Domínios com ou sem hífen: Qual usar?

Se você já tentou registrar um domínio mas descobriu que o mesmo já se encontrava registrado, saiba que ainda é possível fazer o registro com uma pequena variação, utilizando hifens.

O uso de hifens é uma prática muito comum na internet, há vários domínios populares e de sucesso que contém hifens.

Exemplo de domínio com hífen:

www.digital-photography-school.com

Como vimos, é perfeitamente natural usar domínios hifenizados na web.

Mas será que esta é uma prática recomendada? Quais seriam as consequências de usar domínio com hífens?

Para ajudar, vejamos abaixo algumas vantagens e desvantagens desse tipo de domínio:

Domínios com hifens: desvantagens

Vejamos primeiro as desvantagens:

  • São difíceis de soletrar

O boca a boca é uma das ferramentas de marketing mais eficientes que existem. A internet não fica de fora dessa estratégia, muitas pessoas acessam determinados sites depois de terem sido indicados por amigos, familiares ou conhecidos.

Partindo desse pressuposto, domínios com hifens acabam levando a pior, pois são nitidamente mais difíceis de soletrar. Nesse caso, ou a pessoa irá falar o domínio sem incluir os hifens (o que pode levar o ouvinte a acessar outro site) ou ele terá que falar cada hífen existente no domínio, o que, dependendo do número de hifens, se tornará algo quase impossível de entender.

  • Os internautas tendem a se esquecer de incluir o hífen

Complementando a informação anterior, a grande maioria dos  usuários que forem digitar o domínio diretamente no navegador depois de pegarem-no numa conversa, irão esquecer de incluir os traços.

Domínios com hifens: vantagens

Agora conheçamos as vantagens:

  • São mais fáceis de ser identificados

A leitura de domínios hifenizados é bem mais rápida e fácil, simples de se identificar. Entende-se rapidamente a mensagem transmitida.

Veja exemplo e compare qual das opções abaixo é mais legível:

www.estudiodesigndigital.com ou www.estudio-design-digital.com

  • Possibilidade de registrar domínios com variações 

Os domínios sem hifens são rapidamente engolidos pelo mercado, devido a alta procura por este tipo de registro.

Mas estes mesmos domínios podem ainda estar disponíveis se acrescentado um hífen a eles. Vale a pena tentar.

  • Mais legíveis para os motores de buscas 

Para quem deseja melhorar o ranqueamento de seu site/blog registrando um domínio com palavra-chave exata, o uso do hífen pode melhorar suas chances com os motores de buscas.

Isso se dá porque a utilização de hifens causa melhor separação das palavras e o entendimento correto das palavras chave, aumentando as chances de ter uma boa indexação.

Conclusão

O engenheiro do Google, Matt Cuts, garante que o Google não penaliza de forma alguma os dominios que contem hifens, trantando-os na mesma importãncia que domínios sem hífens.

Entretanto, ele alerta que o uso excessivo de hifens num mesmo domínio pode fazer com que os robôs do Google vejam como um site de spam. (ex: a-melhor-maneira-de-ganhar-dinheiro-facil-na-internet-resultado-comprovado.com).

Portanto, independente do domínio ser com hífen ou sem hífen, o que vai influenciar em seu sucesso é o conteúdo, a usabilidade, a experiência do usuário e as técnicas SEO que o mesmo receberá.

Deixe um comentário