Analytics: Saiba ver quais os links mais clicados no seu site

O Google Analytics é a ferramenta que ganha disparado de qualquer outro sistema de monitoramento gratuito. Claro que existem várias outras ferramentas no mercado, cuja versão paga pode ser que tenha melhores recursos, mas como nunca testei outras, não posso afirmar.

O fato é que na “categoria” grátis, o Analytics é a melhor opção.

Não se trata aqui de um simples contador que mostre o número de vísitas diárias, mensais ou anuais.

O Analytics é mais que isso, ele acompanha todo o desempenho de um site, mostra de onde vieram as visitas, para onde elas foram, quanto tempo ficaram no site, que páginas elas acessaram, qual navegador estavam usando, que tipo de sistema operacional usavam ao acessarem o site, qual dispositivo, se desktop ou celular, etc.

Além destes, o Analytics também oferece uma excelente funcionalidade chamada de ‘Análise de cliques na Página’, que mostra como as visitas interagem com as paginas e quais os links que elas mais clicam.

Análise de Cliques

É muito útil, proveitoso e informativo saber o comportamento dos visitantes do site, já que assim você descobre se uma estratégia está dando certo e se seus clientes estão agindo conforme você planejou.

Por exemplo, aqui no Criar Site Wix, descobri que o link ‘Início’, que está no menu, é o mais clicado pelos visitantes, daí se vê como esse botão é importante dentro do menu, pois orienta a navegação e melhora a experiência do usuário.

Como monitorar cliques

Se você se interessou e gostaria de testar esse recurso do Analytics, veja como fazer:

1. Entre na sua conta do Google Analytics.

2. Clique sobre o seu site para abrir as estatísticas.

3. Clique para expandir a guia ‘Comportamento‘.

4. Escolha ‘Análise da Página‘.

5. Caso a análise não carregue, clique no botão ‘Carregar em visualização completa‘.

6. Uma nova aba será aberta com os dados dos cliques.

Essa tela também exibirá visualizações da página, tempo médio de permanência, taxa de rejeição, etc.

Para alterar o modo de visualização de cliques, selecione um diferente.

Conclusão

Apresentei aqui apenas a maneira básica de se usar essa ferramenta, pois é claro que para conseguir aproveitá-la melhor, seria necessário aprender mais sobre ela, estudar seus resultados e trabalhar as estatísticas apresentadas.

Mas os dados gerais de cliques mostrados pelo Analytics são bastante interessantes para saber sobre o comportamento do usuário dentro das páginas.

Deixe um comentário