Guia de Como Criar um Site Profissional

Nos últimos anos vem crescendo o número de empresas e profissionais que reconhecem a importância de ter um site. Diante desse cenário, no entanto, uma dúvida em particular chama a atenção: como criar um site profissional atualmente?

A pergunta é justificada pelo fato de que, hoje não basta apenas ter um endereço na web, é fundamental prezar também pelo profissionalismo. A resposta para essa questão, no entanto, não é exatamente simples.

Para entender como se dá a construção da presença digital por meio de um website, portanto, precisamos considerar que esse processo é feito por etapas. Na sequência falamos mais detalhadamente sobre isso.

A criação de um site

Quem pensa em criar um site profissional precisa ter em mente que todo detalhe é importante. Isso inclui desde o aspecto visual até o desempenho que o site vai apresentar quando acessado pelos usuários.

A boa notícia é que tudo isso pode ser facilmente gerenciado quando se escolhe uma boa plataforma de trabalho. Mas isso naturalmente não é tudo. Nos próximos tópicos falamos detalhadamente sobre cada etapa da criação.

A ferramenta

Quando falamos em ferramenta, nos referimos à plataforma escolhida para desenvolvimento do site. Nos últimos anos a tecnologia evoluiu bastante, por isso, hoje em dia ninguém precisa criar um site do zero escrevendo códigos como era obrigatório antigamente.

É fato que em alguns casos, em projetos muito específicos, o uso de programação para criação do zero ainda se faz necessária. Na maioria das vezes, no entanto, é possível utilizar plataformas que facilitam e adiantam boa parte do trabalho, um claro exemplo disso é o WordPress.

Trata-se de um CMS, ou seja, um sistema de gerenciamento de conteúdo online. O mais interessante dessa plataforma é que ela é Open Source, ou seja, é criada e mantida por uma comunidade de colaboradores, o que a torna gratuita.

Na prática, ao baixar o WordPress o criador do site tem em mãos todos os códigos de um site, pronto para ser hospedado na internet. Dessa forma, o trabalho do desenvolvedor é personalizar esse site de acordo com as suas necessidades.

Isso inclui definir os padrões da página, integrar plugins, desenhar o aspecto visual, customizar a aparência, definir hospedagem e muito mais. Esse processo naturalmente ainda é trabalhoso, mas sem dúvida alguma, mais simples que criar tudo do zero.

Agora, para quem busca mais facilidade, uma opção é recorrer a uma plataforma de criação online como o Wix, por exemplo. Vale destacar, porém, que existem alguns contras nessa opção, sendo que a principal é a falta de autonomia sobre o código fonte do site.

Na prática, isso significa ficar com o site engessado e limitado a usar apenas a mesma plataforma sempre, não tendo possibilidade de incrementar o projeto.

O design/template

Outro ponto fundamental na hora de criar o site é pensar no design do mesmo. Nesse momento é importante escolher bem o padrão de cores, de modo que seja condizente com a identidade visual da marca a qual o site representa.

Outro detalhe que merece atenção é a aplicação dos tons das letras em relação ao fundo da área de conteúdo. É importante que a escolha de tons seja feita levando em consideração a experiência do usuário.

A experiência do usuário

Esse ponto diz respeito à melhor maneira de exibir as informações no site pensando na boa experiência do usuário nas páginas. Isso significa que toda a aparência do site, bem como a disposição das ferramentas, devem ser aplicadas de modo que facilite a vida do visitante.

Na prática isso inclui inserir os menus, barra de pesquisa e links úteis em geral em um lugar de fácil visualização, por exemplo.

Logotipo

Um logotipo profissional pode dizer muito sobre um negócio, e em um site isso não é diferente. É importante que antes mesmo de pensar a criação da página, portanto, o desenvolvedor leve em consideração o logotipo que será utilizado.

Isso porque em alguns casos ele pode influenciar até mesmo a escolha do padrão de cores das páginas.

Qualidade das imagens

Assim como é importante um cuidado especial com o logo, é fundamental levar em consideração a qualidade das imagens que serão inseridas no site.

Criar um Site Profissional grátis

Além disso, porém, é preciso avaliar o tamanho da imagem, pois isso pode influenciar negativamente na velocidade e desempenho das páginas. Em outras palavras, portanto, o ideal é utilizar imagens leves e de boa qualidade.

Opções de contato

O objetivo de um site na maioria das vezes é apresentar ao visitante as informações relacionadas à empresa ou ao projeto. Diante disso, é fundamental disponibilizar as opções de contato para que o visitante possa se comunicar com a empresa ou responsável pelo projeto.

As opções mais comuns no caso de empresa, são telefone, número de whatsapp, formulário de contato e e-mail, por exemplo.

Chat de atendimento

Além de opções de contato, um diferencial interessante para quem busca ideias de como criar um site profissional é o chat de atendimento. Ele é fundamental especialmente para empresas que pretendem manter um contato próximo com potenciais clientes no ambiente online.

Isso porque traz maior dinamismo para a comunicação. Dessa forma os visitantes podem conversar de maneira instantânea com um atendente, que por sua vez, vai solucionar as dúvidas e eventualmente converter o visitante em cliente.

A hospedagem do site

Por último, mas não menos importante, temos aqui a hospedagem do site, que será fundamental para o desempenho do mesmo. Uma hospedagem ideal é aquela que oferece no mínimo 99% de uptime. Isso garante que o site estará online e acessível na maior parte do tempo.

Além disso, no entanto, é importante fazer um comparativo entre as melhores hospedagens do mercado. Nesse momento é preciso considerar o tamanho da hospedagem, o preço e naturalmente o suporte à tecnologia e plataforma utilizada na hora da criação do site.

Conclusão

Considerando o que foi dito, podemos dizer que a preocupação sobre como criar um site profissional é válida e importante. Para colocar tudo em prática, porém, é preciso disciplina e atenção aos detalhes, entendendo cada etapa e seu funcionamento.

Seguindo o que apresentamos aqui, portanto, é possível construir um site absolutamente profissional e que atinja seu objetivo.

1 comentário em “Guia de Como Criar um Site Profissional”

Deixe um comentário