Seo On Page – O que é e como fazer em poucos passos

Para que uma página seja bem classificada no Google, você deve dominar componentes importantes, como o SEO On Page. O nome pode parecer complicado para você, mas vamos esclarecê-lo logo abaixo.

Basicamente, o SEO On Page envolve a otimização da estrutura de uma página, de uma forma que a torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa como o Google, identificarem o conteúdo do seu site e o posicionar corretamente.

Quando se trata de SEO, alguns fatores são mais importantes do que outros. Neste post vamos discutir os fatores mais críticos e… também os pequenos ajustes que irão destacar a sua página da concorrência.

Esse processo é indicado para aqueles que acreditam que o conteúdo deve ser escrito tanto para o público-alvo do site, quanto para os mecanismos de pesquisa.

Por isso, afirmamos que é estrategicamente importante indicar uma palavra-chave específica para cada palavra-chave. Você não quer competir com você mesmo pelo posicionamento dos mecanismos de busca, não é mesmo?

Título da página

O título da página é o que aparece na guia de qualquer navegador da Web, não importa qual você esteja usando, o nome da página é a primeira coisa que deve ser destacada.

O ideal é que você tenha o título da página definido pela junção das suas palavras-chave. Para que você entenda melhor, usemos o título deste artigo que está lendo agora:

Seo On Page – o que é e como fazer em poucos passos

Observe que a palavra que estamos usando para posicionar é “SEO Onpage”, assim para que os algoritmos do Google (robôs que irão visitar e ler toda a sua página) possam identificar o conteúdo e indexá-la, a página precisa:

Seo On Page

  • Ter um título com no máximo 166 caracteres;
  • A palavra chave deverá aparecer no título, de preferência no início;
  • Evite palavras com acentos, exclamação, dois pontos (ap invés disso use um hífen – );
  • Seja específico no título, vá direto ao assunto.

Essa é uma prática simples e muito recomendada, se a sua palavra-chave principal é ‘SEO Onpage’, vá direto ao ponto, ex: Seo On Page – o que é e como fazer em poucos passos.

URL amigável é importante para o Seo On Page

Lembre-se que a URL deve ser limpa e de fácil compreensão, afinal de contas você quer tráfego e isso não será possível com a união de um título e URL confusas.

Uma regra simples é… sempre use a palavra chave como url, é mais fácil de ser indexada pelos bots e pelos seus visitantes. Ex: meusite.com.br/seo-on-page

Otimizando o conteúdo da página

Um bom conteúdo precisa ser completo, claro e fornecer soluções. Então seja convincente! Escreva para o seu público-alvo de maneira clara e inteligível.

Para otimizar uma Página, a palavra chave deve ser utilizada corretamente, na medida certa.

Os bots costumam dividir sua página em fatias e blocos de códigos, assim a palavra chave pode ser usada a cada 150 palavras. Para isso, em um conteúdo otimizado, a palavra chave sempre deve aparecer:

  • Uma vez no primeiro parágrafo;
  • Em pelo menos um subtítulo;
  • A cada 150 palavras.

O conteúdo atraente também é livre de erros, por isso, verifique sua ortografia e gramática. Lembre-se de formatar o conteúdo para facilitar a leitura com o uso de cabeçalhos e subtítulos.

Linkagem interna

Incorporar links em todas as suas páginas é imprescindível, mas é algo que é facilmente esquecido. Vocês ficariam surpresos com a quantidade de sites que não fazem referência à suas fontes.

Lembre-se que os links sempre são usados para enriquecer o seu conteúdo, portanto não os deixem de lado, ao longo do texto vá linkando suas palavras principais a outros artigos em seu site, especialmente aqueles com conteúdos semelhantes.

Imagens

Sempre use imagens, jamais as copie da internet, especialmente do Google imagens. Com a inteligência artificial, hoje as imagens ganharam muita importância, são um dos fatores mais importantes para um bom posicionamento na primeira página.

Existem sites com centenas de conteúdos e que nunca posicionam, justamente por usarem imagens copiadas e com direitos autorais. Infelizmente no brasil, não existe o costume da compra de tais imagens, e até mesmo profissionais de SEO costumam copiar imagens.

Lembre-se o conteúdo deve sempre ser original, e as imagens fazem parte do conteúdo. Verifique se suas palavras-chave estão no nome do arquivo da imagem, por exemplo, palavrachave.jpg.

Conclusão

O SEO Onpage é o primeiro passo para organizar e estruturar bem um site para que este possa ter chances reais de posicionar na primeira página do Google.

Este artigo foi escrito por um autor convidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Lumifish: aplicativo que exibe uma bonita Linha do Tempo no site

Fechar