Crie um site mobile e NÃO um site responsivo

Há uma pequena confusão no mundo do webdesign, onde algumas agências e profissionais liberais estão considerando ‘site mobile’ como sendo a mesma coisa que ‘site responsivo’, sendo que não é.

‘Site responsivo’ nada mais é que um layout flexível que automaticamente se encaixa em qualquer formato de tela, seja em diferentes resoluções de um PC, ou em aparelhos móveis, como celulares e tablets.

Num ‘site responsivo’, você pode pegar sua janela de navegação e minimizá-la em vários tamanhos, que o layout se ajustará para que o site fique sempre com o mesmo design, não desalinhando textos e objetos.

Já num ‘site mobile’, é criado um layout apropriado para dispositivos mobile, em que o site para desktop tem um design e o site para mobile tem outro, adaptado.

A criação do ‘site mobile’ também é diferente, em que alguns elementos não essenciais são removidos da versão mobile, ficando apenas com conteúdo que realmente interessa ao usuário mobile.

Porque preferir o ‘site mobile’?

No ‘site responsivo’, o conteúdo de um site para desktop (computador de mesa) é mantido. É como se todo o conteúdo feito para uma tela para PC fosse “exprimido” para caber numa tela de celular.

Mas a questão não se limita simplesmente ao design, pois há conteúdo que não funciona direito em aparelhos mobile, como por exemplo, telas pop-up, que podem até funcionar bem na versão desktop do site, já no site responsivo, apresentam-se desconfiguradas e com erros.

É certo que num ‘site responsivo’, os elementos se reorganizam para mostrar o conteúdo principal em primeiro lugar.

Entretanto, o “conteúdo dispensável”(ou seja, aquele que nenhum usuário mobile irá se importar, muito menos usar), também permanece presente no ‘site responsivo’.

Isso aumenta o tamanho da página, alongando-a ainda mais. Outro fato, é que o site pode ficar mais pesado para carregar, visto que ali há elementos que poderiam ter sido removidos.

Já na criação do ‘site mobile’, você pode definir qual conteúdo quer que apareça na versão móvel do site, eliminando assim o que for desnecessário e irrelevante para usuários mobile.

É preciso considerar que o perfil do usuário mobile é diferente do “usuário desktop” (o tradicional internauta). O usuário mobile é ainda mais exigente e “apressadinho” do que os internautas comuns, ele quer respostas rápidas, objetivas, busca praticidade e agilidade.

É necessário que estejamos atentos a esse novo perfil que cada vez mais vai se tornando o principal perfil no mundo digital.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

3 comentários para “Crie um site mobile e NÃO um site responsivo”

  1. Por Felipe

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  2. Por geraldo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
wix app market
Fazendo upgrade de um aplicativo do Wix App Market

Fechar