torna sua interface em “português”, alteração esta que o formulário de contato padrão do Wix não permite.

O TruContact tem uma proposta de aplicação bem mais ampla do que um simples formulário, como por exemplo, o Gerenciamento de Clientes, Cadastro de Usuários, Geração de Faturas etc. Mas quero focar apenas em sua função básica de formulário de contato. Por ter um design amigável e acessível e cumprir o que promete (envio de contatos), é uma verdadeira mão na roda para os usuário Wix.

Clique para ver um exemplo.

Recomendo este app pra todos que já criaram, estão criando ou vão criar um site no Wix, pela facilidade de uso e por permitir personalizar os campos do formulário, deixando-o em português e melhorando profissionalmente o aspecto da sua página de contato.

Como adicionar o aplicativo

Com o Editor do Wix aberto, acesse o Wix App Market e selecione o aplicativo TruContact:

Formulario

Na janela que abrir clique no botão “Adicionar ao Site“. Um formulário será adicionado à página e agora precisaremos configurá-lo.

Para isso, clique sobre ele e escolha a opção “Configurações do App“:

Contatos

Criando uma conta no TruContact

No painel que abrir, o primeiro passo é inserir o email para receber os contatos enviados. Insira seu email e clique no botão “Create Account“:

email

Você receberá um email com os dados de acesso que serão email e uma senha fornecida pelo programa. Para acessar o painel do TruContact, clique no link “Click here to access our Dashboard”, na parte superior do painel.

Personalizando os campos do formulário

Nesta parte, é possível adicionar campos, personalizá-los, excluir…

Campos de Formulário

Para mudar a posição do campo, clique sobre ele e arraste-o até o local desejado.

Campo obrigatório

Caso queira deixar algum campo com preenchimento obrigatório, clique no ícone de configurações ao lado do texto. Na janela que abrir, marque a opção “This field is required”. É possível inserir uma mensagem para exibir toda vez que o campo não for devidamente preenchido. Para esses casos, recomendo digitar o *asterítico no campo que será de preenchimento obrigatório. Ex: Nome*, Email*

Nesta janela também é possível excluir o campo. Clique em Salve Changes para gravar as alterações:

formulário

A opção seguinte permite mudar o nome do botão “Submit“, assim como as cores e o alinhamento:

Formulario Wix

Mudando a aparência do formulário

Na opção “Fields Style“, podemos personalizar os estilos do formulário. Destaque para a opção Label Positioning, ele é responsável pela posição do nome do campo dentro do formulário: Nome acima, abaixo, lado direito, esquerdo ou embutido no campo.

Recomendo o Label Positioning configurado como “Inside” (embutido), pois foi o que apresentou melhor performance:

Formulario Wix

Mensagem de Sucesso

Na última opção de configuração, é possível inserir uma notificação caso o email estiver incorreto e também permite inserir uma mensagem de sucesso:

Email

Exemplo

Clique para ver exemplo de um formulário criado no TruContact

Imagens

Confira algumas imagens de exemplos de formulários de contato criados com o TruContact. Perceba que é possível aplicar vários estilos e moldá-lo conforme seu template.

Conclusão

A facilidade de uso do TruContact só pode trazer benefícios aos usuários do Wix. Sua interface amigável, tanto para o usuário, quanto para seus visitantes, proporciona uma experiência mais confortável, profissional e segura na página de contatos do site. Com tamanha simplicidade de configuração, não há dúvida que esta é uma das melhores opções de aplicativos para formulários de contato para sites Wix.

É isso!

Para saber como fazer Upgrade de um Aplicativo do Wix, clique aqui.

Se você gostou desse tutorial, compartilhe com seus amigos.

19 comentários em “TruContact: Formulário de Contato simples e em português”

  1. Olá, visitei seu site de renda extra, muito bom mesmo, estou pensando em entrar em seu negocio, tenho inclusive um programa a indicar para você, com ele você pode divulgar seu negocio e com certeza vai ganhar muito mais, o programa esta no site.

    Responder
  2. Teria, de alguma maneira, acessar os preenchimentos dos contatos pelo trucontact sem ser via email?

    Meu email deletou as msgs (que foram para spam) e agora preciso muito reacessar mas não tenho como pelo email, teria como fazer isto através do TruContact?

    Obrigada!!!

    Responder
    • Oi Yoná,
      Para ver seus contatos do TruContact, basta acessar seu painel, informando seu usuário (email) e senha no endereço.

      Caso não se lembre da senha, solicite uma nova clicando no link: “Forgot password? “.

      Porém, se você não souber qual o email usava na conta, não será mais possível recuperar os contatos que foram direcionados à ela.
      Espero ter ajudado,

      Abraço!

