Devo escolher um template pronto ou um ‘em branco’ para editar?

A resposta para essa pergunta dependerá unicamente do seu nível de conhecimento em Web Design, isto é, do quanto você entende sobre criação de um site.

Se seu conhecimento for pouco ou nenhum, recomenda-se usar os templantes prontos. Caso possua um bom conhecimento em criação de páginas da internet, você saberá fazer a escolha certa, seja um template pronto ou ‘em branco’.

Aconselha-se o uso de templates prontos para aquelas pessoas sem nenhuma prática em criação de websites, pelo simples motivo que esses temas, como o próprio nome sugere, estão “prontos”, ou seja, eles foram criados por profissionais capacitados em Web Design, previamente selecionados pelo Wix.

Caso você não faça ideia do significado de termos como “tipografia”, “grid”, “layout”, “princípio de cores”, “gestalt”, “wireframe” e tantos outros elementos de design, pode ter certeza que as pessoas que criaram os templates do Wix sabem o que são essas coisas. Eles fazem um template como se estivessem criado um site real para aquela área específica (Fotografia, Música, Restaurante, Hospedagem, etc).

Como se deve usar os templates do Wix?

É importante entender que os temas prontos do Wix devem ser usados como BASE para a criação de um site e não como fim último. Não é recomendado pegar um template pronto, adicionar seus próprios textos e imagens, e publicar o site.

É provável que outras pessoas já tenham feito o mesmo e, devido a popularidade do Wix, seu site poderá ficar idêntico a vários outros por aí (principalmente se for um tema mais antigo).

O que se deve fazer é adicionar seu próprio conteúdo, mudar cores, alterar elementos de lugar, alterar formas (botões, caixas, etc), inserir um novo elemento (slide de imagens, animação) e por aí vai. E assim você pode ir trabalhando na personalização do template, fugindo do lugar-comum.

Deixe um comentário