Por que ter um site ainda é importante para sua empresa?

A internet mudou a maneira do mundo se comunicar, o que impactou de maneira muito positiva o mundo dos negócios. Diante disso, quem ainda tem dúvida sobre “por que ter um site é importante“, por exemplo, precisa antes de qualquer coisa se atentar para esse novo cenário.

Nesse momento é importante notar a mensagem que essa evolução tecnológica vem apresentando. A primeira delas diz respeito a uma mudança de paradigma em relação às próprias estratégias de marketing e publicidade.

Essa realidade se desenha a partir do surgimento e popularização do que conhecemos hoje como marketing digital. Trata-se de um conjunto de ações realizadas na internet no sentido de promover uma marca ou negócio, sejam eles digitais ou físicos.

Para entender a importância de um site para uma empresa, portanto, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

O marketing digital e o sucesso nos negócios

Conforme adiantamos inicialmente, o marketing digital é um conjunto de estratégias aplicadas na internet e que podem trazer impacto positivo para um negócio. Mas como isso funciona na prática?

De modo simples, podemos dizer que toda ação que visa publicidade ou posicionamento de marca/negócio na internet pode ser considerada como uma dessas estratégias.

Isso inclui desde a elaboração de um site ou um mero perfil em rede social até a criação de anúncios em uma plataforma de publicidade paga. Apesar disso, é fato que existem maneiras organizadas e, portanto, mais efetivas de conduzir esse modelo de divulgação.

Um claro exemplo disso é o Inbound Marketing, também chamado de marketing de conteúdo, que visa uma aproximação maior da marca com o seu público. Isso, porém, é assunto para outra ocasião.

O que é importante frisar aqui é que, criar um site profissional é o passo mais básico que uma empresa pode dar em relação ao marketing digital. E por que ela deveria se preocupar com isso?

É simples, a maioria das pessoas atualmente usa a internet como fonte de informação. Isso significa que, mesmo optando por comprar ou fazer negócio com uma empresa física, o cliente tende a recorrer à web.

O objetivo muitas vezes é se informar sobre quais são as melhores opções de empresas e produtos que atendem suas necessidades. Tendo um site, portanto, a empresa consegue se apresentar para esse consumidor, lhe oferecendo as informações que ele deseja.

Dessa forma, a marca consegue cativar a atenção de possíveis clientes, entregando-lhe aquilo que ele procura, fortalecendo assim o seu nome e reputação.

Maiores desculpas para não ter um site

Mesmo sabendo a resposta “por que ter um site é importante”, a verdade é que muitos empresários ainda hoje esbarram em algumas “desculpas” para adiar a criação. Para exemplificar isso, apresentamos a seguir algumas das mais comuns.

1 – Já tenho fanpage

Embora reticente a princípio, a empresa cria uma página no Facebook, consegue alguns poucos fãs para curtirem a página e acha que isso é tudo. Esse cenário é mais comum do que você imagina e é usado como desculpa para adiar a criação do site.

O fato, porém, é que uma fanpage em hipótese alguma pode ser comparada a um site. Apesar de ser extremamente importante, ela tem um papel diferente de uma página própria na internet, sem contar as limitações que possui.

A primeira delas, por exemplo, é que no caso da rede social a empresa jamais terá total autonomia sobre ela. Trata-se de um espaço que o Facebook “empresta” para as marcas desde que elas se sujeitem aos Termos de Uso da rede social.

Isso significa que, um mínimo deslize, seja pela falta de informação ou erro na interpretação dos termos, pode resultar na perda da página. Sem contar que também podem haver equívocos da parte da administração da rede social.

No fim das contas o fato é que, depender apenas de uma fanpage para ter sua marca na internet é um grande erro.

2 – Não sei criar site

Mesmo depois que a empresa atinge uma certa estabilidade, alguns empresários se sentem na obrigação de fazer tudo sozinhos. Isso não só resulta na perda de tempo, como também atrapalha o foco na administração do negócio.

A desculpa do “não sei criar site”, portanto, na verdade é mais um grande equívoco atualmente. Isso porque é não só possível como aconselhável terceirizar essa missão.

Isso porque uma agência ou profissional especializado em criar um site profissional sabe exatamente o que fazer para transformar o projeto em um sucesso. A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro, portanto, é contratando quem sabe o que está fazendo.

3 – É difícil manter um site

Outra desculpa clássica é a de que manter um site exige muito esforço. Novamente temos aqui a questão do “querer fazer tudo sozinho”. O detalhe é que dessa vez ela vem acompanhada de uma outra igualmente problemática: “novos gastos com colaboradores”.

A verdade, no entanto, é que ambas podem estar equivocadas. De um lado, hoje em dia também é possível terceirizar a produção de conteúdo com agências digitais ou freelancers especializados.

Do outro lado, não é preciso contratar novos colaboradores para fazer o atendimento no site. Isso porque atualmente existem soluções inteligentes que ajudam bastante nesse sentido, como é o caso, por exemplo, dos chatbots.

Por que ter um site é importante: As maiores vantagens

Agora que você já sabe as maiores desculpas, é hora de repassarmos aqui as vantagens e por que ter um site é importante.

1 – Um endereço próprio na internet

Diferente de um perfil em rede social, um site dá à empresa um endereço próprio na internet. Graças a isso, qualquer pessoa pode encontrar a marca com maior facilidade a partir de uma simples busca no Google, por exemplo.

2 – Maior reconhecimento da marca

A partir de um site próprio, a empresa pode apresentar seus valores e princípios de maneira mais formal e estruturada. Isso ajuda a melhorar a imagem da marca frente aos possíveis clientes.

3 – Maior credibilidade com os internautas

Por último, mas não menos importante, criar um site profissional também faz a empresa ganhar mais credibilidade com os internautas. Lembra do que falamos sobre a maioria das pessoas pesquisarem na internet antes de uma compra?

Pois bem, com um site a empresa consegue se posicionar estrategicamente nesse processo, aumentando a sua credibilidade.

Conclusão

Como você pôde ver, ter um site ainda é de fundamental importância para qualquer tipo de negócio.

Ele pode não só ajudar a marca ou empresa a alcançar maior visibilidade, mas também contribuir com a melhoria nas vendas e com o próprio posicionamento do projeto no mercado.

Deixe um comentário