Ainda vale a pena criar um site para Desktop?

Com essa explosão mobile, o comportamento das pessoas ao acessar a internet sofreu uma drástica mudança.

O que na década passada era apenas uma estimativa, hoje é um fato consumado: a frequência de uso geral da internet móvel ultrapassou o acesso da web via computadores.

Diante dessa realidade, será que deveríamos pensar em descartar os sites para desktop (computadores e tablets) já que supostamente eles estariam se tornando “obsoletos” ou então que deveríamos nos importar menos com essa versão do site?

Os especialistas e profissionais de webdesign em todo o mundo, através de estudos e gráficos, DISCORDAM completamente dessa hipótese, veja por que:

Computadores de mesa, notebooks e laptops em geral, oferecem um ambiente de trabalho totalmente diferente dos dispositivos móveis.

Na verdade, é uma conveniência de mercado haver a possibilidade de acessar a internet através de um computador, com suas telas grandes, mouses e teclados. O conforto, a usabilidade, praticidade e agilidade de resposta são incomparáveis para quem valoriza otimização e bom desempenho.

Os notebook foram a “grande ameaça” tecnológica para os computadores pessoais. Houve até quem achasse que os PCs estariam com os dias contados.

Porém, o tempo passou e os notebooks conquistaram um público-alvo, um nicho específico que apenas se afeiçoou a usar notebook no lugar de computares, fato este que não abalou o mercado de PCs.

Do mesmo modo, apesar de toda essa pressão mobile, os computadores de mesa provavelmente jamais irão desaparecer por completo. É claro que esse mercado será (e já está sendo) afetado pelo uso em massa da internet via celular, mas não a ponto de decretar o fim da “Era Desktop”.

Os desktops não entrarão em extinção porque, como dito acima, é uma necessidade de mercado, eles possuem particularidades que os aparelhos móveis não oferecem, assim como esses dispositivos mobile possuem vantagens e facilidade que um PC não tem.

Estudos mostram que um número crescente de pessoas estão usando o celular como única maneira de acessar a web.

Entretanto, como explicar o fato que as taxas de conversão em dispositivos móveis para sites de comércio eletrônico são muito mais baixas do que para estes mesmos tipos de sites na versão para desktop?

Definitivamente, um site que só tenha versão para dispositivos móveis, é um site criado pela metade.

Fontes: Smart Insights, Smashing Magazine

1 comentário em “Ainda vale a pena criar um site para Desktop?”

Deixe um comentário