Quanto cobrar por um Site? Saiba como Avaliar

Esse é um assunto polêmico e que sempre causa muita discussão entre os profissionais de criação de sites. Isso acontece porque não existe um valor universal para ser cobrado por um site, visto que isso depende muito da realidade do projeto.

Não pretendo estipular um valor fixo com este artigo, mas sim dar as diretrizes que se deve considerar quando o desenvolvedor for precificar seu trabalho.

Quanto cobrar por um Site?

Como disse, essas controvérsias sobre o quanto cobrar por um site ocorrem muito devido a não existência de uma tabela de preços, já que é impossível criar um tabela desse tipo, pois não há como determinar valores fixos para projetos tão distintos.

Criar um site de fotografia não é a mesma coisa que criar um site imobiliário, por exemplo. Tendo isso, o preço de cada trabalho desenvolvido deve ser calculado seguindo algumas premissas, dentre outras.

Você é profissional formado?

Por incrível que pareça, este deve ser o fator número 1 para definir os valores a serem cobrados. Afinal, você é formado na área de Web design ou Web master? Se sim, então você pode se basear no preço de mercado, ou seja, na média de preços que são cobrados pelos profissionais da área.

Afinal de contas, seu estudo, esforço, dedicação, sua qualificação, conhecimento e seu profissionalismo, devem ser levados em conta e incluídos no orçamento do projeto, uma vez que sua mão de obra é muito mais valiosa do que quem não é formado.

Quanto cobrar por um Site

Por exemplo: O custo do serviço de um técnico em informática, seja qual serviço for, ele será baseado numa tabela de preços desse mercado de informática. Já o valor cobrado pelo primo do vizinho do seu amigo, será calculado conforme condições informais, isto é, sem um método unificado para se determinar a despesa do mesmo serviço.

Dimensão do Site

Como foi citado anteriormente, o preço a se cobrar por um site vai sujeitar-se a vários fatores, dentre eles, a complexidade do projeto.

Voltando ao exemplo do profissional técnico em informática, digamos que ele pegue um serviço para fazer a formatação de um computador. Agora suponhamos que ele receba outro serviço onde o cliente não quer apenas a formatação, mas também a limpeza interna do gabinete e a troca do processador, já com a peça incluída.

Logicamente, o preço pelo segundo serviço, será mais caro, já que este exigiu um pouco mais do profissional, pois no primeiro serviço, ele apenas fez um trabalho mais leve, apenas operando via software e com 90% da atividade sendo automatizada. Já no segundo serviço, ele encontrou mais trabalho, pois teve de abrir o gabinete, fazer um serviço manual de limpeza, além de instalar uma nova peça no computador.

Acredito que você já tenha percebido onde quero chegar: a mão de obra e o esforço a mais que você irá fazer durante a criação de um site é que deverão ser contabilizados no custo total do serviço.

Como saber a dimensão do site

Para isso existe uma técnica indispensável no Web design, conhecida como briefing. Trata-se de um tipo de “diagnóstico”, de tudo aquilo que o cliente precisa e o que você é capaz de fazer, pois muitas vezes pode acontecer de o cliente pedir um recurso no qual você não saiba como desenvolver. Daí nota-se como é fundamental o briefing, pois é uma análise para saber o que o cliente quer e se você será capaz de criar.

De qualquer forma, o objetivo principal do briefing, é o lado do cliente. Você irá fazer uma coleta de dados para saber o que ele deseja e quais as características de todo o projeto, como:

  • Quais os principais objetivos do site?
  • Informar apenas?
  • Fazer vendas ( loja virtual)?
  • Precisa de recursos de Suporte?
  • Deseja ter atendimento online?
  • O site será publicado por tempo indeterminado ou será apenas temporário para uma promoção específica?
  • Deseja fazer algum tipo de coleta de dados dos visitantes do site? ( Cadastros, currículos etc).
  • Qual o ramo de atuação e quais seus principais concorrentes?
  • Qual seu tipo de público?
  • Quantas páginas deverão ter?
  • Etc…

Essas e várias outras questões fazem parte de um briefing. São nas respostas que você verá o quanto de trabalho terá e o que será exigido de seus conhecimento e mão de obra.  A partir daí, estipula-se um valor a ser cobrado.

Média de preços

Para que o leitor não fique com a sensação de “a ver navios”, repasso uma pesquisa feita pelo site DesigNerd, com o intuito de levantar dados sobre a média de preços que são cobrados para se criar um site ou outros serviços nessa área.

A média de preços ficou entre R$ 1.075 a R$ 1970, conforme a região que a pesquisa foi feita, baseados em sites criados em WordPress ou Joomla e em HTML.

Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

Deixe um comentário