Como saber se uma imagem possui Direitos Autorais

Por incrível que pareça, a internet não é uma terra sem lei. Muito pelo contrário, existem leis, licenças e restrições bem definidas para o uso de material com propriedade intelectual.

E quando o assunto é ‘imagem’, todo cuidado é pouco. Várias empresas e até repartições públicas (como universidades), já receberam alguma ação processual pelo uso indevido de imagens protegidas por direitos autoriais.

As imagens são uma peça chave para uma boa comunicação em um site, sem elas, o conteúdo fica incompleto, sem graça.

Diante disso, muitas pessoas vão até o Google escolher imagens para ilustrar suas páginas e complementar seu conteúdo. Entretanto, a maioria dessas imagens tem direitos autorais, isto é, o autor da imagem pode não ter autorizado seu livre uso.

Google imagens

A resposta para a pergunta do título é que não há um jeito fácil de descobrir se uma imagem possui restrição de uso, pois para saber isso, você teria que encontrar o autor original da obra e assim perguntar-lhe se pode usar a imagem.

Se você vai usar o Google Imagens para buscar fotos e imagens para seu site, saiba que ele possui um filtro que limita a exibição de imagens que não contenham restrições de uso ou compartilhamentos. Para ativar esse recurso, siga os passos:

1. Na janela do Google Imagens, pesquisa por qualquer coisa, clique no ícone de engrenagem e escolha ‘Pesquisa avançada‘:

2. Na última opção da limitação de resultados, em ‘Direitos de uso‘, escolha ‘Sem restrições de uso ou compartilhamento‘:

3. Agora apenas clique no botão ‘Pesquisa avançada‘ para ver os novos resultados.

Obs: note que a qualidade dos resultados irá diminuir.

Conclusão

A boa notícia é que realmente é muito difícil uma ação ser movida pelo uso de imagens editoriais, ou seja, imagens que foram feitas para uso comercial (como objetos, paisagens, assuntos, lugares, etc). O problema é a publicação de imagens pessoais ou de propriedade de um profissional desse ramo, como fotógrafos e editores.

Sendo assim, nada de entrar num site desse tipo e sair pegando fotos, mesmo que estejam “irresistíveis”, o preço que se paga é muito alto.

Sempre tenha preferência por banco de imagens, pois eles possuem fotos profissionais e com direitos de uso.

Deixe um comentário