Use serviços de Armazenamento em Nuvem e evite aborrecimentos

Nesse último fim de semana tive que aprender uma lição na qual já deveria ter aprendido, sem precisar levar prejuízo.

Mas como brasileiro sempre deixa tudo pra última hora ou só se importa quando o pior acontece, acabei aprendendo da pior forma.

A história começa quando meu computador desliga e re-liga após uma queda de luz. Quando ele volta, antes de abrir o sistema, uma mensagem de ‘recuperação automática’ aparece na tela.

O problema era que essa mensagem já durava uma eternidade e não entrava no sistema, o que me fez reiniciar a máquina. O resultado foi que a mensagem aparecia novamente, mas durava por um curto tempo e no final, dizia que não era possível iniciar o Windows.

Tentei todas as alternativas de inicialização e recuperação, mas todas sem sucesso. Como tenho conhecimentos em informática, procurei outras formas de inicialização pelo Prompt de comando, na tentativa de reparar, corrigir e recuperar o Windows.

Por fim, depois de tantos insucessos, fiz o que eu não queria fazer: formatei meu computador.

Arquivos sumiram…

A tranquilidade de se formatar um disco em que já tenha um sistema que era usado, é que todos os arquivos, imagens, fotos, documentos, vídeos e músicas, ficam guardados numa pasta que recebe o nome de Windows.old.

Pois então, fiz a formatação e, após instalar drives e programas essenciais, acessei a pasta Windows.old para trazer meus arquivos para o novo sistema, foi assim que veio a surpresa desagradável: todas as pastas que ficavam dentro do nome de usuário (C:\users\Gabriel..), estavam VAZIAS.

Foi um baque, decepção total. Ainda tentei recuperá-los com esses programas de recuperação de dados, mas o disco estava corrompido mesmo, levando tudo que estava lá. Me senti como se uma enchente tivesse inundado minha casa e destruído tudo, me deixando apenas com a roupa do corpo.

Talvez pareça exagero, mas para quem tem o computador pessoal como ferramenta de trabalho, perder seus arquivos é um grande desprazer.

Com essa lição percebi que eu estava atrasado. O mundo mudou e a tecnologia avançou.

Para pessoas que usem o PC apenas como entretenimento, talvez isso não seja tão importante. Mas para profissionais ou empresas que precisam do computador para tocarem seus negócios, armazenar arquivos na nuvem é mais que uma precaução, é uma necessidade.

Serviços de Armazenamento Grátis

Os serviços de armazenamento em nuvem permitem que uma pessoa guarde seus arquivos, fotos, vídeos, documentos, etc, num servidor externo. A grosso modo, significa que você poderá usar um espaço no HD da empresa que oferece tal serviço.

Essa é uma solução válida e muito recomendada para fazer backup seguro de seus arquivos pessoais e comerciais (se houver).

Eu já enviei boa parte de meus arquivos para o Mega e o Google Drive, dois dos melhores serviços de armazenamento.

Veja essa pequenas lista dos maiores serviços disponíveis, ao lado de cada um está o espaço de armazenamento para uma conta gratuita:

Mas atenção…

Não ponha todos os seus ovos em uma única cesta. Não confie seus preciosos arquivos em apenas 1 serviço de armazenamento, isso pode ser fatal por vários motivos, dentre eles:

  • A empresa pode falir e desaparecer com seus arquivos.
  • Pode sofrer algum problema no servidor e retornar com os arquivos corrompidos.
  • Você pode esquecer a senha ou login de acesso e não conseguir recuperar.
  • Etc..

Recomenda-se o uso de ao menos 3 serviços diferentes, para garantir um backup mais seguro dos arquivos.

Vale lembrar que os arquivos enviados para esses serviços NÃO são compartilhados publicamente, a não ser que o usuário queira.

Conclusão

Sem sombra de dúvidas eu não teria tido tanto contratempo se tivesse armazenado meus arquivos e documentos em alguns desses serviços em nuvem existentes.

Para todos fica a dica, para mim, a lição. 😉

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
criar site gratuito
Como Criar um Site Gratuito na Internet

Fechar