Tawk.to: excelente Chat de Atendimento Online 100% Grátis

Um serviço de atendimento online torna um site mais sociável. A partir do momento que você permite um canal aberto e direto para comunicação instantânea com os clientes em potencial, aumenta e melhora e experiência do usuário.

E essa melhora não se limita apenas ao quesito ‘navegação do site’, mas também no processo de compra (ou contratação de um serviço) como um todo. A qualidade no atendimento agrega valor à uma marca, além de aumentar as conversões.

Tawk.to

O Tawk.to é um serviço de chat online totalmente Grátis e revolucionário, pois ele não possui grade de planos, é 100% grátis.

A ferramenta não cobra absolutamente nada por serviços que normalmente possuem custos adicionais em outras empresas que oferecem esse mesmo serviço.

Características

Confira a ampla demanda de recursos que, em outras ferramentas, estão presentes apenas em planos Premium, e que no Tawk.to são inteiramente grátis:

  • Personalização: 100% personalizável (cores, textos, tamanhos, imagens). Além disso, é possível traduzir o idioma da janela de conversação.
  • Histórico completo do chat: Todas as conversas são armazenadas por um período indeterminado, mas que você pode excluí-las a qualquer momento.
  • Mensagens automáticas (Triggers): configuração para exibir mensagens pré-definidas aos visitantes.
  • Respostas prontas (Shortcuts): economia de tempo enviando respostas prontas para perguntas mais frequentes.
  • Agentes múltiplos: adicione um número ilimitado de agentes.
  • Departamentos: crie diferentes departamentos para cada setor de sua empresa (atendimento, financeiro, comercial, vendas, etc).
  • Monitoramento: acompanhe seus visitantes em tempo real, saiba quantos são, quais páginas eles estão, sua localização, entre outros.

É realmente incrível! Todos esses ricos recursos custariam em média R$ 200,00 em um plano Premium de outras ferramentas.

E pra fechar com chave de ouro, ainda é possível usá-lo em sites feitos no Wix, fazendo integração por meio de um app HTML.

Como integrar ao Wix?

Acompanhe o tutorial e veja como fazer:

1. Entre no Tawk.to e faça seu cadastro. Insira seu nome, email e uma senha forte:

Obs1: agora você pode alterar o idioma do site para português. Basta ir no ícone da bandeira de países na parte superior e escolher ‘Português-Brasil’.

Selecione o idioma ‘Português (brasil)‘ e vá para ‘Próximo‘:

Obs2: um email de confirmação será enviado. Se não receber, confira sua pasta ‘lixo eletrônico’.

2. Após o cadastro, é a vez de inserir o site que terá o chat.

Informe o nome, a URL do mesmo e clique em ‘Próximo‘:

3. Na próxima janela, você pode inserir os membros da equipe de suporte. Faça isso e clique em ‘Próximo‘:

A seguir, é hora de pegar o código (você pode fazer isso mais tarde).

Painel administrativo

No seu painel administrativo você tem todo um relatório do que acontece no site em tempo real e também do histórico de visitas e conversas.

Código para adicionar chat ao Wix

4.  Para fazer a integração, dentro do seu painel, vá na lateral e selecione ‘Administrador‘:

5. Ao abrir, vá na guia ‘Channels‘.

6. Clique dentro do campo ‘Embed Code‘ e COPIE o código exibido:

7. COLE este código dentro de um app HTML no Wix.

Dentro do Wix, posicione o chat no cabeçalho ou no rodapé.

Personalização

8. Para mudar cores e tamanhos, ainda na guia ‘Channels‘, vá até ‘Aparência do widget’:

9. Em ‘Administração>Meu Site’, altere o que achar necessário e clique em ‘Salvar‘.

10. Em ‘Behavior‘, defina o comportamento do widget.

Atenção: para uma melhor performance, recomenda-se o uso de ‘Pop-up‘ em sites Wix.

Para isso, nesta tela, na barra superior, clique no último nível e escolha ‘Configurações do widget‘:

11. Na tela seguinte, na opção ‘No clique‘, escolha ‘Popout‘. Por fim, clique em ‘Salvar’:

12. Você pode definir se deseja exibir um formulário para preenchimento, antes de iniciar a conversa. Para isso, vá em ‘Conteúdo do aplicativo‘ (fazendo o mesmo caminho do passo item 10 acima):

13. Agora marque a opção ‘Form do prechat‘ e ative-o. Em seguida, escolha quais itens deseja exibir no formulário do pré-chat (ex. nome, email, telefone, etc):

Deverá ficar assim:

Criar Agentes e Departamentos

14. Para criar novos agentes (atendentes) e departamentos, vá em ‘Default’ e selecione ‘Membros de propriedade’:

15. Clique em ‘Convidar Membro‘:

16. Agora insira o email convidando uma pessoa para fazer parte da equipe de suporte do seu site:

Considerações

O serviço é totalmente grátis, o que é uma enorme vantagem, pois, como foi dito acima, muitas empresas oferecem esses serviços a preços que variam de médio a alto.

Esses foram os prós da ferramenta.

O contra é que, nos meus testes de funcionalidade, o Tawk.to desconectou-se sozinho do servidor, precisando atualizar toda a página (F5) para poder se reconectar. Numa outra hora, quando eu testava uma simulação de conversa, ele também caiu no meio do atendimento, mas reconectou sozinho.

