Jimdo: Veja análise completa do Construtor

Jimdo é um construtor de sites que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Já possui interface em português, tanto do site de apresentação da ferramenta, quanto no editor propriamente dito.

Somado a isso, tem integração para que o pagamento de seus planos seja feito em moeda nacional, via boleto, PayU ou PagSeguro.

Isso é um grande avanço para qualquer empresa de criação de sites que deseje crescer no Brasil, pois existem muitos editores realmente bons, mas tem a interface em outro idioma e a forma de pagamento dos planos é apenas em moeda internacional.

Construtor de sites Jimdo

Mas o Jimdo é um construtor bem entusiasmado, o qual se tornou um dos principais criadores de sites em todo o mundo nesses últimos anos.

A equipe do Jimdo trabalha para garantir que o editor não fique complicado à medida que novos recursos são adicionados. Contudo, veremos sobre isso mais abaixo na conclusão.

Preços

O construtor oferece 3 planos: Gratuito, Pro e Business. Os preços são baseados nos contratos por ano, ou seja, não existe plano com pagamento mensal.

Os valores são de R$ 228,00/ano para o plano Pro, que suporta 1 domínio próprio, 1 conta de email, acesso a templates Pro, 5 Gb de armazenamento, loja virtual para até 15 produtos, etc.

No plano Business, o valor é de R$ 600,00/ano, com direito a 2 domínios, 20 contas de email, templates Business, suporte rápido, armazenamento ilimitado, otimização de sites, loja virtual com ilimitados produtos, etc.

Jimdo Review (análise)

Confira agora uma análise completa desse construtor, segundo alguns critérios:

Facilidade de Uso 

  • Convenhamos, este não é um ponto forte do Jimdo. Apesar de sua propaganda prometer que ele é “intuitivo e muito fácil de usar”, na prática, a realidade é outra. A interface ‘arrastar e soltar’ do construtor é um tanto desorganizada e muito limitada. Tudo precisa ser feito conforme os padrões pré-estabelecidos pelo editor. Não há liberdade de criação e design.

Templates 

  • Embora o Jimdo possua uma grande variedade de templates e Layouts, os mesmos deixam a desejar. Os layouts estão desatualizados, com estrutura que remete a sites antigos. Já os templates, receberam modernização em agosto deste ano. Contudo, ainda não oferecem um design sofisticado que realmente se destaque. Ainda há um módulo que permite a criação de um template exclusivo, próprio do usuário, mas é necessário entender de linguagens de programação.

Publicidade 

  • Livre de publicidade nos planos pagos. O plano grátis exibe um botão pequeno do Jimdo no rodapé.

Versão Mobile 

  • Suporta uma versão móvel do site, mas não é possível escolher temas.

Idiomas 

  • A interface suporta 9 idiomas e o editor suporta qualquer idioma. O Jimdo também permite criar um site multilíngue.

Conectar Domínio Próprio 

  • O plano Pro permite conectar 1 domínio ao site. Já o plano Business permite 2 domínios. Vale esclarecer que no plano Business, o usuário não ganha 2 sites, mas 2 domínios, fazendo com que o site possa ser acessado por qualquer um dos dois endereços. O plano gratuito não permite conectar domínios ao site.

Níveis de navegação 

  • Até 2 subníveis de navegação no Menu.

Widgets (implementar o site com recursos extras) 

  • Oferece um serviço de Apps. Porém, encontrei poucas opções,  a saber: Dropbox, Códigos QR, Google Analytics e Twitter. 

Monetização (fazer renda) 

  • Permite  usar programas de afiliados, usando banners ou o Google Adsense, por exemplo.

E-commerce 

  • Como exceção do frete (que não é pelos Correios), o e-commerce do Jimdo tem boa integração com o mercado nacional, oferecendo pagamento por Paypal, transferência, fatura, etc. E também trabalha com moeda nacional.

SEO 

  • As principais tag SEO são editáveis nos planos pagos. Jimdo também permite acesso ao cabeçalho Head do site, o que é bom para faze r otimização e adicionar recursos externos, como um sistema de chat online, por exemplo.

 Blog 

  • Apesar de ser um pouco complicado de configurar, o blog do editor Jimdo inclui todos os recursos necessários de um blog CMS padrão, com exceção da criação de categorias. Os comentários são feitos pelo Disqus.

Estatísticas de Visitas 

  • Oferece uma ferramenta própria de estatísticas para os planos pagos e também possui integração ao Google Analytics.

Favicon 

  • É possível adicionar um favicon em qualquer plano do construtor.

Formulário de Contato 

  • Os campos e as mensagens são todos customizáveis. Entretanto, a criação do formulário não é tão simples assim.

Proteção por senha 

  • Protege o site ou as páginas individuais. Dependendo do plano, é possível criar várias áreas protegidas por senha.

Email Marketing 

  • Não oferece nenhuma ferramenta de email marketing, mas é possível integrar algumas ferramentas externas, como o MailChimp, por exemplo.

  Código HTML 

  • Permite adicionar campos HTML.

Armazenamento (hospedagem) 

  • O plano gratuito permite até 500Mb. O Pro até 5Gb e o Business é ilimitado.

Suporte 

  • Email, Wiki e fóruns. Dependendo do plano escolhido, o suporte poderá ser mais rápido.

Jimdo Vs Wix

O Wix seguramente leva vantagem nessa comparação, ganhando de quase todos os critérios de avaliação. Os únicos pontos que deixam o Jimdo na dianteira são em relação à edição do cabeçalho Head e a URL dos sites, que aparecem limpas, sem códigos estranhos.

Os sites criados no Jimdo tem um desempenho melhor do que aqueles feitos no Wix, apresentando maior velocidade de abertura e carregamento.

Os usuários do Wix contam com a liberdade de criação, que possibilita fazer um site personalizado mais facilmente. Já no Jimdo, seus utilizadores precisam seguir a padronização que se encontra nos modelos.

Conclusão

Uma característica quase que exclusiva e ao mesmo tempo incômoda, é o fato do Jimdo não permitir a pré-visualização do site, fazendo com que sua edição tenha efeito imediato e em tempo real. Isso é potencialmente um problema ao construir um site, visto que muitas vezes os usuários desejam experimentar algum recurso, app ou ferramenta e usam a pré-visualização (ou demonstração) para ver como o resultado está ficando.

Porém, no Jimdo, qualquer alteração feita muda na hora para o visitante, mesmo que essa modificação não tenha sido completada, o que provavelmente deixará o site com cara de inacabado.

Enfim, fora esse contratempo, o Jimdo é um construtor que merece atenção e é uma alternativa interessante para se criar um site profissional.

Qualquer dúvida, comente.

Deixe um comentário