Criação de Websites – Saiba como dar o primeiro Passo

Suponho que você esteja em busca de uma maneira de criar seu website e talvez em dúvida se contrata os serviços de uma Agência, profissional especializado ou cria o site por conta própria.

Essas são as questões que inevitavelmente surgem na cabeça de todo empreendedor que está tentando se inserir no marketing digital.

Mas antes de tomar qualquer decisão, é preciso saber qual deve ser o primeiro passo, para assim evitar problemas por falta de planejamento e pouco conhecimento técnico sobre a dinâmica do mercado de criação de Websites.

A primeira etapa para a Criação de Websites

Defina as necessidades do seu negócio. Essa tática se assemelha à venda de modelos de carros. Neste mercado, existem carros chamados “básicos” e outros denominados “completos”. Os básicos são os mais simples e, portanto, os mais baratos.

Os ditos “completos” são mais robustos, possuem vários acessórios que implementam o bom desempenho do veículo, como Direção hidráulica, freios ABS, Ar-condicionado, travas elétricas, Airbag, etc. Esse itens são importantes, mas não fundamentais, afinal, se fossem, não existiriam os carros básicos.

Da mesma maneira funciona a criação de websites, existem vários recursos de programação e design, os quais não são essenciais para o seu projeto. Não que seu site deveria ser uma coisa simplista e sem qualidade, mas há diversos “itens” que são dispensáveis para as necessidades do seu negócio.

Por exemplo: Um site em que um fotógrafo deseja divulgar e apresentar seus trabalhos e seus serviços, assim como, angariar novos orçamentos e clientes, não existe a obrigação de ter um sistema de login e senha, por exemplo, visto que esse é um sistema caro, mas que se tornaria inútil para o objetivo do site em questão.

Assim como você pode comprar um carro com itens de acessórios os quais nunca irá usar, também pode desenvolver um site com recursos que, para um primeiro momento, não são convenientes ao projeto. Daí a importância do planejamento.

Como levantar dados para a Criação do Website

Levante questões como: Qual será o objetivo do site? Pretendo realizar vendas de produtos ou quero apenas divulgar os serviços de minha empresa? Se for realizar vendas, terei que ter um sistema completo de eCommerce, com cadastro de produtos, inventário, login de clientes com senhas, área de clientes, cálculo de frete, gateway de pagamento e muitas outras coisas que compõem uma loja virtual.

No caso de ser uma página que servirá apenas para apresentação do negócio, de produtos e serviços, há outras questões, como: Haverá interação entre o usuário e a interface do site? Se sim, defina que interação será essa e busque saber se as opções de criação de websites que você tenha escolhido, serão capazes de suprir sua demanda.

Pretende ter animações? Algumas empresas e profissionais da área costumam cobrar mais caro para programar recursos com efeitos visuais no site. Deseja ter um formulário de orçamento? Defina como ele deverá ser e quais os campos que serão inseridos. Caso queira ter um sistema de atendimento online, esse custo deverá fazer parte do orçamento total do projeto.

Conteúdo

Outro ponto fundamental é saber como você irá distribuir o conteúdo do site. Consequentemente, irá estabelecer quantas páginas serão necessárias para organizar as informações do seu negócio.

Os textos devem ser formais e publicitários, falando de um modo profissional e buscando passar a imagem de uma empresa séria e responsável. “Séria” não no sentido de ranzinza, mas sim de uma empresa que leva a sério o seu cliente e trabalha com comprometimento e eficiência junto às necessidades dele. Portanto, é pertinente pensar no texto que será aplicado às páginas, principalmente à página inicial.

É relevante fazer uma seleção de imagens profissionais e de qualidade. O ideal é contratar um fotógrafo profissional para tirar fotos da empresa e assim criar imagens exclusivas. Você também poderá usar imagens profissionais de sites que trabalham com banco de dados desse tipo de imagem. A Fotolia é um exemplo disso.

Conclusão

O processo de criação de websites profissionais pode ser mais complicado do que se imagina, dependendo da forma como o empreendedor irá administrar essa etapa do seu negócio. Entrar nesse mercado “às cegas” é aumentar as chances de encontrar problemas à longo prazo.

Prevenir-se, pesquisando opções e alternativas, fazendo levantamento de dados internos e das necessidades da empresa, é sem dúvida o melhor remédio.

2 comentários em “Criação de Websites – Saiba como dar o primeiro Passo”

  1. Boa noite!

    Gostaria de saber se vocês conseguem me fornecer estrutura para criação de um site de negócios ao exemplo de (ww.habitissimo.com.br)?, neste site as pessoas procuram por profissionais do ramo de construção civil, elas acessam o site gratuitamente, se cadastram e solicitam o orçamento, do outro lado o profissional cadastrado paga uma pequena taxa a cada orçamento solicitado, o valor depende do tamanho do trabalho, depois que o profissional paga pelo orçamento, ele adquiri os dados do cliente para então entrar em contato para negociação, sou cadastrado e o próprio site do habitíssimo tem uma opção de localização, eu escolho em receber alertas de mensagens de clientes em um raio de 50 km, vocês podem entrar e ver como funciona o mecanismo deles e me diz se conseguirei criar um site neste perfil com vocês.

    Aguardo retorno o mais breve e parabéns pela estrutura do seu site, muito bem organizado.

    Responder
    • Olá Diogo, bom dia.

      Esse site habitíssimo foi feito por um programador ou agência. Sendo assim, o projeto foi trabalhado parte por parte. O Wix não é capaz de oferecer um sistema como esse.

      Responder

Deixe um comentário