      Responder
  3. Olá Gabriel,
    Boa tarde

    Estou com um problema no meu site em relação ao formulário Trucontact, depois que atualizei algumas coisa no meu site pelo Wix ele aparece o seguinte erro no Mozilla “Ocorreu um erro durante uma conexão com apps.truspaces.com” e no Chrome ou IE “Oops Application Not Responding” e o mais estranho que quando abro pelo meu Iphone ele aparece normalmente…então gostaria de saber se já pegou ou até mesmo reparou esse tipo de erro no Trucontact.

    Abraço e obrigado desde já
    Diego Mota

    Responder
    • Olá Diego, Boa tarde,
      Sim. Eu já reparei este erro. Isso acontece em alguns aplicativos, quando o problema e no próprio servidor do aplicativo, não no Wix. Aparece mesmo essa mensagem: “Oops Application Not Responding”.
      Recomendo que aguardo um tempo para ver se voltará ao normal. Caso contrário, tente outra solução para formulário de contato, como o ContactForm ou JotForm, ambos com tutoriais aqui no blog.

      Espero ter ajudado,

      Um abraço!

      Responder
  4. Boa tarde, eu estou criando um site de anuncios eu gostaria de um formulario de contato q eu pudesse colocar em cada pagina para um email diferente ..e com opçoes em portugues .
    o trucontact so da apenas para registrar um email para todas as paginas.

    Responder
    • Tcheco, a diferença é quase imperceptível, caso a utilização do formulário seja principalmente para receber contatos de clientes por email. A versão Premium é para quem deseja de fato trabalhar com as ferramentas do TruContact, como: Gerenciar Faturamente da empresa, incluir logotipo no arquivo de faturamento etc.
      O TruContact é um app poderoso para aplicação corporativa, tanto que o valor da versão Premium é R$ 50/mês.

      Grande abraço!

      Responder
  5. Olá, seu site é muito bom!
    Ajuda muito quem está começando no Wix, obrigada.

    Minha pergunta é: Estou fazendo um site para um cliente, então ele é quem deverá receber os e-mails deste formulário, mas a princípio preciso inserir a minha conta de e-mail para conseguir testar o formulário. Depois de pronto, poderei alterar a conta do “TruContact”?

    Responder
    • Oi Tamara, obrigado pelo comentário.
      Então, quando você passar o site para o seu cliente, basta que ele insira o email para o onde irão os contatos. No painel do TruContac, ele irá clicar no botão “Change Email”, inserir o email dele e clicar no botão “Create Account”. Automaticamente o aplicativo enviará um email com o login e senha para o email dele, para que ele possa acessar Painel de Administração.

      OBS: Se for fazer este teste de troca de email, limpe o cache do navegador para não dar erros.

      Abraço!

      Responder
      • Olá!! Percibi que a Tamara estava com um certa dificuldade, algo parecido com o meu… Mas, eu estou mudando de template e gostaria de adicionar ao novo a mesma ferramente, uma vez feito isto, solicitam o e-mail, informo o que já está em uso e aparece uma informação de que este já está sendo usado. A questão é: como faço pra usar a mesma conta de e-mail no meu novo template? É possível? Existe algum truque? Ou eu vou ter que informar outro e-mail?

        Att
        Wanderson Mercês
        Dptº de Marketing

        Responder
        • Olá Wanderson,
          Fiz alguns testes aqui e consegui trocar o email normalmente, confesso que não sei te dizer o que pode estar ocorrendo. Para alterar o email para onde irão os contatos, basta clicar no botão “Change Email” e inserir seu email. Para acessar sua conta, clique no link “Click here to access our dashboard” e informe o email da conta e a senha que foi enviada para seu email.
          Lembrando que o formulário sempre que é inserido em uma nova página ou template, mesmo já tendo uma conta, terá que ser criado todo novamente.

          Abraço!

  6. Oi Marcelo,
    Obrigado pelo reconhecimento, bom poder ajudar.
    Então, para usar como blog, somente na opção feed do blog, através do aplicativo, confira este artigo. Mas ele apenas exibe o feed, é preciso que você já tenha um blog no blogger.

    Gostei do seu site, tá muito bom!

    Abraço!

    Responder
  7. Valeu pela dica, fazia tempo que procurava um site que me desse mais dicas do Wix, já fiz alguns sites wix e quero aprender mais, pois é uma renda extra.

    Uma curiosidade, dá para usar o wix como blo? tipo o seu site, pois não encontrei recursos de tag e atualizações de blog na pagina inicial para que o visitante clique e leia o texto completo. Se puder me mande algumas dicas.

    Att.

    Marcelo Quirino

    Responder

Deixe um comentário