Enfim, é uma ferramenta que promete, pois tem recursos profissionais e gratuitos, mas tem também seus problemas.

A dica é fazer sempre testes e, caso o serviço flua numa boa, continuar usando.

E é isso!

20 comentários em “Tawk.to: excelente Chat de Atendimento Online 100% Grátis”

  1. Bom dia eu tenho um aparelho oktopley só que os canais foram desativados e tem q atualizar ai so esse aplicativo online q eu entro q consigo conversa com alguem pra atualizar mais nao consigo entrar mais.vc poderia mim passar um link pra mim entrar em contato para eles atualizar.pir favor obg.

    Responder
  2. Boa noite!
    Uso o tawk.to em minha loja virtual e tenho uma dúvida. O chat está sempre online, como faço para definir um horário de atendimento para que o chat fique offline nos horários que não são disponibilizados para atendimento?
    Att.
    Tony Braga

    Responder
  3. Gabriel, boa tarde.
    Utilizo o Tawk to em atendimento de meu site e acho excelente, mas tenho uma dúvida.
    Ativei o Pre chat form, porém ele só é ativado se o cliente abre o chat, se após o tempo pré determinado o chat se abre sozinho ele não aparece como “obrigatório” esse preenchimento. Você sabe me orientar como fazer para que seja feito o preenchimento em qualquer uma das formas? (tanto se o cliente me chamar ou se passar o tempo para ser aberto o pop up)?

    Responder
    • Oi Maria, boa tarde.
      Esse recurso que você deseja para poder abrir o Pré chat form após o carregamento automático do Chat, ainda não existe no Tawk.to. É uma funcionalidade muito requisitada, mas sem previsão de lançamento.
      Abraço.

      Responder
      • Ok, muito obrigada pela sua resposta!
        Sigo seus posts e gosto muito da maneira como você expõe.
        Parabéns e obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento.

        Responder
  4. Olá boa tarde
    Tenho uma pequena dúvida: Teria a possibilidade de bloquear as conversas realizadas com os consumidores ?, ou seja, vamos imaginar que tenha 3 atendentes, e todos eles conseguem ter acesso a conversa um do outro, sendo assim conseguem ler o que foi escrito pelos colegas de trabalho e também pelos consumidores, a intenção seria filtrar ou criar um grupo que as conversas realizadas seriam direcionado a pasta mediante o nome do atendente. Tendo em vista que somente o atendente responsável por aquela conversa teria acesso a ela novamente !

    Obrigado pela atenção. Aguardo resposta

    Responder
    • Olá Jhonatan,
      Acredito que seja possível sim, mas não tenho certeza. Recomendo que faça testes na ferramenta para verificar se ela atende suas necessidades.
      Abraço.

      Responder
  5. Gabriel, bom dia. Tenho o Tawkto instalado em minha loja online funcionando SUPER bem, porém na loja versão mobile ele não está aparecendo. Como faço para que o chat apareça para meus clientes também na versão mobile? Meu site é responsivo para essa versão (MO).
    Muito obrigada pela sua ajuda
    Atenciosamente
    Maria Elisa

    Responder
  6. Gabriel, boa tarde.
    Estou usando a ferramenta do TAWK.TO e realmente tem sido ótima a expêriencia.
    Porém gostaria de iniciar o chat com a opção Pré Chat Form, mas no meu Dashboard, em Customize Widget essa opção não aparece. Você poderia me orientar onde está essa opção?
    Como faço para colocá-la?
    Aguardo seu comentário
    Atenciosamente

    Maria Elisa

    Responder
    • olá gabriel , va em conteúdo do aplicativo, la tem a opção pré chat, é a utlima opção, vc edita para quando estiver on off ativa e desativa td facinho de configurar la, va em pre chat , click em on e va no widgte do chat ao lado e edite suas informações espero ter ajudado abraço

      Responder
      • Olá Jeferson, eu configurei o chat pra pré-chat, agora ele pede o nome e tals, mas não coloca os clientes em fila de espera…Tipo, precisava que os clientes que entrassem, vissem uma mensagem tipo, você é o 4º na fila ou então, tempo estimado para atendimento de 2 minutos…mas o que aparece é sempre que o tempo é de 0 minutos e permite que o cliente já inicie a conversa de imediato…sabe como me ajudar?

        Obrigado!

        Responder
  7. Boa tarde!
    Estou usando o tawk.to e estou satisfeito com o serviço, da para convidar o visitante também só que no smartphone a mensagem é discreta já no computador ele abri o chat.
    Grato.

    Responder
  8. Boa noite,

    Por acaso você conseguiu convidar um visitante para o chat ao verificar que ele está visitando a sua página?? Utilizo o Livezilla e gosto demais dessa funcionalidade mas falta só isso para trocá-lo para o Tawk.to.
    Muitíssimo obrigado pela possível ajuda.
    Atenciosamente,

    Guilherme Augusto

    Responder
    • Olá Guilherme,
      É até possível mas o método de chamada é mais discreto do que no Livezilla, aparece apenas uma pequena notificação na janelinha do Chat escrito “1 nova mensagem”. O convite não é tão exposto como no Livezilla. Beleza? 😉
      Abraço.

      Responder

Deixe um comentário