Confira 6 Checklists a fazer antes de criar um novo Site

É bem verdade que todo negócio hoje em dia precisa de um site. Mas, por incrível que pareça, ainda existem muitas pequenas empresas que relutam em empreender no ramo digital devido ao tempo ou custo que eles acreditam ser necessário.

Muitos micro-empresários veem a criação de um site como algo custoso, caro, trabalhoso e até desnecessário.

Para ajudá-lo a desmistificar esse conto, deixo abaixo uma lista de requisitos do que realmente é necessário para abrir um site na internet, fazendo isso de maneira a não desperdiçar tempo ou dinheiro.

Hospedagem

Escolher um local aonde o seu site ficará armazenado. Esse não precisa ser o primeiro passo, mas é um dos mais importantes. Por vezes, a hospedagem poderá ser aquilo que definirá o sucesso (ou fracasso) do site. Ela será responsável pela velocidade de carregamento, por manter o site no ar, acessível, etc.

Existem várias opções de hospedagem disponíveis na internet. Mas para lhe ajudar a decidir qual escolher entre esse emaranhado de ofertas, confira o artigo abaixo:

Obs: se você não entende nada sobre hospedagem de sites e contratou um webdesigner para desenvolver seu website, então é melhor deixar que ele escolha uma hospedagem da preferência dele, certamente a experiência conta muito nessas horas.

Nome de Domínio

Um site não funciona sem um nome de domínio. Este, por sua vez, é a identidade do site, seu RG no mundo virtual.

Especialistas afirmam que o melhor nome de domínio é aquele que contém o nome da empresa ou negócio na URL do site, assim: www.minhaempresa.com.br.

Contudo, essa tarefa pode ser complicada, caso você ainda não tenha registrado seu domínio, pois um nome de domínio só pode ser registrado uma vez, assim como cada pessoa possui um número de identidade único.

Esses dois artigos podem auxiliar nessa questão:

Desenvolvimento do Site

Esse é o “olho do furação” de todo esse processo. A forma de criar o site e a ferramenta usada no momento da criação, serão fundamentais para alcançar um resultado de qualidade e um desempenho otimizado.

Nessas horas, programas como o Wix são de grande ajuda, pois permitem que o próprio usuário vá criando o site aos poucos, se habituando com os recursos da ferramenta e possa personalizar o projeto da maneira que melhor lhe convier.

Para aprender a criar um site sozinho, veja nosso passo a passo.

Mesmo assim, se sua intenção é contratar um profissional especializado, não deixe que ele resolva tudo pra você. Da mesma forma que acontece quando solicitamos os serviços de um pedreiro, seja para reforma ou reparos, precisamos dizer a ele o que nós queremos que ele faça, também na criação do site, precisamos esclarecer ao web designer o que temos em mente para que ele possa desenvolver o projeto.

Divulgação

Quem não é visto, não é lembrado. Uma vez que o site está pronto, online e funcional, é necessário que ele tenha público para que sua existência faça algum sentido. A divulgação é mais importante que a criação do site em si.

A maneira mais eficiente e rápida de trazer visitas para um site novo é anunciá-lo nos links patrocinados do Google Adwords ou do Facebook Ads.

Em vista disso, o Wix dá ao usuário Premium, 2 cupons para anúncios no Adwords e no Facebook Ads, saiba mais.

Estatísticas

Após alcançar seu público e trazer visitas para o site, é hora de ver qual o comportamento que elas estão tendo em suas páginas e a melhor maneira de fazer isso é acompanhando as métricas do site pelo Google Analytics.

O Analytics fornece o mais eficaz sistema de estatísticas que existe na internet, e ainda é gratuito. Contudo, na ferramenta Wix essa função só pode ser configurada se a conta for Premium, mas temos outras opções de acompanhamento para quem não tem uma conta paga, veja:

Lembrando que o uso do Analytics é o mais recomendado.

Manutenção

Um site, mesmo institucional, que essencialmente será “parado”, precisa receber atualizações e alterações. Frequentemente é importante verificar se tudo está funcionando corretamente, se não existem erros e travamentos. Além de estar sempre trazendo novo conteúdo, seja texto ou imagens.

Isso é um fator determinante no custo total do site, pois se você contratar um profissional, ele irá cobrar por cada nova manutenção que fizer.

Já para sites que são criados pelos próprio donos, sai bem mais barato, visto que ele mesmo pode fazer essa correção de problemas e inserção de conteúdos novos ou solicitar para que alguém faça isso. Para ambos os casos, o custo é bastante reduzido.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

4 comentários para “Confira 6 Checklists a fazer antes de criar um novo Site”

  1. Por Gabriel

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  2. Por Luciano

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
site fotografia
7 incríveis sites de Fotografia criados no Wix

Fechar