Ainda vale a pena criar um site para Desktop?

Com essa explosão mobile, o comportamento das pessoas ao acessar a internet sofreu uma drástica mudança.

O que na década passada era apenas uma estimativa, hoje é um fato consumado: a frequência de uso geral da internet móvel ultrapassou o acesso da web via computadores.

Diante dessa realidade, será que deveríamos pensar em descartar os sites para desktop (computadores e tablets) já que supostamente eles estariam se tornando “obsoletos” ou então que deveríamos nos importar menos com essa versão do site?

Os especialistas e profissionais de webdesign em todo o mundo, através de estudos e gráficos, DISCORDAM completamente dessa hipótese, veja por que:

Computadores de mesa, notebooks e laptops em geral, oferecem um ambiente de trabalho totalmente diferente dos dispositivos móveis.

Na verdade, é uma conveniência de mercado haver a possibilidade de acessar a internet através de um computador, com suas telas grandes, mouses e teclados. O conforto, a usabilidade, praticidade e agilidade de resposta são incomparáveis para quem valoriza otimização e bom desempenho.

Os notebook foram a “grande ameaça” tecnológica para os computadores pessoais. Houve até quem achasse que os PCs estariam com os dias contados.

Porém, o tempo passou e os notebooks conquistaram um público-alvo, um nicho específico que apenas se afeiçoou a usar notebook no lugar de computares, fato este que não abalou o mercado de PCs.

Do mesmo modo, apesar de toda essa pressão mobile, os computadores de mesa provavelmente jamais irão desaparecer por completo. É claro que esse mercado será (e já está sendo) afetado pelo uso em massa da internet via celular, mas não a ponto de decretar o fim da “Era Desktop”.

Os desktops não entrarão em extinção porque, como dito acima, é uma necessidade de mercado, eles possuem particularidades que os aparelhos móveis não oferecem, assim como esses dispositivos mobile possuem vantagens e facilidade que um PC não tem.

Estudos mostram que um número crescente de pessoas estão usando o celular como única maneira de acessar a web.

Entretanto, como explicar o fato que as taxas de conversão em dispositivos móveis para sites de comércio eletrônico são muito mais baixas do que para estes mesmos tipos de sites na versão para desktop?

O gráfico compara a conversão de sites e-commerce em diferentes dispositivos. Ele mostra a taxa de produtos que foram adicionados ao carrinho de compras (barra verde escuro) e quantos desses produtos foram realmente comprados (barra verde claro).

Definitivamente, um site que só tenha versão para dispositivos móveis, é um site criado pela metade.

Fontes: Smart Insights, Smashing Magazine

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

1 comentário para “Ainda vale a pena criar um site para Desktop?”

  1. Por Dmitriy

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Confira estes 5 sites de Advocacia feitos no Wix

Fechar