Google Meu Negócio: passo a passo para ter sua empresa no mapa

É importante ver sua empresa aparecer nos resultados de pesquisas do Google, mas é fundamental que ela também apareça nos resultados de busca local.

Atualmente, o Google Meu Negócio é uma das melhores oportunidades gratuitas que donos de micro, pequeno ou médio negócio local têm para alcançar mais clientes online e futuros clientes reais.

Podemos dizer que essas buscas locais são uma espécie de “atalhos” para estar nas primeiras páginas do Google, pois os resultados quase sempre aparecem primeiro que os links orgânicos.

Mas o que é o Google Meu Negócio?

Trata-se de um canal de divulgação gratuito oferecido pelo Google para que pessoas que possuam um negócio local, ou seja, negócios que tenham lojas físicas (ou ao menos que façam atendimentos/entregas/consultas em sua própria residência) possam publicar anúncios e aparecer nos resultados de pesquisa local, isto é, pesquisas que retornam resultados dependendo da localização geográfica do usuário e do termo buscado.

Como acontecem essas buscas?

Há 3 maneiras diferentes em que uma empresa pode aparecer nos resultados de buscas locais:

1. O usuário pesquisa por um serviço local genericamente, sem especificar um lugar:

Nesse tipo de busca, o Google exibe estabelecimentos que estejam geograficamente próximos ao usuário.

2. O usuário define uma localização específica em sua pesquisa:

As pessoas geralmente fazem esse tipo de busca quando querem encontrar algum serviço em um determinado bairro que não seja o que elas morem.

3. Quando o usuário pesquisa pelo nome da empresa:

google meu negócio

Nessa busca, caso a empresa tenha cadastro no Google Meu Negócio, além do resultado principal, aparecem outras informações úteis sobre ela, como endereço completo, horário de funcionamento, comentários de clientes, etc.

Por que é tão importante ter sua empresa no Google Meu Negócio?

A máxima que diz que “quem não é visto, não é lembrado”, também vale para empresas.

Para ser encontrado por potenciais clientes, sua empresa precisa aparecer, se expor, ‘dar a cara a tapa’, e o Google Meu Negócio é uma excelente oportunidade de exposição, de estar disponível para quando esses clientes em potencial fizerem buscas relacionadas ao seu negócio o possam encontrar.

E isso justamente numa ocasião em que eles estejam bem próximos de concretizar uma compra ou contratar o serviço buscado.

Geralmente quando as pessoas fazem buscas locais é porque elas estão pré-dispostas em fechar o negócio ou, no mínimo, fazer um contato ou uma visita. Muitos até usam essa ferramenta do Google para traçar rotas até o local do estabelecimento.

Nesse momento de grande interesse por parte do cliente, tudo que a empresa precisa fazer é AJUDÁ-LO a encontrá-la.

Através do Google Meu Negócio ele faz isso inserindo o máximo de informações possível, como endereço completo, telefone de contato, horário de funcionamento, horário de pico de clientes, fotos internas e externas da loja, entre outros.

É também muito significativo a participação da empresa nas interações sociais dentro da ferramenta, como por exemplo, responder os comentários, até mesmo os negativos, pois assim a empresa dá sua versão sobre o ocorrido e ainda demonstra preocupação com o feedback de seus clientes, visando melhorar cada vez mais o serviço prestado.

Passo a passo para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio

Diante de tantas vantagens e benefícios oferecidos por essa incrível plataforma gratuita do Google, não há motivos para ficar de fora.

Confira este pequeno guia para cadastrar seu negócio no Google:

1. Acesse a página do Google Meu Negócio e clique no botão verde ‘Comece Agora‘.

Obs: você precisa estar logado no Google para poder ter acesso à ferramenta. Caso não possua uma conta no Google, clique aqui.

2. Em seguida, insira o nome de sua empresa:

3. Informe o endereço completo de seu estabelecimento e, caso você NÃO atenda clientes no local físico, mas costuma ir até eles, fazendo atendimento domiciliar (prestando serviços ou entregando encomendas), então deverá marcar a opção “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes“:

4. Agora defina a localização da empresa no mapa:

5. Agora você deve informar em que área sua empresa atua:

6. Você pode inserir um telefone de contato e um website. Esses campos são opcionais mas é altamente recomendável preenchê-lo.

7. Agora se iniciará o processo de confirmação da empresa. Clique em ‘Continuar‘:

8. Será exibido uma opção para envio de um cartão de confirmação pelos Correios. Clique em ‘Correio‘ e prossiga.

9. Por fim, você deve clicar no botão ‘Enviar cartão-postal‘:

Esse código leva em média 15 dias para chegar no endereço informado.

10. Assim que você tiver o código de confirmação em mãos, deverá acessar a página da empresa no Google, clicar no botão ‘Confirmar agora‘ e seguir os passos necessários:

Adicione informações enquanto não recebe o código

Caso tenha passado 15 dias e você ainda não tenha recebido o código pelos correios, deverá entrar em contato com o suporte do Google para saber o que houve.

Enquanto não recebe o código, você pode gerenciar sua página e personalizá-la com informações complementares, como descrição do negócio, horários de funcionamento, fotos da loja, dados de contato, entre outros.

Dedique o quanto puder para fazer uma página completa e com o máximo de informações possível, seus clientes em potencial irão agradecer.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Você já usa NOFOLLOW nos links?

Fechar