SMS Hero: capture números para campanhas de SMS Marketing

Quase 100% dos dispositivos móveis existentes no mercado possuem a função SMS ativada, isso faz com que várias empresas invistam pesadamente no marketing digital SMS para fazer campanhas a seus clientes, pois segundo levantamento do site Convince and Convert, mais de 90% das mensagens SMS são lidas dentro de 3 minutos.

Isso garante uma alta conversão desse canal de marketing e um alcance imediato, principalmente para comerciantes, quando se é usado da forma correta.

Campanhas de Marketing SMS podem ser feitas individualmente, quando a própria empresa assume essa tarefa, ou por meio de ferramentas e serviços online especializados nesse tipo de marketing. Um exemplo é o E-goi, que possui esse serviço de mobile marketing incluído nos planos e soluções que ele oferece.

SMS Hero

Pensando em explorar melhor esse mercado (ou iniciar sua empresa nesse tipo de marketing), o Wix disponibilizou um novo aplicativo no App Market, o SMS Hero.

Esse app permite que qualquer visitante receba um SMS após inserir seu número de celular. Esse SMS é enviado automaticamente pelo sistema da SMS Hero e seu conteúdo é totalmente personalizado.

O SMS Hero pode assumir basicamente 3 funções:

  • Texto livre: usado para quando o objetivo do aplicativo é tão somente capturar o número do celular do cliente para campanhas futuras em alguma ferramenta de marketing SMS.
  • Enviar o endereço da empresa/Loja por SMS: o usuário, ao deixar seu número de celular, recebe por SMS o endereço completo da empresa ou do estabelecimento comercial (loja).
  • Link para baixar o Aplicativo Mobile: o usuário recebe um SMS com um link para fazer download de um aplicativo para Android ou iOS.

Exemplo

Veja este rápido exemplo para uma das funções do SMS Hero, no caso, de capturar números para formar uma base de dados.

Como adicionar o App

Siga os passos abaixo.

1. Vá no “App Market >> Novo >> SMS Hero“.

2. Adicione o App e acesse as suas configurações.

3. Em ‘Account‘, insira um email para ativar sua conta e receber as notificações do SMS Hero:

4. Clique em ‘General’ e adicione um texto para ser exibido no cabeçalho do formulário.

Esse texto vai depender de qual o objetivo do aplicativo.

Nessa mesma seção, defina o Country Code para Brasil +55 e escreva uma imagem de confirmação de envio (ex. SMS enviado).

5. Em “Message & SMS Setup Options“, você deverá definir qual será o conteúdo da mensagem SMS.

Essa mensagem dependerá da função do aplicativo.

Obs: Clique no botão ‘Choose New Location’, insira o endereço e depois clique em ‘Set As Location‘.

Download do App:

Veja que o rótulo (texto) do botão de ação pode variar conforme a função que se dê ao formulário.

6. Por fim, na seção ‘Design‘, personalize a aparência do aplicativo.

Conclusão

É bom esclarecer que o SMS Hero não é uma ferramenta para envio de campanhas de SMS Marketing, ele apenas tem como finalidade principal capturar números de celulares para que se faça essas campanhas através de ferramentas e serviços especializados.

Para as 2 outras funções, endereço e download de aplicativo mobile, recomendo o uso somente se o site estiver realmente relacionado a essas 2 funções.

A versão gratuita do SMS Hero é extremamente limitada, servindo apenas para um teste rápido. O plano pago está custando R$ 10,00 mensais, o que vem a ser um valor baixo, caso você realmente vá estabelecer um objetivo concreto para o uso desse recurso.

É isso!

6 comentários em “SMS Hero: capture números para campanhas de SMS Marketing”

  1. Gabriel, boa noite !

    Como faço pra colocar pequenos ícones de validação da ideia do meu site ? Ex: quero que o internauta dê um positivo ou negativo pra ideia desenvolvida no meu site. E queria que esses botões funcionassem como contadores também. Seria como os botões de “like”, mas eu mudaria o design do botão.
    É possível ? Qual o App a usar ?

    Grato mais uma vez !

    Responder
  2. Olá Gabriel,

    Mais uma excelente dica.
    Minha dúvida é: Quantos números podem ser capturados na versão paga? Ou seja, quantas pessoas vão poder colocar seu numero para receber novidade e vão receber a resposta automática de que o número foi cadastrado. Pergunto isso pois tenho um cliente que trabalha com SMS MKT e essa seria uma ferramenta legal para ‘demonstrar’ a funcionalidade de um SMS, mas caso o cliente se cadastre e não receba o SMS pode ocorrer uma frustração.

    Obrigado

    Responder

Deixe um comentário