O Wix é um construtor muito bom e em muitos aspectos supera muitas expectativas.

Contudo, é comum algumas pessoas se sentirem lesadas ou iludidas após contratar um plano pago do Wix e se arrependerem por este não atender suas necessidades ou ter limitações que ele anteriormente não tinha conhecimento.

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que o PLANO GRÁTIS do Wix tem exatamente essa função: fornecer ao usuário a oportunidade de TESTAR o Wix, seus recursos, funcionalidades, limitações e restrições e assim ele poder discernir se o Wix é ou não capaz de suprir as necessidades do seu negócio.

Ao menos era assim que deveria ser, mas infelizmente muitos usuários fazem a assinatura Premium sem nem experimentar direito a ferramenta, gerando esses desacordos.

Mas em vista destes mal-entendidos, sinto-me no dever de deixar 7 avisos aos leitores do meu blog, para esclarecer algumas questões e deixá-los melhor orientados.

Vamos lá:

1 – Você não poderá criar QUALQUER TIPO de site no Wix

Se você está pensando em criar um site de imobiliária, site de classificados, site de universidade, site de cursos online, entre outros, então o Wix não servirá para o seu projeto.

2 – O Wix não oferece sistema de login e cadastro

Se você pretende criar um projeto que seja fundamental ter um sistema para que as pessoas façam cadastro com nome de usuário e senha, para depois acessarem uma área restrita, então o Wix não servirá para o seu projeto.

3 – A loja virtual do Wix NÃO é uma ferramenta completa para ecommerce

O Wix ainda não oferece um sistema básico para o funcionamento “saudável” de uma loja online, como cadastro e login de clientes, para que eles acompanhem a compra. Cálculo de frete e integração com variadas formas de pagamento também ainda não estão disponíveis no Wix.

4 – Não há um sistema de buscas próprio

O Wix não tem uma ferramenta de busca própria dentro do site, mas uma que funciona apenas através do uso de aplicativos.

5 – Não há suporte com contato brasileiro

O suporte do Wix é baseado no atendimento online, através de fórum (ticket de suporte), e como o Wix é uma empresa internacional, eles não tem uma estrutura de atendimento própria para o mercado brasileiro.

Entretanto, o fórum de suporte costuma ser muito eficiente e ter um rápido atendimento.

6 – SEO em desenvolvimento

Apesar de ter melhorado bastante durante esses últimos anos, o SEO do Wix ainda tem algumas dificuldades perante o Google, principalmente quando o assunto é indexação, demorando um pouco mais a ser indexado.

7 – Você não poderá hospedar seu site em outro lugar

O Wix  tem hospedagem própria, sendo assim, não é possível baixar os arquivos do site e hospedá-lo em outro servidor na internet.

Para mais detalhes sobre os prós e contras do Wix, leia a matéria ‘O Wix é pra você?‘, onde mostro todos benefícios e limitações do Wix.

Att.

Gabriel Martins