Como saber se seu site é Mobile-Friendly

O Google está valorizando sites que sejam ‘mobile friendly‘ e reestruturando o rankeamento segundo esse novo critério. Agora o gigante das buscas está fazendo classificação diferenciada para sites que tenham uma versão para aparelhos móveis (celulares, tablet, etc) e que tenham bom desempenho em qualquer dispositivo mobile.

Aparelhos mobiles se tornaram a interface de navegação preferida da maioria das pessoas e já faz tempo que o Google deu indícios de que iria alterar seu algorítimo para que a experiência do usuário fosse satisfatória. As pessoas tem usado cada vez mais esses aparelhos para navegarem, não só em redes sociais e aplicativos de bate-papo, mas na Web como um todo.

E fica assim: o Google vai mostrar resultados de buscas específicos para quem estiver usando um aparelho móvel, exibindo um novo formato de marcação, a mobile-friendly, que irá mostrar ao usuário que aquele resultado é compatível com dispositivos móveis (celulares, tablets, smartphones).

Os links de resultados amigáveis serão assim:

Desse modo, toda vez que alguém fizer uma busca no Google através de algum aparelho móvel, os resultados de sites classificados de “sites amigáveis para celulares”, virão com a inscrição ‘mobile-friendly‘, assim como mostra a imagem acima.

Segundo o Google, uma página é elegível para o rótulo de mobile-friendly se cumprir os seguintes critérios:

  • Não conter elementos não comuns para dispositivos móveis, como o flash, por exemplo.
  • Possuir texto que pode ser lido sem necessidade de aumentar o zoom.
  • Tamanho do conteúdo que caiba na tela, sem que o usuário tenha que dar zoom ou deslocar o aparelho para horizontal.

Como saber se meu site é Mobile-Friendly?

Por causa dessa nova regra, o Google disponibilizou uma ferramenta de verificação para que o proprietário do site faça testes para saber se seu site está abrindo de forma amigável em dispositivos móveis e assim recebendo a característica de mobile-friendly.

Para fazer a análise, acesse o Mobile Friendly Test, digite a URL do seu site no campo ‘Enter a web page URL‘ e clique no botão azul ‘Analyse‘.

Resultados

Se o resultado por positivo, parabéns! Seu site passou no teste de 24 pontos técnicos considerados pelo Google para que um site seja mobile-friendly.

Você verá uma mensagem em inglês em cor verde e a pré-visualização de seu site em versão mobile:

Se o resultado for negativo, significa que o site não passou no teste e está, no momento, sendo considerado um site não-mobile-friendly.

Nesse caso, a ferramenta mostrará os motivos que classificaram negativamente o site e os passos para que isso seja resolvido (observe a imagem):

Para quem deseja manter seu site saudável no SEO e alcançar um bom posicionamento, tanto nas buscas no desktop, quanto em dispositivos mobile, esse é o momento de se atualizar.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
marketing
Marketing e Email Marketing: entenda estes Conceitos

Fechar